F1: FIA não intervém no caso das asas flexíveis
Os recentes desenvolvimentos das asas flexíveis na Fórmula 1 suscitaram discussões entre as equipas, mas a FIA não tem atualmente preocupações quanto à sua legalidade e por isso, não tem nenhum plano para intervir.
A entidade federativa não planeia intervir, uma vez que as asas passam os testes de flexibilidade existentes, como alguns relatos davam conta. A controvérsia reside na potencial vantagem competitiva obtida com ‘designs’ que algumas equipas consideram que ultrapassam os limites das regras.
Especulou-se que algumas equipas poderiam apresentar queixas formais sobre estas asas flexíveis, mas a FIA continua confiante de que tudo está conforme as regras, tal como evidenciado pelo facto das asas passarem os testes de carga padrão aplicados atualmente. Estes testes garantem que as asas não se dobram excessivamente sob cargas especificadas e, para já, a FIA não planeia aumentar o rigor destes testes.
Helmut Marko, consultor da Red Bull, esclareceu que a equipa não apresentou uma queixa sobre a asa flexível da Mercedes, mas simplesmente fez saber da mesma. Marko salientou que, apesar da vantagem da Mercedes nas retas, o seu carro passou nos testes, indicando a conformidade com os regulamentos.
O austríaco destacou, também, que a Red Bull enfrentou um escrutínio semelhante no passado em relação aos seus próprios ‘designs’ de asas flexíveis, sugerindo que tais discussões são uma parte rotineira da Fórmula 1.
As asas flexíveis continuam a ser um tema de conversa entre as equipas, mas a FIA não vê necessidade imediata de alterar a sua abordagem. Equipas como a Mercedes, a McLaren e a Red Bull continuarão provavelmente a explorar os limites da flexibilidade das asas no atual quadro regulamentar, uma vez que a entidade mantém a sua posição sobre a questão.
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI