GP Hungria F1: Andrea Stella nas ‘nuvens’ com atitude positiva dos seus pilotos
Andrea Stella, Chefe de Equipa da McLaren destacou aos microfones da Sky Sports F1 a importância de Lando Norris ter seguido as ordens da equipa na corrida de hoje, e deu como exemplo o que disse Will Joseph a Lando Norris, alertando-o para as consequências que teria em toda a gente, equipa e Oscar Piastri, se ele não cumprisse o que era discutido nas reuniões da equipa, para quando sucederam casos destes. Toda a gente sabe que os pilotos são egoístas, mas Joseph fez Lando Norris perceber que se ele falhasse agora, deixaria de ter a confiança da equipa e o apoio de Oscar Piastri.
Um dia, porque estas situações têm sempre o ‘outro lado da moeda’ seria Norris que precisaria de Piastri e não se poderia admirar se o australiano não o ajudasse. Assim, Piastri fica-lhe a ‘dever uma’ que provavelmente irá ‘pagar’ um dia: “Acho que foi um pouco mais do que aquele comentário e mensagem do Will [Joseph]. Há toda uma abordagem às corridas que temos com a nossa equipa e pilotos.
“Estamos juntos nesta trajetória. Nenhum de nós – a equipa, o Lando ou o Oscar – pode fazer este caminho sozinho. Foi essa a mensagem que discutimos no domingo de manhã.
“Com os pilotos de corrida é preciso atualizar sempre esta mensagem. É por isso que temos esta reunião todos os domingos. Estamos extremamente satisfeitos com a forma como os nossos pilotos estão a apoiar a trajetória da McLaren, o que é incrível. Para mim, essa é a notícia de hoje.
Podemos falar um pouco mais sobre o Lando e o Oscar, mas a mensagem é que há um P1-2 na qualificação e um P1-P2 na corrida. Isso é incrível e eu gostaria de agradecer e elogiar todo o trabalho dos homens e mulheres da McLaren por tornarem isso possível.
Não conheço nenhum piloto que, quando está a liderar uma corrida, fique contente por dizer “oh sim, claro, porque não trocamos as posições para a ordem anterior? Isso não é possível, não é essa a natureza dos pilotos.
“Eu ficaria extremamente preocupado. Ver-me-iam muito preocupado se o Lando o dissesse. Foi por isso que tivemos de recordar os nossos princípios no domingo de manhã.
“É verdade que, para um piloto, se quisermos ser competitivos no campeonato, e para o Lando, em particular, na posição mais forte, ele vai precisar do apoio do Oscar e do apoio da equipa. Penso que é assim que estamos a avançar”, disse Stella, e tem toda a razão, a união da equipa é muito importante se trabalharem todos juntos para a levar, mesmo que de vez em quando qualquer dos pilotos veja o seu colega a vencer. Se a equipa alguma vez for injusta com algum, como estava a ser com Piastri, é o melhor que pode suceder numa equipa, que todos remem para o mesmo lado. E felizmente, Lando Norris percebeu a tempo…
Mesmo que Norris tenha potencialmente perdido pontos que pode precisar face Verstappen, lá mais para a frente, Piastri pode ser a ‘muleta’ que devolva esses pontos e os ‘juros’ a Norris.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Na primeira corrida de 1998, passou-se algo parecido, mas em condições diferentes, devidamente esclarecidas:
Hakkinen largou na frente e comandou até ir à box, por pensar que o tinham chamado, o que não acontecera. Coulthard ficou na frente mas , a certa altura, abrandou e deixou passar Hakkinen que venceu.
Ron Dennis explicou que tinham combinado que, nas duas primeiras corridas, venceria quem fizesse a primeira volta (ou curva, já não sei bem) na frente. Ou seja, fomos devidamente esclarecidos. Foi isso que faltou: uma justificação clara.
A atitude dos pilotos foi positiva, já a da equipa ao chamar o Norris por antecipação… 🤢 com a desculpa esfarrapada de que era para se protegerem do Hamilton, foi a anedota do ano, pois jamais a Mercedes foi ameaça para eles…🤮
Ficavam menos mal na fotografia se se desculpassem que estavam se protegendo do endiabrado Max porque o que eles não queriam era que os dois pilotos da equipa se enfrentassem na pista…😏 mas isso sou eu que digo porque não percebo nada disto! 😎✌️
Pode estar nas nuvens, sendo evidente que não tem os pés no chão! Falta de senso comum total, e a dar ‘live’ um espectáculo decadente e anti-desportivo, que foram as comunicações rádio da McLaren e a decisão atabalhoada e injustificada que ditou o resultado da corrida. Muito mau.
Pois acertei no vencedor.
Este miúdo é muito bom e tem margem para progredir.
Preferia uma vitória clara e sem atrapalhos da equipa, que a acabou manchando injustamente.
Mas a Mclaren finalmente a mostrar que é a equipa top histórica da F1. A Ferrari é nitidamente passado.