Equilíbrio na F1: quatro equipas lutam por cada décimo, Ferrari foi 4ª em Espanha

Por a 26 Junho 2024 11:53

Com as diferenças mínimas entre as equipas da frente a F1 ‘devolve’ reviravoltas a cada traçado. A competição é acirrada e por isso a correlação de forças tem vindo a mudar a cada pista e em Espanha a ‘fava’ saiu à Ferrari…

O herói ‘caseiro’ do GP de Espanha, Carlos Sainz, estendeu o seu recorde ao voltar a marcar pontos no ‘seu’ Grande Prémio, colocando a marca em 10 eventos seguidos, mas por outro lado, fazê-lo com um sexto lugar tornou a questão…agridoce!

A Ferrari simplesmente não teve ritmo no Circuito de Barcelona-Catalunha – o SF-24 não gosta de curvas longas – e, portanto, foi a quarta melhor equipa todo o fim de semana.

Charles Leclerc conseguiu a sua melhor classificação em Espanha desde 2021 – mas o seu pior resultado em 2024, o quinto lugar.

Também houve tensão entre os companheiros de equipa, com Leclerc e Sainz a oferecerem opiniões diferentes sobre uma luta inicial que só por sorte se ‘resolveu’ com o menor dos contactos…

Para Fred Vasseur, Diretor da Equipa: “começámos em quinto e sexto e acabámos em quinto e sexto e a conclusão a que chego é que temos de fazer um melhor trabalho na qualificação. Precisamos de dar um pequeno passo em frente para não começarmos atrás, pois isso leva-nos a correr riscos com a estratégia. A diferença para os da frente era de cerca de dois décimos, e foi semelhante na corrida e se olharmos para a distância da corrida, a diferença continuou a ser a mesma.

Quanto ao contacto entre os nossos pilotos, foi muito ligeiro e não creio que nos tenha custado nada. O que nos custou mais foi que, depois das nossas paragens, saímos atrás de alguns carros, foi muito ‘apertado’ e perdemos dois ou três segundos. Com o Carlos, queríamos cobrir o Russell, e foi por isso que tivemos de optar pelos médios e duros, pois fizemos a paragem mais cedo. Com o Carlos, o plano era prolongar o stint para ir um pouco mais longe e foi por isso que pudemos experimentar os pneus macios.

Com uma diferença tão pequena entre as equipas, tudo pode mudar: há quatro equipas a dois ou dois décimos e meio de distância, por isso, de pista para pista, a ordem de classificação pode mudar. Na próxima semana, corremos na Áustria, onde teremos outro Sprint e espero que o traçado da pista seja mais adequado para nós”.

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
5 meses atrás

“Com o Carlos, queríamos cobrir o Russell…Com o Carlos, o plano era prolongar o stint para ir um pouco mais longe e foi por isso que pudemos experimentar os pneus macios.” ???? Um bocado confuso essa dos dois “Carlos…assim fica difícil de perceber quem é quem! O que deveria estar escrito era: Com o Carlos (Sainz), queríamos cobrir o Russell… Com o Charles Leclerc, o plano era prolongar o stint para ir um pouco mais longe… O que vale é que no próximo ano não haver confusões com os nomes dos pilotos da SF.

Last edited 5 meses atrás by .
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
5 meses atrás

Penso que será mais adequado à scuderia do que o circuito da catalunha, porém o mesmo pode ser dito em relação a RB e Mclaren, por isso não espero um cenário muito diferente, mas veremos.

Patucho10
Patucho10
5 meses atrás

A Ferrari no momento dá a sensação que não está a acompanhar o ritmo da evolução do SF24. Porque no canadá esperava-se que tivesse forte e foi um desastre, em Barcelona com piso seco todo o fim de semana percebeu-se que faltou ritmo de corrida. Então vamos ver agora na Austria como vai ser a performance se melhora ou está igual a Barcelona ou mais um desastre como no Canadá.

Scirocco
Scirocco
5 meses atrás

Deve concerteza fazer parte da estratégia de pressão á RB para esta e o Max cometerem erros. Está a ser um sucesso…

Thor
Thor
Reply to  Scirocco
5 meses atrás

Está, está…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado