GP Espanha F1, Destaque: Max Verstappen
Max Verstappen teve mais um desempenho notável em Espanha, para garantir uma vitória muito disputada. A sua manobra decisiva para ultrapassar George Russell durante as primeiras voltas foi fundamental, definindo o tom para o resto da corrida.
O neerlandês, que não foi o mais rápido em nenhum dos treinos livres, acabou batido por Lando Norris na sessão de qualificação por 0.020s, após voltas rapidíssimas de ambos os pilotos no último segmento da sessão de qualificação. Os dois estiveram em evidência nessa sessão, sendo apontados como os principais candidatos à vitória na corrida.
No início da prova, Verstappen conseguiu ultrapassar o duro desafio colocado por Norris, evitando a frustração do piloto britânico na largada e mais tarde, quando o neerlandês bateu o ‘foguete’ George Russell na volta 3. O piloto da McLaren ficou preso atrás de Russell durante o primeiro ‘stint’, com a ultrapassagem de Verstappen a ser fundamental para o seu triunfo, uma vez que ficou no ar limpo e pôde gerir os seus pneus eficazmente, ditando o ritmo da corrida a partir da frente.
Apesar da velocidade evidente da McLaren e de ser uma ameaça genuína, a ligeira vantagem da Red Bull, combinada com a estratégia e a condução de Max Verstappen, permitiu-lhe manter-se na frente. A capacidade de manter Norris fora do alcance do DRS comprova a sua inteligência e abordagem estratégica.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA