GP da Bélgica F1: George Russell desclassificado. Lewis Hamilton é o vencedor da corrida

Por a 28 Julho 2024 18:05

Golpe de Teatro em Spa-Francorchamps. George Russell, que cruzou a linha de meta em primeiro lugar, depois de uma soberba atuação, acaba de ser desclassificado do GP da Bélgica. O Mercedes do piloto britânico ficou abaixo do peso mínimo regulamentar, o que motivou a desclassificação.

As verificações pós-corrida revelaram que o seu carro pesava 798 kg, o mínimo exigido, mas depois de esvaziar 2,8 litros de combustível, pesava 796,5 kg, 1,5 kg abaixo do mínimo.

A primeira informação da FIA dizia o seguinte:

“Após a corrida, o carro número 63 [Russell] foi pesado e o seu peso era de 798,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo artigo 4.1 do TR. Depois disso, o combustível foi drenado do carro e foram retirados 2,8 litros de combustível. O carro não foi totalmente esvaziado de acordo com o procedimento de esvaziamento apresentado pela equipa nos seus documentos de legalidade, uma vez que o artigo 6.5.2 do TR é cumprido.

O carro foi pesado novamente nas balanças interior e exterior da FIA e o peso foi de 796,5 kg. A calibração das balanças interior e exterior foi confirmada e testemunhada pelo concorrente. Como este peso é 1,5 kg inferior ao peso mínimo exigido no artigo 4.1 do TR, que também tem de ser respeitado em todos os momentos da competição, remeto este assunto para os Comissários Desportivos para sua consideração.”

A desclassificação acaba de ser confirmada, com a última publicação da FIA:

Infração – Violação do artigo 4.1 do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA.

Decisão – O carro 63 é desclassificado da corrida. Todos os outros pilotos sobem na classificação.

Motivo – Os Comissários Desportivos ouviram o representante da equipa do Carro 63 (George Russell), o Delegado Técnico da FIA, o Diretor de monolugares da FIA e o Diretor Técnico de monolugares da FIA.

O carro 63 foi pesado na balança interior e exterior da FIA, tendo ambas as balanças apresentado o mesmo resultado de 796,5 kg. A calibragem de ambas as balanças foi confirmada e testemunhada pelo concorrente.

Durante a audiência, o representante da equipa confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos necessários foram executados corretamente. A equipa também reconheceu que não havia circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro genuíno da equipa.

Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 4.1 do Regulamento Técnico da FIA para a Fórmula 1 foi violado e que, por conseguinte, deve ser aplicada a sanção normal para uma infração deste tipo”.

Assim, é Lewis Hamilton que fica com a vitória no GP da Bélgica, a sua 105ª vitória, Oscar Piastri foi segundo e Charles Leclerc foi promovido ao terceiro lugar. Max Verstappen e Lando Norris completaram o top 5″.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
47 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 meses atrás

Lamento pelo Russel mas esta vitória é justamente vencida pelo Hamilton, porque foi o mais rápido.
Norris tem agora que provar mais…. Não chega! E já agora….
Coitadinho do Verstappen… afinal ele não é extraterrestre. Quando não tem carro fica atrás dos outros ou atira-se para cima da malta e faz comentários de menino birrento.

Cágado1
Reply to  Daniel Sousa
2 meses atrás

Não é só a rapidez que está em causa numa corrida de F1, é tb a inteligência. Russell foi o mais inteligente.
E porquê esses comentário ao Verstappen hoje, quando ele não fez rigorosamente nada de errado?

Last edited 2 meses atrás by Cágado1
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
2 meses atrás

As corridas de fórmula 1 também não se medem só pela inteligência. Medem-se pelo seu todo e o Hamilton foi melhor. Aquele 1.5kg teve influência mais que 3 décimos de segundo (entenda-se no total da corrida) ao longo de 44 voltas) e portanto o Hamilton é o justo vencedor. Em relação ao Max Verstappen, gostava de lhe perguntar porque me questionou do Verstappen e não do Norris, dado que também falei dele. Já para não falar que a sua pergunta é provocatória, porque não gostou que falasse do Verstappen. Mas eu respondo-lhe: falei no Verstappen devido a muitos muitos fatores… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
2 meses atrás

Daniel, tenho de dar razão ao nosso colega por um único motivo: o seu comentário sobre Verstappen e Norris está deslocado aqui. Seria mais lógico tê-lo feito no artigo sobre a corrida.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 meses atrás

Agradeço imenso o seu pensamento lógico e a sua, acredito, sugestão com as melhores intenções. Mas de facto eu também sei pensar de forma lógica e respondi neste post propositadamente porque me fez mais sentido.
O post de final de corrida passou ser este, dado que o anterior era ainda provisório.
Mas muito obrigado pela sua atenciosa atenção, passe a redundância.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Daniel Sousa
2 meses atrás

Um hater é sempre um hater, pode ser de cores diferentes, mas quando a espuma vem à boca mesmo sem motivo.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  F1 FOR FUN
2 meses atrás

Serei sempre um hater de comportamentos antidesportivos e as vezes passíveis de queixas crime.
Agora se querem apoiar gente sem ética, que abusam psicologicamente, e até fisicamente, pode estar à vontade. Eu não apoio esses comportamentos em lado nenhum na minha vida, e repito, para mim era 0 pontos em 2021, 2022 e 2023.

Cágado1
Reply to  Daniel Sousa
2 meses atrás

Ora respondendo (e já agora pondo um nota sobre o meu posicionamento pessoal sobre os visados, como puseste): Não nego a justiça da vitória do Hamilton, salvo raras excepções todas as vitórias são justas. Se o carro do Russell estava abaixo do peso, foi desclassificado, ponto tinal. Não me venham é com essa teoria dos 1,5Kg a menos vezes 44 voltas. Quanto muito foram algumas gramas a menos vezes as voltas que ele fez a mais com os o 2º jodo de pneus, o que tem um significado marginal. Reagi ao teu comentário, já que disseste que o Hamilton foi… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
2 meses atrás

Esclarecido, com uma nota. O meu comentário ao Verstappen foi no sentido de reforçar o que considero um facto de que é tão bom quanto vários outros. Não tendo carro, não ganha. Não há cá super heróis. Além disso, esse senhor nunca seria um super herói mesmo que ganhasse sem ter um carro vencedor, porque é um agressor em pista. Volto a frisar, para mim, devia ser punido fortemente por cada atitude a la Hungria. Já são demais. Em 2021 fez todo o ano isso, ganhou um campeonato à conta da intimidação, e toda a gente andou a bater palmas.… Ler mais »

garantia4
garantia4
2 meses atrás

Um fim cruel para o Russell, mas uma sanção justa e adequada, sem apelo (da MB). As condições ja não eram as mesmas dos TL2 pois a temperatura a pista estava acima 10 graus o que evitou o graining, um excelente set up apesar da Qualificação à chuva , parabéns à equipa de engenheiros, e houve inteligência na opção de 1 só paragem ( por exemplo, o Max devia ter feito o mesmo, mas não o fez). Mas, não brinquemos dizendo que o piloto foi um génio, ele só o fez porque pouco ou nada perderia, com 2 paragens lutaria… Ler mais »

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 meses atrás

O problema foi que não acautelaram a não acumulação de borracha dos berlindes na volta de retorno, que não aconteceu na Bélgica.

canam
canam
2 meses atrás

Situação incrivel, que revela no minimo um amadorismo impressionante da equipa. Não me lembro de nada igual no passado.O Hamilton com mais uma vitória caída do cêu !
Agora se o Max tivesse saído da pole acredito que ganharia.A penalização condicionou tudo…para mais com a corrida em seco.

Last edited 2 meses atrás by Canam
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado