GP da Bélgica F1: Max Verstappen faz a pole, Charles Leclerc em segundo

Por a 27 Julho 2024 16:08

Max Verstappen foi imbatível na qualificação do GP da Bélgica. O piloto da Red Bull foi constantemente o mais rápido e conseguiu o melhor registo na Q3 (1:53.159). Charles Leclerc foi o segundo mais rápido, uma surpresa, e com isso ficou com a pole para amanhã, dada a penalização de Verstappen (10 lugares por troca de elementos do motor). Sergio Pérez conseguiu um terceiro lugar, o que são boas notícias para o mexicano, que estava pressionado pela equipa. Lewis Hamilton foi o quarto mais rápido, à frente dos dois McLaren, a desilusão do dia.

Se na Q1 tivemos um duelo Verstappen vs Piastri pelo primeiro lugar, a Q2 e a Q3 mostraram claramente a vantagem do campeão neerlandês neste tipo de condições. A chuva que caiu antes da qualificação e a que foi caindo durante a Q2 e a Q3 obrigaram sempre ao uso dos pneus intermédios. A Red Bull acabou por ser a mais forte, mas amanhã espera-se uma corrida com tempo seco o que pode mudar o cenário.

Q1

Se ontem as equipas tiveram direito a pista seca e condições ótimas para os dois primeiros treinos, sábado trouxe chuva, muita chuva, durante a manhã e o início da tarde. Mas à hora do arranque da Q1 da qualificação para o GP da Bélgica, a chuva parou e a pista começou a secar a um bom ritmo, apesar das nuvens carregadas que ainda pairavam sobre o traçado de Spa-Francorchamps.

Com a temperatura da pista nos 22 °C, 18 °C no ar e com 80% de probabilidade de chuva durante a qualificação, os pilotos iniciaram logo os trabalhos (todos com pneus intermédios), assim que a direção de corrida deu autorização aos carros para entrar em pista, com a chuva a ameaçar cair ainda nesta Q1. As primeiras voltas seriam fundamentais para garantir uma vaga na Q2.

Lando Norris colocou o primeiro tempo na tabela, no segundo 58, mas Hulkenberg e Piastri trataram de fazer melhor, com Piastri a entrar no segundo 57. Mas Max Verstappen fez melhor que o australiano, colocando-se na primeira posição, com quase um segundo de vantagem para o #81 da McLaren. Chegamos a meio da sessão e o top 10 era o seguinte:

  1. Verstappen, Red Bull 
  2. Gasly, Alpine
  3. Piastri, McLaren
  4. Norris, McLaren
  5. Ocon, Alpine
  6. Hamilton, Mercedes
  7. Sainz, Ferrari
  8. Leclerc, Ferrari
  9. Russell, Mercedes
  10. Perez, Red Bull

Mas com a evolução constante da pista, os tempos iam caindo a bom ritmo. Nesta fase, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant, Zhou Guanyu e Lance Stroll estava na zona de eliminação. Ricciardo saltou dessa zona para o segundo lugar, numa excelente volta.

As condições estavam cada vez mais difíceis, com partes da pista já seca, o que danificava sobremaneira os pneus intermédios. Piastri regressou ao topo da tabela, mas foi por pouco tempo, pois Verstappen entrou no segundo 54 e voltou a colocar-se na primeira posição. Piastri voltou a “roubar” o lugar a Verstappen, num duelo que animou a sessão, que terminou com o australiano no topo da tabela, numa sessão em que a chuva acabou por não aparecer, apesar da previsão.

Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant e Zhou Guanyu ficaram na zona de eliminação no final da sessão.

O top 10 final foi o seguinte:

  1. Piastri, McLaren
  2. Gasly, Alpine
  3. Verstappen, Red Bull
  4. Perez, Red Bull
  5. Sainz, Ferrari
  6. Leclerc, Ferrari
  7. Russsell, Mercedes
  8. Ocon, Alpine
  9. Ricciardo, RB
  10. Alonso, Aston Martin

Q2

A Q2 começou com o mesmo ritmo que a Q1 terminou, com a ameaça de chuva a manter-se. Fazer os melhores tempos nos primeiros minutos seria crucial para garantir a Q3. A pista continuava com algumas zonas já prontas para pneus slicks, mas outras zonas estavam algo húmidas, o que dificultava a escolha das equipas. Mas, tal como na Q1, os pneus intermédios foram os escolhidos para as primeiras voltas.

Alex Albon estava na liderança da tabela de tempos, quando Lando Norris tratou de aparecer e colocar-se no primeiro lugar, depois de uma Q1 algo discreta. Max Verstappen superou o registo do britânico e entrou no segundo 53 pela primeira vez na qualificação.

Os pneus marcados a verde sofriam cada vez mais com as zonas secas da pista, mas a chuva parecia querer reaparecer quando faltavam seis minutos para o fim da sessão. Nesta fase, George Russell, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Valtteri Bottas e Lance Stroll estavam na zona de eliminação. Com a chuva a aumentar de intensidade, estes cinco pilotos estavam cada vez mais pressionados.

Max Verstappen voltou a melhorar o seu registo e pouco depois, Russell entrou no top 5, com os Ferrari ainda na zona de eliminação. Leclerc também saltou da zona de eliminação, tal como o seu colega de equipa, o que deixava Pérez perto da zona de eliminação. Também o mexicano afastou-se dos últimos cinco lugares. Eram os Mercedes que entravam na zona de eliminação, mas ambos conseguiram escapar à eliminação.

No final da sessão, ficavam eliminados, Alex Albon, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Lance Stroll. Pérez ficou em décimo e a diferença para Albon foi de apenas 0,003 seg. Com o melhor tempo (1:53.515) ficou Max Verstappen. Seguiram-se Hamilton, Russell, Sainz, Piastri, Leclerc, Alonso, Norris, Ocon e Pérez.

Q3

Os dez pilotos que chegaram à Q3 foram de imediato para a pista. A meteorologia não melhorava e os pneus intermédios continuavam a ser a opção para todos os carros em pista.

Hamilton foi o primeiro a assinar um tempo, começando no segundo 54, quando já se tinha rodado no segundo 53. Piastri não conseguiu fazer melhor que Hamilton. Russell estava em terceiro e Norris em quarto. Max Verstappen colocou o seu Red Bull na primeira posição, com Pérez a ficar em segundo. Depois das primeiras voltas, o top 10 era o seguinte:

  1. Verstappen, Red Bull
  2. Perez, Red Bull
  3. Hamilton, Mercedes
  4. Piastri, McLaren
  5. Russell, Mercedes
  6. Norris, McLaren
  7. Sainz, Ferrari
  8. Leclerc, Ferrari
  9. Alonso, Aston Martin
  10. Ocon, Alpine

Apenas os Mercedes e os McLaren se mantiveram em pista para uma segunda tentativa enquanto o resto das equipas chamaram as equipas à boxe para colocar pneus novos. Deste quarteto, apenas Norris conseguiu melhorias marginais. Faltavam 3 minutos para o fim da sessão. Dos carros que trocaram de pneus, Charles Leclerc conseguiu um excelente tempo e subiu ao segundo lugar. Verstappen não conseguiu melhorar o seu registo, mas não precisava, pois o melhor tempo era já seu. Pérez não conseguiu melhorar, mas já tinha conseguido um bom resultado. O melhor tempo ficou para Verstappen, mas com a penalização de dez lugares, é Charles Leclerc que consegue a pole. Pérez ficou em terceiro lugar, seguindo-se Lewis Hamilton e Lando Norris. Oscar Piastri, George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Esteban Ocon completaram top 10:

  1. Verstappen, Red Bull
  2. Perez, Red Bull
  3. Hamilton, Mercedes
  4. Piastri, McLaren
  5. Russell, Mercedes
  6. Norris, McLaren
  7. Sainz, Ferrari
  8. Leclerc, Ferrari
  9. Alonso, Aston Martin
  10. Ocon, Alpine

Destaques

Max Verstappen é o grande destaque. Sempre o mais rápido na Q2 e na Q3, o neerlandês voltou a provar que é o melhor nestas condições. A pole escapa-lhe por penalização, mas o homem da Red Bull esteve imbatível. Charles Leclerc surpreendeu com uma volta final muito boa. Apesar de ter ficado a meio segundo de Verstappen, Leclerc conseguiu o segundo tempo e o primeiro lugar da grelha para amanhã. Numa qualificação em que a Ferrari estava a ser discreta, o talento do monegasco falou mais alto. Sergio Pérez pode respirar um pouco. Pressionado pela equipa, tinha de fazer uma boa qualificação para tentar manter o seu lugar. Essa parte está feita. Falta agora ter um bom resultado na corrida.

A Mercedes fez o que se esperava, conseguindo um lugar no top 5, mas quem desiludiu foi a McLaren. Depois de uma sexta feira positiva, a equipa de Woking não se deu bem com a chuva. Lando Norris larga amanhã de quarto e Oscar Piastri de quinto, o que não é alarmante e com as características do primeiro setor, pode até ser positivo, com ambos os pilotos a aproveitarem o cone de aspiração dos primeiros. Mas o ritmo foi abaixo do esperado.

Domingo, 28 julho

Corrida 14:00

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 meses atrás

Incrivel como este gajo chega à Belgica e dá sempre uma tareia à concorrencia desde 2022, sempre mais de 5 decimas de segundo para a concorrencia numa volta rapida, amanhã em corrida espero que ao menos consigam defender-se melhor e evitar que ele ganhe, já enjoa ver os cagoes da red bull e da mercedes no topo da f1! A mclaren a provar que não tem mentalidade nem categoria para ganhar nenhum dos campeonatos, uma equipa perdedora que cheira mal e que só faz cagada, com o carro mais rapido atual da f1, ser batida pela ferrari e mercedes em… Ler mais »

Cágado1
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 meses atrás

A tua capacidade de tirar conclusões e fazer acusações do nada é fantástica. Quem te diz a ti que a McLaren não foi quem afinou o carro melhor para a corrida – não para a chuva – e amanhã não dá um baile a todos? Esperar para ver, antes de tirar conclusões! Além disso, acusas a McLaren de só fazer “cagada”, apesar de ter o carro mais rápido da F1 actual, como se o carro lhes tivesse calhado numa rifa, não tivesse sido a própria McLaren a projectá-lo e desenvolvê-lo. Tens de controlar esse sentimento de amor/ódio, senão ainda te… Ler mais »

garantia4
garantia4
2 meses atrás

Sintonizado à (na?) tv tuga já bem depois do fim da Qualificação, como raio estava ali um ambiente quase de velório? A seguir fui ver os cronos..

Pity
Pity
2 meses atrás

Com chuva ou sem chuva, os 10 primeiros pouco variam. A surpresa, atendendo às últimas provas, é o terceiro tempo do Perez.
Verstappen fez o que tinha a fazer, para minimizar os efeitos da penalização.
Venha a corrida.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
2 meses atrás

Surpresa porquê?

E a minutos do início da F2 -que silêncio…- o que não seria uma surpresa?
Prognósticos só no fim? Ehehe

Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 meses atrás

Porquê a surpresa? O meu comentário responde a isso.
A que silêncio se refere? Houve alguma falha na sport tv? É que, entretanto, fui espreitar os jogos olímpicos.

jacinto-18
2 meses atrás

Se continuar o tempo instável e com chuva. Sai de décimo e ganha. A ver vamos 😁😂

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
2 meses atrás

Não está prevista chuva para amanhã.

Cágado1
Reply to  jacinto-18
2 meses atrás

De certeza que isso não acontece. Quanto muito sai de 11.º e ganha 😛

Leandro Marques
2 meses atrás

Que dia… cheguei agora a casa e estou todo molhado, nem as cuecas escaparam. A chuva caiu imenso na zona de Combes (o meu lugar) quando iria haver a sprint da F2 que não chegou a acontecer. A que caiu durante a qualificação já nem a senti. Fiquei ainda a aguardar pela sprint da F2 que ficou adiada mas se soubesse não tinha ficado no circuito, visto ela ter praticamente terminado na terceira volta.
Amanhã com bom tempo espera-se uma corrida fantástica da forma como os 10 primeiros ficaram qualificados.

Cágado1
Reply to  Leandro Marques
2 meses atrás

Aproveita e conta como foi👍

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado