WRC, Rali da Polónia: Ott Tänak marca o ritmo no shakedown
Ott Tänak deu sequência à sua boa forma no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, sendo o mais rápido no shakedown da manhã de quinta-feira no Rali da Polónia com o seu Hyundai i20 N Rally1.
O piloto estónio começa esta sétima ronda da série 2024 depois de uma vitória em Itália. Apontado pelos fãs como o favorito à glória nas super-rápidas estradas de terra da Polónia, Tänak foi 1,1 segundos mais rápido do que o seu adversário mais próximo, o companheiro de equipa Thierry Neuville, no warm-up de Lubiewo.
Tänak tem contas a ajustar, uma vez que o Rali da Polónia, com sede em Mikołajki, regressa ao campeonato após um hiato de sete anos. Um furo roubou-lhe aquela que teria sido a sua primeira vitória na fase final da edição de 2016.
“Gosto muito deste rali, mas nunca consegui vencê-lo”, afirmou. “É um objetivo pelo qual gostaria de lutar, mas vamos ver durante o fim de semana.
“Vai ser um rali muito exigente, com muita velocidade. Esperamos ter feito um bom reconhecimento – essa é a parte crucial aqui.”
O líder do campeonato, Neuville, proporcionou muito entretenimento para os fãs quando ficou ligeiramente afastado na sua primeira passagem de ‘treino’, embatendo num fardo com o canto traseiro do seu Hyundai e sofrendo alguns danos cosméticos. No final do troço, o piloto do M-Sport Ford Puma, Adrien Fourmaux, liderava com 0,7 segundos de vantagem sobre o terceiro classificado.
O vencedor do Rali da Polónia em 2016, Andreas Mikkelsen, foi quarto noutro Hyundai, apenas dois décimos de segundo à frente do estreante de alto nível Mārtiņš Sesks. Sesks, que vem da Letónia, está a conduzir um Puma não híbrido e registou o quinto melhor tempo na sua quarta tentativa da especial.
Elfyn Evans foi segundo após a sua primeira passagem no shakedown, mas caiu para sexto no final. Atrás dele estava o colega do Toyota GR Yaris, Kalle Rovanperä, que se estreou nesta prova após uma preparação frenética, depois de ter vindo substituir Sébastien Ogier à última da hora: “Ontem fizemos 14 horas de reconhecimento”, revelou Rovanperä. “Não é fácil, o nosso teste, foram os 5 quilómetros que fizemos agora. Vamos ver se conseguimos ajudar um pouco a equipa e impressionar os fãs.”
Em oitavo ficou o piloto da Toyota, Takamoto Katsuta, enquanto Grégoire Munster terminou em nono.
As equipas enfrentam uma super especial ainda esta noite para dar início à ação. A PEC1, Mikołajki Arena 1, tem início previsto para as 18:05h (Portugal continental).
FOTO @World
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI