F1: Terá o domínio da Red Bull terminado?

Por a 16 Julho 2024 14:55

As contas do campeonato ainda são simples de fazer. Max Verstappen tem 84 pontos de vantagem para o segundo classificado, Lando Norris e a Red Bull tem 71 pontos de vantagem para a segunda classificada no campeonato de construtores, a Ferrari.

Mas a Red Bull vive dos rendimentos que obteve no arranque da época. Nas seis primeiras corridas, os Bulls conquistaram 239 pontos, contra 187 da Ferrari, 124 da McLaren e 64 da Mercedes. Só a diferença para a Ferrari ficou logo em 52 pontos. A diferença para a McLaren e a Mercedes era demasiado grande para dar esperanças de um campeonato renhido até ao fim.

Primeiras seis corridas muito diferentes do resto da época até agora

Mas, aos poucos, a McLaren e a Mercedes foram melhorando e tornaram-se candidatas aos primeiros lugares, enquanto a Ferrari e a Red Bull perderam gás. Nas últimas seis corridas, a McLaren marcou mais pontos, com 171 marcados, seguidos, da Mercedes (157), Red Bull (134) e Ferrari (115).

Muitos dizem que a época está aborrecida, pois a Red Bull continua a vencer. Mas olhando para os dados das últimas seis corridas, há um sinal claro de abaixamento de forma da Red Bull. As causas são simples de identificar: As equipas adversárias, com mais tempo disponível no túnel de vento, estarão a conseguir diminuir o fosso para a Red Bull que, além de um ritmo menor de criação de melhorias, está com um problema no segundo carro, com Sergio Pérez a desiludir.

Fim do domínio à vista?

Se a época tem começado apenas no GP de Miami, estaríamos perante uma temporada épica. Mas estes podem ser sinais de que o domínio da Red Bull está a terminar. A não ser que haja uma hecatombe, a Red Bull conseguirá manter a distância para a concorrência até ao final do ano. Isso significa que a Red Bull tem boas hipóteses de festejar o título e, por isso, ter menos tempo para desenvolver novas soluções no túnel de vento. E isso pode tirar capacidade à equipa de se defender das adversárias. E se a McLaren e a Mercedes conseguirem transpor o bom trabalho feito para a próxima época, poderemos ter uma luta muito mais interessante desde início.

Isto claro, se a tendência se mantiver. Se virmos uma McLaren e uma Mercedes cada vez mais fortes, a luta pelo título pode voltar a aquecer e o fim de temporada pode dar mais motivos de interesse. Quanto à Ferrari, parece estar novamente em apuros. A Scuderia tem os meios para regressar a um bom nível de forma rápida, mas terá de reagir rapidamente, ou corre o risco de ficar para trás. Uma coisa parece certa… a Red Bull perdeu força e o seu domínio poderá estar a terminar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado