F1: Zhou Guanyu pode rumar à Alpine… com ‘ajuda’ da Geely
Na sequência de todas as voltas e reviravoltas da Silly Season, Zhou Guanyu arrisca-se fortemente a ficar sem lugar, mas há um dado muito importante que pode ser determinante para a manutenção do piloto chinês na grelha da F1.
Zhou Guanyu não está a fazer nada de especial em pista que justifique manter-se, mas como sempre o dinheiro pode falar mais alto e o primeiro piloto chinês a tempo inteiro da F1 não deve ficar com a atual equipa, a Sauber, que irá ser Audi em 2026, já que de acordo com a Motorsport Magazin, poderá rumar à Alpine, marca do grupo Renault, que recentemente anunciou um acordo de joint-venture com o construtor automóvel chinês Geely, e pode ser este construtor chinês a ‘bater a nota’ e a garantir que Zhou se mantém na F1, e logo com a Alpine, curiosamente com quem já esteve, na academia de jovens pilotos quando competiu na Fórmula 2.
O piloto chinês é embaixador da Geely, e esta pode ser decisiva no seu futuro na F1.
Resta saber se para a Alpine é mais importante esta situação ou a questão desportiva, pois ter dois pilotos como Esteban Ocon e Pierre Gasly é bem diferente de lá ter num dos lugares, Zhou Guany.
FOTO MPSA/Phillippe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até podem chamar a equipa de Geely em vez de Alpine, pois uma marca da Renault com motores da concorrência é um atestado de incompetência.
Numa resposta noutro artigo, eu questionei esse tema. A Renault comprometeu-se com o novo regulamento de motores, como é que agora vai justificar a decisão de não fabricar motores? Acho estranho que, até agora, ninguém tenha questionado isso, em especial os jornalistas. Será que compram os motores à concorrência e os batizam de Renault?
Ao mesmo tempo que impedem a Andretti e a Cadillac de entrar na F1 com uma série de desculpas sem nexo, estes podem abandonar o barco impunemente. Sinceramente acho que deviam ser excluídos do mundial em 2026 pois a desculpa para estarem na F1 era a de serem um fabricante e ao deixarem de o ser violam o acordo da concórdia inicial que assinaram.
É o que eu penso, ou então, aplicar-lhes uma multa valente.
Esta season está mesmo silly 😀
Lembrando que Zhou Guany era da academia da Alpine durante suas duas temporadas na F2. Já conhece e já é conhecido da casa. Mas creio que no máximo ele retorna como piloto de testes. Se o Sainz não fechar com eles, entra o Dohan.
Este ano está a ser francamente mau para o Zhou, mas os 2 primeiros foram muito além do que diziam ser apenas um piloto pagante – bastava tê-lo visto na F2, para saber que tinha qualidade.
Não me parece que seja a melhor opção para a Alpine, mas também não creio que fosse apenas “o dinheiro fala mais alto”, que insinuam.
Mas não sai daquele rambe-rambe. Não é com ele que a Alpine (ou Geely) vai dar um passo em frente.