GP Áustria F1: Max Verstappen lidera treino após sentir problemas no Red Bull RB20

Por a 28 Junho 2024 12:40

Max Verstappen foi o piloto mais rápido no treino livre do Grande Prémio da Áustria, com a marca de 1:06.685s, após ter ficado parado em pista a meio da sessão, com um problema a obrigar à retirada do RB20 para a box. Instantes depois, o neerlandês voltou à pista, devendo ter sido uma questão menor no carro austríaco.

Tendo que abortar uma das suas tentativas com pneus macios, Lando Norris foi o mais rápido no primeiro setor, dando bons sinais para a qualificação, até que falhou a travagem para a entrada na curva 4 e passou pela gravilha. O seu companheiro de equipa Oscar Piastri ficou no segundo lugar, a 0.276s da marca de Verstappen, seguindo-se os dois pilotos da Ferrari. 

Os dois pilotos da Mercedes estiveram grande parte do treino na liderança da tabela de tempos, mas com pneus duros montados nos monolugares.

As equipas esperaram para montar pneus macios nos seus monolugares para o único treino do fim de semana do Grande Prémio da Áustria, com muito trabalho efetuado nos pneus duros e médios. A exceção foi a Williams, que rodou muitas voltas com pneus macios, adiando a entrada de outro composto nos seus dois carros até aos instantes finais da sessão. 

Com relatos de algumas gotas de chuva em certas zonas do traçado austríaco, os pilotos da Mercedes começaram o único treino livre do fim de semana do Grande Prémio no topo da tabela de tempos, com George Russell a ser o primeiro a colocar um tempo de referência, com a marca de 1:07,932s com pneus duros montados no W15. 

Com pneus médios no Red Bull RB20, Max Verstappen bateu o tempo dos pilotos da Mercedes por breves momentos, até que Russell voltou a assumir a primeira posição da tabela de tempos, com 1:06.386s. 

Hamilton e Russell continuaram a trocar argumentos com os pneus duros no topo da tabela de tempos, deixando Max Verstappen e Sergio Pérez nas posições seguintes, com Lando Norris em quinto. 

Os dois pilotos da Williams saíram para a pista com pneus macios ainda antes do final da primeira meia hora de sessão, não conseguindo melhor do que o 11.º tempo, por Alexander Albon, a 1.090s do tempo de Lewis Hamilton, que voltou à liderança da tabela de tempos a 36 minutos do final. O tempo do britânico foi de 1:06.254s.

A Williams ainda não tinha tocado em qualquer composto além dos pneus macios, podendo adivinhar-se que esta não será a escolha para a corrida Sprint. 

Max Verstappen ficou parado na reta da meta do Red Bull Ring, obrigando à suspensão da sessão de treinos livres pouco depois da passagem pela meia hora.

Verstappen alterou o modo de diferencial no seu volante e foi audível o problema no RB20, tendo o piloto neerlandês parado na reta da meta. Recordamos que Max Verstappen pode ser penalizado por troca de componentes da unidade motriz, não sendo conhecido, ainda, o que originou esta paragem no treino.

Após os comissários de pista recolherem o Red Bull e levando-o para a box, a sessão foi recomeçada, demorando pouco tempo para o neerlandês voltar à pista. 

Voltando aos pneus escolhidos durante o treino, se a Williams não montara nenhum composto além dos macios, várias equipas não experimentavam outros que não os duros.

A 16 minutos do final do treino, não havia uma simulação de qualificação realizada, procurando os pilotos e equipas prepararem outro cenário. 

Yuki Tsunoda, Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu passaram a rodar com pneus macios à entrada dos últimos 10 minutos do treino, quando Logan Sargeant voltava à pista com pneus médios pela primeira vez no Williams FW46.

Esperavam-se algumas simulações de qualificação para os últimos instantes do treino. Desta forma, Lance Stroll saltou para o segundo posto da tabela de tempos. 

Os dois pilotos da Ferrari bateram os tempos de Lewis Hamilton, que teimava em estar em pista com pneus duros e não fazendo nenhuma volta rápido com pneus macios. Por isso, os adversários colocaram-se nas posições cimeiras, com Max Verstappen a realizar a volta rápida em 1:05.685s, deixando Charles Leclerc e Carlos Sainz atrás de si. 

Oscar Piastri comprovou o que podemos esperar da McLaren no Red Bull Ring, colocando-se a 0.276s da marca de Verstappen, no segundo lugar, ao mesmo tempo que Russell abortou a sua primeira tentativa com pneus macios. 

Com um rápido primeiro setor, Lando Norris estragou uma tentativa de simulação de qualificação, indo à caixa de gravilha da curva 4 após falhar a travagem. A partir desse momento, o britânico deixou de poder alterar a configuração da tabela de tempos, terminando o treino alguns instantes depois.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
4 meses atrás

A palhaçada do costume… Tudo está mal nos treinos mas faz sempre o melhor tempo..
Qt á sportv, não há que perder tempo a criticar… que miséria.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado