F1: McLaren com mais para dar na segunda metade?
A McLaren tem estado muito competitiva e tem-se batido com a Red Bull, com algumas vozes a apontar a equipa britânica como a mais forte da atualidade.
A McLaren tem, nesta temporada, duas vitórias, duas poles, duas voltas mais rápidas, 12 pódios e 150 voltas na liderança. Desde a atualização no GP de Miami que a McLaren se transformou numa das equipas mais competitivas da grelha.
Atualmente, a competição é apertada entre a McLaren, a Mercedes e a Red Bull, com a Red Bull a enfrentar uma desvantagem no tempo de ATR (Restrições de Testes Aerodinâmicos) devido à sua vitória no Campeonato de Construtores de 2023. O ATR limita a quantidade de trabalho em túnel de vento e CFD que as equipas podem fazer, com as equipas com melhor desempenho a terem menos tempo para desenvolver novas peças.
Após o Grande Prémio da Bélgica de 2024, o diretor da equipa da McLaren, Andrea Stella, falou sobre a vantagem no que se refere ao ATR. Stella observou que a Red Bull já implementou mais desenvolvimentos na pista em comparação com a McLaren, apesar das restrições do ATR e que a McLaren vai implementar mais melhorias durante a segunda metade da época.
“Efetivamente, a Red Bull levou para a pista mais desenvolvimentos até agora, em termos de peças físicas, do que nós. Parece que estamos agora em condições de tirar partido de alguns destes desenvolvimentos que acumulámos no terreno e espero que, na segunda parte da época, tenhamos várias vezes algumas peças novas”.
“De certa forma, estou surpreendido por termos sido tão competitivos, tendo em conta que, a partir de Miami, não trouxemos para a pista muitas atualizações. Isso significa que a atualização de Miami foi obviamente importante. Há algumas atualizações que virão na segunda parte da época, sim”.
Stella mencionou que a McLaren tem abordado bem o desempenho com apoio aerodinâmico mais elevado, mas ainda precisa de melhorar a eficiência do seu carro em pistas de baixo apoio aerodinâmico, uma fraqueza conhecida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Isto deveria envergonhar a Ferrari. A promessa eterna. ETERNA, a mortuária preferida. Estranho como uma equipa secundária, consegue melhores desempenhos e resultados. Está na hora da equipa Ferrari ponderar usar componentes de outros fabricantes, talvez Mercedes. Como cliente esta Mclaren não se tem dado nafa mal. Veremos até quando. Com os japoneses foi aquela vergonha. Quem diria? Estão agora a dar cartas com motores Mercedes. Cliente. Não esqueçam. Depois, a dupla de pilotos é muito boa. Jovem e muito rápida. E tem lá um, acabado de chegar, mais parece um professor dos outros todos. Finalmente alguém para meter o Max… Ler mais »
Do ponto de vista do observador e não técnico, não me parece que a McL vá melhorar, penso que já deu o máximo e que o piloto principal, também já deu o máximo e se começarem a “inventar” correm o risco de ficar piores. Goste-se ou não o título está entregue ao Max, nos construtores, julgo que a Red Bull não tem qualquer hipótese e é uma questão de tempo até ser ultrapassada.
Faltam 10 corridas (250 pontos) e ele fez 50 pontos nas últimas 5 senão me engano.
Isso de estar entregue pode ser um desejo, agora estar não está, sobretudo se tivermos em conta a evolução da McLaren e da Mercedes.
Thor concordo!
O grande problema é mesmo esse, não é só a McLaren a ter melhores performance que a Red Bull, mas também a grande evolução da Mercedes. Que neste momento também está na luta pelas vitórias.
Então se a Red Bull foi a equipa que levou mais peças para o carro até ao momento e não é o melhor carro da atualidade então acho preocupante as próximas 10 corridas para a Red Bull.
Pois é o que penso.
As palavras do Stella em dizer que vai trazer mais atualizações para a segunda metade da época demonstra que a McLaren está forte em performance, equipa e existe um ótimo ambiente de confiança em toda a equipa. Por isso faz acreditar que pode ser possível lutar até ao fim para vencer os mundiais de pilotos ( mais difícil, mas… ) e construtores , este que está bem ao alcance da McLaren. Recordo-me no inicio da época o Stella também teve um discurso semelhante, de otimismo em relação a nova época, que acreditavam em vitórias e aconteceu. Mais neste momento um… Ler mais »