WRC, Rali da Polónia: ‘amarelo’ em 2015, saiu em 2017, por que voltou em 2024?
Depois das PEC3 e PEC6, a mesma, Wieliczki, com 12.90 km terem sido interrompidas devido a problemas com a segurança dos espetadores, eis que também na sétima, Olecko, com 13.20 km voltou a haver o mesmo tipo de problemas, e a Direção de Prova voltou a seguir as indicações dos Delegados de Segurança, interrompendo a especial depois de passarem apenas algumas equipas.
Não é de agora que o Rali da Polónia tem problemas com o público, e se no Europeu de Ralis estas questões são menos prementes, pois há muito menos gente na estrada, no WRC não é assim.
Basta recordar as nossas ‘notas’ para perceber que o Rali da Polónia teve problemas com a segurança dos espetadores durante quatro anos consecutivos, e foi essa a razão pela qual o Promotor do WRC, por pressão da FIA, não renovou o seu contrato depois de 2017.
Os problemas com os espetadores foram mais do que muitos, os problemas de segurança dos espetadores valeram ao Rali da Polónia um aviso oficial de ‘cartão amarelo’ da FIA após o evento de 2015, o que significou que o evento de 2016 teve de decorrer sem quaisquer problemas. A FIA ficou satisfeita com as melhorias introduzidas no Rali da Polónia em 2016, mas não ficou satisfeita com o descontrolo dos adeptos em 2017, e certamente não está nada satisfeita com este regresso do Rali da Polónia ao calendário, pois os problemas estão a ser exatamente os mesmos.
Na altura, em 2017, as razões para a saída da Polónia eram claras: “Lamentamos perder a Polónia, mas por razões de segurança a FIA tomou a decisão de não voltar no próximo ano. Não se trata de falhas de segurança por responsabilidade do organizador, mas sim de uma consequência da indisciplina dos espetadores que se verificou.
Sete anos depois a pergunta que se impõe é simples: cartão amarelo em 2015, reincidência em 2017, questões de segurança regressam no primeiro dia de prova em 2024, portanto, porquê o regresso?
O dinheiro já é mais importante do que a segurança?
WRC: Polónia quer recuperar lugar no campeonato, 28 Setembro 2017 – CLIQUE AQUI
Rali de Portugal confirmado no WRC 2018, Polónia de fora, 23 Agosto 2017 – CLIQUE AQUI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI