GP Áustria F1: Quais são as estratégias possíveis?

Por a 30 Junho 2024 10:46

O Red Bull Ring é um circuito que oferece muitas oportunidades de ultrapassagem derivado de uma sequência de curvas de alta velocidade e travagens fortes que permitem ultrapassar. Isto faz com que esta seja uma corrida em que as equipas procuram o caminho mais rápido para a bandeira de xadrez, em vez de se preocuparem demasiado com a posição na pista, o que sucede nos traçados onde é complicado ultrapassar. Pelos que se viu ontem na corrida de Sprint, podemos ter uma boa batalha em pista.

As regras de pneus num fim de semana de Sprint tendem a levar a uma alocação de pneus mais generosa para a corrida, o que, em 2023, significou muitos pneus médios ou muitos pneus duros para que todos fizessem a sua estratégia preferida de duas paragens. Um Safety Car Virtual entre as voltas 14 e 16 obrigou alguns pilotos a fazer paragens antecipadas, mas, de resto, a corrida decorreu sem problemas. Max Verstappen venceu com uma estratégia médio>duro>médio.

Não há razão para suspeitar de uma corrida diferente da do ano passado, com a ressalva de que Verstappen não está a desfrutar da vantagem de ritmo que tinha há 12 meses. Em termos de tempo ideal até a bandeirada, não há nada entre médio>duro>médio e médio>duro>duro, a única diferença real é a capacidade dos carros com pneus duros de acelerar um pouco mais.

A corrida com pneus médios>duro>médios sugere janelas de boxes entre as voltas 18-24 e 45-52, enquanto a médio>duro>médio avança a primeira paragem para as voltas 16-21 e a segunda para as 42-48.

Talvez criticamente, todos, exceto Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu, podem fazer a corrida médio>duro>médio, mas nem todos podem fazer médio>duro>duro.

A McLaren, a Mercedes, a Ferrari, a Alpine e a Aston Martin têm apenas um único conjunto de C3, pelo que terão de efetuar pelo menos duas passagens médios.

“No papel, a diferença entre estas duas estratégias é mínima”, diz o Diretor da Pirelli Motorsport, Mario Isola. “Médio>duro>duro é um segundo mais rápido do que médio>duro>médio e, francamente, essa não é uma diferença relevante. “Não houve surpresas no Sprint, apenas a confirmação de que a estratégia é provavelmente médio>duro>duro para as cinco equipas com um segundo conjunto de pneus duros, e médio>duro>médio para as que não têm.”

Quanto ao pneu macio, as duas voltas que completou no ano passado como a cereja no topo da corrida de glória de Verstappen sugerem que não é muito apreciado, mas tem algum potencial limitado para quem prolongar aquele stint intermédio com o pneu duro.

A estratégia médio>duro>macio tem a vantagem de poder disputar o ponto para a volta mais rápida no final da corrida, e pode parecer atrativa para um piloto do top-10 que procure uma ‘explosão’ curta e rápida no final da corrida.

Para a metade inferior do pelotão, uma só paragem não é bom este fim de semana, com a degradação e não o desgaste a impedir que seja uma opção realista para uma corrida ininterrupta (embora um longo período atrás de um Safety Car possa fazer com que seja possível). No entanto, como é normalmente o caso em circuitos de alta inclinação, é provável que o ‘undercut’ seja muito poderoso.

Para os pilotos como Pierre Gasly, talvez um pouco fora de posição em P13, alterar a ordem da corrida de duas paragens para fazer médio>médio>duro pode ser uma oportunidade para saltar carros à frente. A versão ótima desta situação teria uma primeira paragem entre as voltas 17-22 e uma segunda entre 38-44. Para além disso, as opções são limitadas: “A paragem única não é uma opção – teríamos de gerir muito o ritmo, perderíamos muito tempo e não haveria incentivo”, diz Isola.

“Outras possibilidades: alguém pode tentar uma estratégia de três paragens, utilizando um conjunto de médios e três conjuntos de macios. É apenas três ou quatro segundos mais lento do que uma paragem dupla, mas sabemos que as equipas não gostam disso, porque, na realidade, uma paragem tripla tem de ser seis ou sete segundos mais rápida do que uma paragem dupla para ser considerada – porque tem o risco da paragem adicional e tem de lidar com mais tráfego.”

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