F1: Sainz diz que a Ferrari “retrocedeu meses”, mas Vasseur discorda

Por a 11 Julho 2024 15:55

Já não é novidade para ninguém que houve um problema com o pacote de atualização da Ferrari:

Introduzido no GP de Espanha, o pacote trouxe problemas, especialmente com o novo piso, que passou a causar bem mais ‘ressaltos’ (bouncing) em curvas de alta velocidade.

A equipa viu-se na contingência de voltar à configuração usada em Imola para aliviar o problema, mas isso custou-lhes desempenho, e também muito problemático, tempo perdido, que não é recuperável em condições normais, pois a equipa foi por um caminho, perdeu-se e teve de andar para trás de modo a recuperar o ‘trilho’ certo…

Carlos Sainz mostra-se, naturalmente, frustrado com a perda de performance, e a acredita que a Ferrari retrocedeu e perdeu meses de desenvolvimento. O espanhol considera o carro atual lento comparado aos concorrentes e prevê que as dificuldades de mantenham nas próximas corridas.

Por outro lado, Fred Vasseur tem confiança no progresso da equipa – nem poderia dizer outra coisa sendo Chefe de Equipa – e discorda de Sainz, acreditando que a Ferrari avançou tecnicamente em Silverstone.

Vê o GP da Grã-Bretanha como um passo em frente para entender a situação e compara a situação atual com a de 2023, esperando por isso uma recuperação semelhante à que a Scuderia conseguiu no ano passado. Vasseur defende ainda que a Ferrari deve priorizar testes em detrimento do desempenho em alguns treinos, de modo a que a equipa possa avançar mais depressa, mesmo que perdendo a possibilidade de alcançar melhores resultados pela falta de preparação nesses treinos.

Para Vasseur, o campeonato está completamente em aberto e o francês quer focar-se em recuperar a performance, pois afinal chegámos agora apenas ao meio do campeonato.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
3 meses atrás

O Sainz subtilmente a deitar gasolina na fogueira. Ninguém o pode censurar. Frustrado pela não renovação de contrato, pelas ordens de equipa e pela perda de velocidade do carro. No entanto em pista é profissional. Cada vez gosto mais dele e é uma pena se não for para a Mercedes.

917/30
3 meses atrás

Bem…a SF começou a época com o 2º melhor carro, ultimamente tem sido o 4º melhor, acho que não é preciso dizer mais nada…

Last edited 3 meses atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
3 meses atrás

Tenho elogiado a forma como o Fred Vasseur tem gerido de uma forma geral a equipa, sobretudo até do ponto de vista comunicacional, mas devo dizer que esteve particularmente mal em Silverstone. Em relação a este tópico parece-me claro, a Ferrari foi perdendo competitividade ao longo das últimas corridas, com a excepção do GP do Mónaco, um circuito absolutamente atípico. Nos restantes circuitos a Ferrari foi engolida pela Mclaren e Mercedes, isto é factual. O passo em frente a que o Vasseur se refere, é na verdade um enorme passo atrás porque a equipa foi repescar o carro usado em… Ler mais »

Leandro Marques
3 meses atrás

Curioso observar que a “derrapagem” da Ferrari surgiu quando apareceram as notícias sobre a sua suposta ilegal asa dianteira, entretanto alterada.

garantia4
garantia4
Reply to  Leandro Marques
3 meses atrás

O Ferrari do Leclerc foi quase todo desmontado no Japão para exame minucioso do plank, da flexibilidade do fundo, das asas dianteira e traseira. Em Imola foi controlado o sistema suspensivo e a centralina (SECU).
A McLaren, por mero acaso saiu-lhe na rifa entre 20 participantes ser “controlada” no Mónaco. O que examinaram? O sistema de alimentação a baixa pressão do combustível. E rigorosamente nada mais . Ou seja, um componente standard. Que vem do mesmo produtor !
Não é também curioso?

Leandro Marques
Reply to  garantia4
3 meses atrás

Sim, claro que é.
Mas eu nunca disse que a Ferrari tinha feito algo ilegal, só para esclarecer. Por vezes os exames feitos pela FIA servem para bem mais do que isso. O certo é que a Ferrari abdicou dessa asa e os resultados começaram a se ressentir. Não necessariamente a trocaram por ser ilegal mas por se calhar estar no limite e acusaram a pressão e preferiram abdicar da asa. Mais curioso é que a asa não era nada distinta da usada por outras duas equipas e essas não foram examinadas pela FIA.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
3 meses atrás

Sainz tem razão e não é por ter sido dispensado da Ferrari. Ao contrário, tem sempre buscado os melhores resultados, sendo até melhor que o Leclerc.

garantia4
garantia4
3 meses atrás

Artigo a meter veneno. Com os crentes do costume a abocanhar. Sucede que o Sainz até disse, mal terminou a corrida, que (traduçao livre) estão a regressar ao bom caminho, que perceberam onde falharam e qual foi a direcção errada que a Ferrari seguiu. Só que agora é preciso algum tempo no túnel de vento e na fábrica para preparar este novo pack que lhes vai trazer “performance”, e não os problemas que tiveram nas últimas corridas. 2) Além disso, e resumidamente, disse também aos microfones, que todas as suas idas à box e escolha de pneus foram acertadas. E… Ler mais »

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  garantia4
3 meses atrás

Sabe que o amor dos «crentes do costume» e da redacção do autosport.pt pela Ferrari é flutuante. Entre 2015 e Abril de 2020, aquilo era tudo uma cambada de mafiosos incompetentes, depois disso passou a ser uma equipa adorável, com pilotos maravilhosos e um director desportivo (o Bin8) que era um verdadeiro anjo. Agora está a haver uma inflexão subtil, talvez por causa de uma contratação-choque anunciada este ano. Enfim, um amor que é como os interruptores: umas vezes para cima, outras para baixo.

driver-on-track
driver-on-track
3 meses atrás

falem… falem …à vontade e digam mal a torto e a direito…. mas…. não se esqueçam que a F-1 sem a Scuderia Ferrari não vale um chavo… é isso que dói a todo o lobby Britânico e seus lacaios…. basta ver o melão e azia que ficaram com a 2ª vitoria seguida em Le Mans … por isso digo a propósito : Vamos Roja …..

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado