GP da Grã-Bretanha de F1: 104ª vitória de Lewis Hamilton
Numa corrida que teve quatro líderes diferentes, Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) vence pea 104ª vez na sua carreira, assegurando também o seu nono triunfo em Silverstone, desempatando com Michael Schumacher que soma oito.
Uma grande corrida marcada por condições instáveis, com a chuva a aparecer e a desaparecer duas vezes na corrida, o que levou a incerteza quanto aos melhores pneus em pista, mas que devolveu incerteza até ao final.
Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) apostou bem e passou Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) nas últimas voltas, com um pódio de novo a ter três equipas distintas nos três primeiros lugares.
Depois de 945 dias sem vencer, o piloto inglês venceu pela nona vez em ‘casa’…
Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) foi segundo e fez uma corrida de trás para a frente. Foi ficando para trás na fase inicial da corrida, chegou a estar longe da frente, mas quando começaram as condições incerteza Red Bull optou bem, foi dos primeiros a parar para colocar pneus intermédios na volta 26, e com isso entrou de novo na discussão da corrida. Mais tarde subiu para 3º na volta 38 estava a 5.5s de Hamilton, na volta 49 passou Lando Norris assumindo o segundo lugar onde terminou, a 1.455s de Hamilton.
Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) foi terceiro e teve condições para vencer esta corrida, mas fraquejou depois da última troca de pneus, nunca mostrou poder chegar ao primeiro lugar de Hamilton, apesar da margem se manter curta, e perto do fim foi passado por Verstappen.
Mais cedo na corrida, na volta 16 passou Verstappen e ficou a 2.9s de Hamilton, na 19ª passou Russel, assumiu a liderança na 20ª numa altura em que os dois McLaren foram para a frente e estavam claramente mais rápidos que todos, mas depois de uma ligeira saída, na volta 24 a chuva parou, os três primeiro cabiam em 2.9s, após a paragem nas boxes para pneus intermédios, liderava na frente de Hamilton com Verstappen a 10s, mas depois da volta 40 em que colocou pneus macios, os que tinha, foi perdendo gás, sendo passado por Verstappen na volta 49 de 52.
Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) podia ter ganho esta corrida, pois era quem tinha melhores pneus para a fase final da corrida, mas o facto de ter ficado mais uma volta em pista quando começou de novo a chover, ‘tramou-o’, pois foi uma volta a mais onde perdeu muito tempo. Quarto lugar, foi o que se arranjou, mas tinha condições de muito mais.
A Ferrari teve mais uma corrida pobre, salva minimamente por Carlos Sainz (Ferrari SF-24) que foi quinto. Depois de uma fase inicial complicada, na volta 21 já estava a chegar-se rapidamente ao 5º posto de Verstappen, na volta 26 foi às boxes para pneus intermédios, mas nunca conseguiu sequer aproximar-se do andamento da Mercedes, McLaren e Red Bull, com a Ferrari sem conseguir encontrar o caminho das primeiras corridas do ano em que era quem mais luta dava à Red Bull.
No meio de uma corrida cheia de más escolhas estratégicas, Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi 14º depois de ter rodado em sétimo, mas a troca para pneus intermédios cedo demais, numa opção de tudo ou nada, sobrou o… nada!
Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) foi sexto e dois seis lugares seguidos para a HAAS é fantástico, tendo em conta onde estavam o ano passado em que somaram apenas 12 pontos durante todo o ano. Este ano, com metade das corridas, já somaram 27 com a equipa a solidificar-se no sétimo lugar dos construtores com três vezes mais pontos do que a Alpine. Hulkenberg teve um mau começo de corrida, caiu para nono, na volta 32 já era 7º e ainda ganhou mais uma posição com o abandono de George Russell.
Depois do sexto e sétimo lugares do Canadá a Aston Martin obteve de novo um bom resultado de conjunto com Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) em sétimo e Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) em oitavo. A dupla de pilotos está no fim do top 10 do campeonato e o carro está longe de poder acompanhar qualquer um dos carros das quatro melhores equipas, exceção feita a Sergio Perez que somou apenas 11 pontos nas últimas cinco corridas.
Lance Stroll ganhou uma posição face a onde partiu e Fernando Alonso, duas. É o que dá hoje em dia.
A fechar o top 10 ficou Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), que cedo na corrida perdeu quatro posições, fruto de um toque em Alonso e uma saída larga, mas recompôs-se e pontuou pela primeira vez desde o Mónaco.
Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) FOI 10º, já não pontuava desde o Mónaco, pôs fim a três corridas fora dos pontos ajudando a equipa a manter o sexto posto dos construtores.
Dia triste para George Russell (Mercedes F1 W15) que se viu obrigado a abandonar devido a um problema hidráulico no seu monolugar. Fez um grande arranque, ambos os Mercedes o fizeram, andou na frente, depois ficou atrás de Hamilton, na volta 30 e dpeois da primeira ida Às boxes era 4º a 2.1 do 3º lugar de Verstappen, mas na volta 34 desistiu. Pierre Gasly (Alpine A524/Renault), nem chegou a arrancar para a corrida.
Se Charles Leclerc esteve mal, Sergio Perez conseguiu estar ainda pior, nem sequer conseguindo chegar à luta pelos pontos, sendo dois dos pilotos das melhores equipas que sofreram muito pelo facto de terem mudado para intermédios demasiado cedo quando a pista ainda estava demasiado seca. O tempo que perderam nas primeiras voltas foi demasiado e isso ‘tramou-os’ fortemente. Pérez terminou num modesto 17º lugar, depois de ter arrancado das boxes, sendo que a continuar assim está a arriscar fortemente o seu lugar na Red Bull. FILME DA CORRIDA – CLIQUE AQUI
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Lets go que vitória extraordinária e épica a melhor corrida do ano e do século provavelmente, a Mercedes está de volta ao topo a provar que é a melhor equipa de sempre para sempre, chupem red bull e mclaren, respeitem os campeões, Hamilton é o melhor piloto de sempre que celebração do engenheiro do bono nem quando foi campeão o Hamilton houve esta celebração, mas caiu do céu porque se não fosse a chuva o russell tinha ganho isto fácil infelizmente a chuva ajudou os mclaren e o max, mas fez se justiça por linhas tortas e a Mercedes derrotou… Ler mais »
Piloto mais velho de sempre a ganhar??? Que falta de conhecimento!
Melhor corrida do século? A F1 não começou quando começaste a ver…
E, repito, não peças respeito quando não respeitas os intervenientes!
E tomar um xanax para travar a euforia antes de comentar?
foi “aquele” morangueiro…
Não deve ter sido fácil estes últimos anos de F1, a julgar pelo post.
Até já tenho um certo saudosismo do Frenando Afondo.
Mas sim. Boa corrida do Hamilton que com um carro competitivo voltou a ganhar. Logo não… Não é goat. Sem carro não foi goat.
Mas para o ano vai ser complicado não?
Hamilton na Ferrari e a Mercedes com outros pilotos… Como vai ser? Torcemos pela Mercedes ou pelo Hamilton?
Também tenho saudades do Afondo, divertia-me sobremaneira com o que ele escrevia.
É verdade, que será feito dele? Terá mudado de nick, morrido, ou sido “engavetado”?
Inventou-se o Goat, e ficou toda a gente baralhada. Alguém, em que competição for, está 100% do tempo a 100% da capacidade e, com 100% de condições. Nunca! Agora os marcadores, records, não são ‘visões’, é aritmética pura. Ou se demonstram ou não. Aí o Sir Lewis, é o que é. ‘Aço’ da melhor qualidade. Vou citar o que ‘Thor’ escreveu abaixo: ‘Não é de todo o meu piloto preferido, mas a verdade é que parece ainda lá ter ‘ aquilo’ (sic). Uma declaração de reconhecimento, fairplay. Havendo condições têm capacidade para ter grande resultado. Mesmo tendo-se um carro excepcional,… Ler mais »
Ah ah ah, esse Afondo. Acho que ele fazia aqui terapia…
Tem sido uns anos difíceis evidentemente.
O “velhote” ainda aí está para as curvas.
Não é de todo o meu piloto preferido, mas a verdade é que parece ainda ter lá “aquilo”.
E há quem diga que ele está desmotivado…
Mais curioso ainda: há quem diga que o F. Vasseur já está arrependido de o ter contratado. Enfim, é o que acontece quando os manicómios têm Wi-Fi…
😅😅😅
Faz hoje uma semana estiveste caladinho que nem um rato… Os manicómios têm wi-fi? Tu lá saberás…
És patético. Ou pateta, já nem sei.
Ah, já agora: cumprimentos ao 787B, que anda «caladinho que nem um rato»…
looool… logo a seguir a me chamares pateta/patético lá veio mais uma insinuação infantil sobre ter outros nicks… lindo! É o melhor que consegues fazer??? Que parolo!
Excelente corrida, excelente Lewis e bem vinda Mercedes
O AMG veio para cima enquanto a Ferrari está a afundar-se. O Russell com mais um azar, e ainda diziam alguns que o team desfavorece o Lewis! A Mclaren a enrolar-se e o Max vai gerindo a caminho do titulo.
Grande vitória.
E quem diria que este seria um mundial com 5 vencedores de 4 marcas diferentes?!…
Pequena correcção, 6 vencedores de 4 marcas diferentes 😉
Yap! Desta vez não foi erro tipográfico, contei mesmo mal.
Acabou a maldição dos 300 GPS. Grande corrida, com mudanças na liderança ao sabor da meteorologia. Pena o problema de Russell, porque tinha ritmo para ombrear com Hamilton. Norris também poderia ter vencido, mas a escolha por macios a mostrar-se errada. Verstappen só “mostrou serviço” com os pneus duros. Parecia que não tinha ritmo nem para Sainz, mas com uma ou duas voltas a mais tinha vencido. A Haas a confirmar melhorias, Stroll a bater Alonso, Albon e Tsunoda a pontuarem. Hoje não vou apontar destaques negativos. PS: o Joe Dassin cantava o L’ete indien, porque é que não há… Ler mais »
O Verstappen é bom mas o Lambiase continua a fazer a maior diferença
Se não se importa, coloco um pontos negativo: McLaren, na estratégia do Piastri e de ter deixado o Norris escolher os pneus, neste ultimo caso,estou a exagerar natiuralmente, pois o Norris devia saber o comportamento dos macios, mas o facto de não ter pneus novos devia ter influenciado. O Piastri se tivesse entrado com o Norris o lugar do Norris teria sido dele, se conseguiria atacar o Mx ou Lewis, já poderia ser mais difícil, mas gostei de o ver quando passous os mercedes no inicio a mestria do rapaz no limite e piso molhado, este ano tem tido azar… Ler mais »
Como eu disse noutro artigo, a McLaren está a reaprender a ser uma equipa grande. Estes erros são dores de crescimento.
Bandeira Xadrez dada por Brian May dos Queen… é o que há para dizer! Suou em silêncio aquela música universal…🎸🎶🎶🎶🎶
Tens aí uns aziados a dar negativos. Tão aziados que nem respeitam a música e o próprio Brian May, um cidadão exemplar.
É isso, nem são esclarecidos e conhecedores, nem têm visão de humor e fairplay. Soou, sem se ouvir ” We are the champions” e, quase seria um panorama excepcional, se o pódio tivesse sido todo britânico, como foi a Qualy. Ao fim e ao cabo a F1 sempre foi um mundo de excêntricos “habilidosos garagistas” do UK!
O May devia ter dado uma “guitarrada” no fim da corrida, em vez de uma “bandeirada”. Ele ia gostar mais, e nós agradeciamos.
Isso é que teria sido…
Bela corrida, estratégias diferentes e por consequência resultados divergentes. Um grande vencedor Hamilton/Mercedes e grandes derrotados Norris-Piastri/ Mclaren. Os detalhes são cruciais e hoje houve falhanço total na Mclaren.
Sir Lewis em grande e a Redbull a reagir bem para o lado Max e péssima na gestão da “miséria” do Perez.
Caro GuiMoreiraMcLaren. Percebo a euforia do momento e que o vinho, aí, seja bom, mas confirmar dados só lhe fazia bem. Para Hamilton ser o piloto mais velho de sempre a ganhar uma corrida do campeonato faltam-lhe uns… 14 anos. Neste momento está apenas em 12º lugar, ou seja, fora dos pontos 😀
Agora faça um esforço e trabalhe, pesquise de quem estou a falar.
Essa de estar fora dos pontos está gira.
Quanto ao Gui, não adianta, o moço já nasceu assim…