GP da Grã-Bretanha F1: Lando Norris foi o mais rápido no TL1

Por a 5 Julho 2024 13:44

Lando Norris foi o piloto mais rápido no primeiro Treino Livre do GP da Grã-Bretanha. O piloto da McLaren assinou o tempo de 1: 27.420, ficando à frente de Lance Stroll (+0,134 seg.), com Oscar Piastri a ficar com o terceiro tempo (+0,211 seg.), apesar de ter terminado a sessão mais cedo.

A ação em pista começou assim que a luz verde se mostrou no final da via das boxes. Para esta sessão, tínhamos quatro novidades: Oliver Bearman a pilotar o monolugar da Haas, Isack Hadjar no Red Bull de Sergio Pérez, Franco Colapinto no Williams de Logan Sargeant e Jack Doohan no Alpine de Pierre Gasly.

A grande maioria dos carros saiu para a pista para fazer as habituais voltas de instalação, para verificação de sistemas. A McLaren começou com um teste de aerodinâmica, com aerorakes montados na frente do carro de Lando Norris, com a equipa britânica a recolher mais dados sobre o seu pacote aerodinâmico.

Os primeiros tempos foram colocados ainda nos primeiros cinco minutos, mas estavam longe de serem representativos. Lewis Hamilton foi o primeiro a entrar no segundo 29, ainda nos primeiros dez minutos, com a pista a estar longe do ideal, dadas as temperaturas, o tempo coberto e a chuva que caiu durante a manhã.

A sessão foi interrompida apenas nove minutos depois do seu arranque, com uma saída de pista de Yuki Tsunoda na curva 7, com as bandeiras vermelhas a serem mostradas. O fim de semana começou da pior forma para o japonês, da RB. Com 43 minutos para o final da sessão, os carros começaram a regressar à pista para retomarem os trabalhos. Os tempos e o ritmo não eram entusiasmantes nesta fase, com a pista ainda com pouca aderência.

George Russell e Lewis Hamilton foram dividindo a liderança da tabela de tempos, instalando-se no segundo 28, com Carlos Sainz, a pouco segundos do fim da primeira meia hora a entrar no segundo 27 e a destacar-se, numa altura em que os pneus duros eram a opção escolhida para a grande maioria dos pilotos.

Foi já na segunda meia hora que Max Verstappen subiu ao primeiro lugar da tabela, com pneus médios, tirando quase dois décimos ao tempo do espanhol da Ferrari, com Russell a ficar a 0.010 do tempo do #1 da Red Bull pouco depois, também com médios.

O primeiro tempo de referência com os macios teve a assinatura de Oscar Piastri, que tirou menos de um décimo do tempo de Verstappen. Alguns minutos depois, foi Lando Norris, também com macios, a tirar pouco mais de um décimo ao melhor tempo, instalando-se no topo da tabela, com Lance Stroll a conseguir o segundo lugar, pouco depois.

A dez minutos do fim da sessão, a chuva começou a reaparecer, sem grande intensidade, numa altura em que Piastri se arrastou para a boxe, com problemas hidráulicos no seu McLaren. O carro imobilizou-se na entrada da via das boxes, com um final prematuro da sessão para o australiano.

Perto do fim, Norris não ganhou para o susto com Hadjar demasiado lento na trajetória, com Norris a ter de se aplicar para não embater contra o Red Bull.

A sessão terminou pouco depois sem grandes mudanças na tabela de tempos. Lando Norris ficou com o melhor tempo da sessão, seguido de Stroll e Piastri. Seguiram-se Verstappen, Russell, Alonso, Hamilton, Leclerc, Sainz e Esteban Ocon. Para já, pouco a retirar desta sessão. McLaren, Mercedes e Red Bull parecem começar bem, com a Ferrari aparentemente algo distânciada e com a Aston Martin a mostrar bons apontamentos.

Nas contas dos estreantes, Oliver Bearman foi o melhor com o 14º tempo, com Jack Doohan em 17º, Franco Colapinto em 18º e Isack Hadjar em 19º. Foi uma sessão difícil para Doohan com problemas no seu monolugar, enquanto que Hadjar esteve a realizar alguns testes específicos para a Red Bull, o que não lhe permitiu mostrar toda a sua velocidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado