WRC, Rali da Polónia: Mikkelsen termina 1º dia na frente, cinco duplas em 7.7s
Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) terminaram o primeiro dia do Rali da Polónia na frente, num rali em que cinco duplas estão separadas por apenas 7.7s. Tem sido uma prova muito equilibrada, para além de marcada pela interrupção de três troços, PEC3, 6 e 7, devido ao mau comportamento dos espetadores.
Andreas Mikkelsen venceu dois troços de manhã, chegou a meio do dia com 7.4s de vantagem para o segundo classificado, mas da parte da tarde foi bem mais cauteloso: “Foi um bom dia, mas foi pena não termos conseguido fazer todos os troços. Espero que os fãs se preocupem amanhã, pois todos querem conduzir. Fui demasiado cuidadoso depois do reagrupamento”, disse.
Com as cautelas, tem Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) à ‘perna’, pois o finlandês, demorou a acordar derivado do facto de ter tido na quarta-feira 14 horas de reconhecimentos de troços, onde não conseguiu ter notas tão perfeitas como o habitual e para além disso preciso de ficar a ver vídeos dos troços, noite dentro de modo a ficar o melhor preparado possível, só que isso teve como consequência entrar demasiado ‘adormecido’ e mal preparado para o dia de hoje. Naturalmente, a tarde correu-lhe melhor que a manhã e neste momento é talvez o principal favorito a vencer o rali.
Não só porque amanhã já entrará mais ‘desperto’, como já se terá preparado melhor tendo em conta os troços que vai ter pela frente, pelo que é bem provável que faça valer o seu melhor andamento amanhã: Foi um dia muito cansativo e longo e fizemos um bom trabalho na situação em que nos encontramos.”
No terceiro lugar estão Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid), apenas a 2.0s da frente e a 0.2s de Rovanpera, portanto com tudo completamente em aberto, até porque amanhã já não será segundo na estrada, o que o atrasou um pouco hoje. “um dia sólido” como disse no final.
Quarto posto para Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) que Têm vindo a fazer um rali em crescendo, mas, ao mesmo tempo, cauteloso: “Estou contente com o nosso dia. É uma pena que apenas três pilotos tenham feito todas as especiais. Não é bom para os fãs. Espero que amanhã alguns espetadores sejam mais cautelosos e que possamos ter um bom dia. O [Sesks] já fez este rali três vezes e foi muito rápido, vamos ver o que podemos fazer amanhã”, disse.
A prestação de Mārtiņš Sesks/ Renārs Francis (Ford Puma Rally1) divide-se entre o bom e o excelente. É verdade que conhece bem melhor este rali do que os seus adversário e isso é uma boa ajuda, mas por outro lado, nunca tinha guiado um Rally1, e este é um ‘bicho’ de outro nível, que não está a atemorizar o jovem letão. Ao cabo do dia de hoje, está apenas a 7.7s dos líderes, o que por si só é um grande autoelogio, porque era impossível pedir-lhe mais. É algo para se confirmar na Finlândia, dentro de algum tempo, mas apostamos que o conhecimento que tem aqui face aos adversários, da prova, vai fazer diferença na Finlândia em que não terá essa vantagem do conhecimento. Acreditamos que aí vai voltar a andar bem – já terá o sistema híbrido na Finlândia – mas duvidamos que termine o primeiro dia a uma distância semelhante da frente.
Seja como for, uma prestação muito promissora até aqui: “Foi um grande dia, ainda estamos a desfrutar. Amanhã é dia de treino outra vez!”
Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) está também a fazer uma boa prova, pois roda a 21.3s da frente. No Monte Carlo estava a 3m28s, na Suécia, furou, no Safari estava a 3m34s, na Croácia estava a 3m07s, em Portugal estava a 2m27s, na Sardenha estava a 3m31s. Percebe a diferença? Está a 21.3s. Claro que houve interrupções de troços, e os homens da frente não estão a andar tanto. É tudo verdade, mas Munster está a fazer uma boa prova.
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) são sétimos a 29.8s da frente. Amanhã terá dois carros à frente e a sua prestação deverá ser bem melhor. Abrir a estrada é a consequência de liderar o campeonato, mas 29.8s deixa-lhe perspetivas para terminar o dia de sábado provavelmente no pódio ou muito perto disso. “Foi um dia difícil. É um daqueles dias em que nos perguntamos porquê?. É o que é. Estamos contentes por estarmos na liderança do campeonato. Temos de abrir a estrada, quando vemos outros pilotos a serem mais rápidos do que nós, é frustrante. Fizemos tudo o que podíamos hoje, um erro custou-nos 2,0 segundos, mas tirando isso está tudo bem.”
Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) nunca tinha feito este rali, portanto está a ser cuidadoso e deve ter ordens para levar o carro até ao ifm e pontuar o máximo que conseguir. Nada arriscou, nem brilho, nem erros: “Hoje andei a ‘lutar’ muito, mudei a minha cabeça e também o set up. Continuo a andar e a manter-me firme”, disse.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) abandonou cedo quando acertou num veado quando rodava a 188 Km/h. Travou um pouco quando o viu, mas já não o conseguiu evitar. O abandono foi a consequência, pois o radiador ficou afetado e o motor iria partir-se.
No WRC2, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) lidera 8.9s na frente de com Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) com Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2) em terceiro a 22.2s da frente. Quarto posto para Robert Virves/Aleks Lesk (Skoda Fabia RS Rally2) a 23.9s do líder, seguindo-se Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroen C3 Rally2) a 27.3s,
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