CPVSL: Francisco Gonçalves vence à geral, apesar do susto

Por a 29 Junho 2024 20:29

A primeira corrida do programa do Campeonato de Portugal de Velocidade SuperLegends, realizada no Circuito Internacional de Vila Real, ficou marcada pela entrada em pista do “Safety Car” e pelo drama vivido nos derradeiros momentos da prova.

Após ter dominado os treinos na “pole position”, Francisco Gonçalves foi expedito no arranque e no final da primeira volta já tinha uma mão cheia de segundos de vantagem para o BMW M3 de João Paulo Sousa. Continuando num ritmo infernal, o piloto do Lotus Elise viu o seu esforço colocado em espera devido ao despiste de Sérgio Monteiro (Honda Civic Type R) que forçou mais uma entrada em pista do Safety Car.

Retomadas as hostilidades, Francisco Gonçalves voltou a fugir a João Paulo Sousa, transferindo o interesse da corrida para a luta entre o BMW de Sousa e o Porsche Boxster de Luís Martins. A esta peleja juntou-se o Honda Civic de Hugo Marques. Perante o agigantar do Civic, o piloto do Porsche deixou o homem do BMW M3 ir embora entretendo-se com a pressão de Marques. Pressão que não deu frutos, com Hugo Marques a ficar fora do pódio.

Porém, tudo teria sido diferente se a poucos minutos do final da corrida, o Lotus Elise de Francisco Gonçalves não tivesse perdido uma roda quando o piloto, já ciente do problema, tivesse conseguido entrar nas boxes. A verdade é que Gonçalves falhou a entrada nas boxes, perdeu a roda na rotunda M.Coutinho e ficou parado em plena reta da meta com a roda da frente esquerda parada no meio da pista.

Faltavam poucos minutos para o final da corrida e se antes o capô aberto no Renault Clio de Marcos Gonçalves, após a chicane de Mateus não foi um problema, o Lotus parado na reta da meta forçou a interrupção da corrida. Com tão pouco tempo de prova por disputar, a direção de prova decidiu acabar com a prova (o programa também já seguia atrasado) naquele momento.

Assim sendo, a classificação final da corrida foi a registada na volta anterior. Francisco Gonçalves voltou a estar classificado e venceu mesmo a prova com mais de 33 segundos de vantagem para João Paulo Sousa e Luís Martins que resistiu às últimas investidas de Hugo Marques.

Nos Honda Type R da Type R Legacy Cup, foi Filipe Ferreira a levar de vencida a oposição de Luís Delgado e de Alexandre Areia. Depois tivemos de prestar atenção às recuperações de vários pilotos. Um deles foio Alex Pereira que saiu do final da grelha com o seu inusitado Mercedes SLK e terminou a prova em 21º e quarto classificado da categoria Super Extra. Hugo Mestre foi o segundo mais rápido em pista atrás de Francisco Gonçalves, mas perdeu duas voltas e não foi mais além do penúltimo lugar, apesar do excelente ritmo que colocou em pista.

Após a saída do “Safety Car” as posições começaram a consolidar-se e poucas mais lutas assistimos até à bandeira vermelha que acabou com esta primeira corrida dos Super Legends.

Olhando às diversas categorias, Francisco Gonçalves venceu a Super Extra, confortavelmente, na frente de João Paulo Sousa e de André Tavares. O piloto do Honda S2000 fez uma excelente recuperação, mas não fosse a bandeira vermelha e teria abandonado a prova com problemas mecânicos. Foi ultrapassado por Hugo Marcos, mas com o fim antecipado da prova, reservou a quinta posição à geral, ele que saiu do 14º lugar da grelha de partida. Seguiram-se Alex Pereira (Mercerdes SLK), Arlindo Beça (Mini Cooper S), Vicente Ferrão (VW Golf GTI9 e Hugo Mestre (BMW 320d).

O Porsche Boxster de Luís Martins foi ao pódio à geral e venceu a categoria SuperTrophy+2000, enquanto nos Super Turismo o melhor foi Hugo Marcos com o seu Honda Civic Type R, seguido de Nuno Figueiredo, Valdemar Nóvoa, ambos em Honda Civic Type R e Marcos Gonçalves no Renault Clio, seguindo-se Hugo Branquinho em carro idêntico.

Nos SuperTrophy, vitória para António Duarte ao volante de um Renault Clio Cup, seguido do vencedor da Type R Legacy Cup, Filipe Ferreira. Fechou o pódio da categoria o Renault Clio de Eleutério Duarte. A Type R Legacy Cup foi ganha por Filipe Ferreira, seguido por Luís Delgado e Alexandro Areia. Bernardo Sá Nogueira foi o segundo melhor dos não Civic Type R ao colocar o Alfa Romeo 147 Cup na sexta posição dos Super Trophy.

Como referimos, vitória para Filipe Ferreira na Type R Legacy Cup, seguido de Luís Delgado., Alexandre Areia, Nuno Dias, Joel Reis, Sérgio Azevedo, Miguel Porto, Valdemar Nóvoa, Hélder Teixeira, Lourenço Monteiro, João Ventura, Hugo Oliveira, António Correia e Guilherme Oliveira.

A segunda corrida da competição realiza-se este domingo e, como é tradição nas provas da ANPAC, poderá seguir toda a ação dos Super Legends no Circuito de Vila Real através da transmissão em direto nas redes sociais da ANPAC.CPVL

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Campeonato Portugal Velocidade Legends
últimas Autosport
cpv-legends
últimas Automais
cpv-legends
Ativar notificações? Sim Não, obrigado