GP da Bélgica F1: As possíveis estratégias de corrida

Por a 28 Julho 2024 10:23

As equipas gostam de olhar para as referências do ano anterior para extrapolar o comportamento dos pneus, essencial para a escolha da estratégia. No entanto, a pista de Spa foi reasfaltada o que aumentou a aderência e a velocidade dos carros, mas também causou mais granulação dos pneus. Assim, os pneus duros, que no ano passado não era opção, transformou-se numa escolha mais indicada este ano.

O diretor de desportos motorizados da Pirelli, Mario Isola, sugere que a estratégia mais rápida implica duas paragens com médio>duro>duro, com paragens ideais entre as voltas 10-15 e 25-30. O undercut será poderoso, e os pneus melhores podem tirar proveito do DRS para ultrapassagens.

Apenas Sergio Pérez e Fernando Alonso entre os 10 primeiros têm apenas um jogo de pneus duros, o que faz com que médio>duro>médio seja quase tão rápido para eles, com paragens entre as voltas 10-15 e 28-33.

Uma estratégia de uma paragem (médio>duro) é possível, (mas pouco provável) com uma paragem entre as voltas 16-22, mas é menos favorável devido à facilidade de ultrapassagem de Spa e à necessidade de gerir os pneus.

São viáveis várias combinações de duas paragens. Suave>médio>médio envolve paragens entre as voltas 7-12 e 23-28, mas a resistência do pneu macio é limitada, oferecendo um aumento de velocidade inicial sem grande extensão do stint. As simulações da Pirelli indicam que todas as combinações são viáveis, sem diferença significativa no desempenho.

Quanto à meteorologia, que ontem deu dores de cabeça, hoje promete um dia mais calmo, com pista seca, o que poderá jogar a favor das equipas que mostraram bom andamento na sexta. A McLaren, por exemplo, preferiu perder na qualificação e manter a afinação que funcionou bem em seco. Assim, o cenário para hoje poderá ser diferente, face ao que vimos ontem na ordem de forças na grelha.

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado