GP Espanha F1: Divergências entre Sainz e Leclerc…

Por a 23 Junho 2024 20:56

Há conflito de opinião entre Carlos Sainz e Charles Leclerc relativamente ao seu ‘encontro’ em pista. Estão em desacordo, pontos de vista divergentes e o debate através da imprensa foi intenso.

Carlos Sainz e Charles Leclerc discordam do ‘encontro imediato’ que ambos tiveram entre a primeira e segunda curva do traçado de Barcelona.

Apesar dos dois Ferrari terem terminado precisamente onde começaram a corrida, Charles Leclerc foi quinto, à frente de Carlos Sainz, ambos apresentaram opiniões muito diferentes após a corrida sobre a sua ‘luta’ inicial em pista.

Leclerc estava inicialmente à frente e a tentar poupar pneus no início da corrida, quando se viu ‘espremido’ por dentro por Sainz na Curva 1 na volta 3 de 66. Os dois tiveram um breve contacto antes de o espanhol se desviar para fora da pista, ficando com a posição.

“É uma pena, porque a equipa tinha-nos dito antes da corrida para pouparmos os pneus neste momento da corrida e eu estava a fazer exatamente isso na última curva, que é uma curva muito boa para poupar”, disse Leclerc descontente: “E nós sabíamos que tínhamos de poupar os dois, e o Carlos usou aquela volta a forçar na [Curva] 14 e estava muito perto de mim e ultrapassou-me, o que foi bom, mas ele obviamente fez a curva como se eu não estivesse lá.

“É uma pena, mas de qualquer forma vamos falar internamente, não é nada de especial, compreendo que é a corrida em casa dele num momento muito importante da sua carreira e ele queria fazer algo espetacular, mas eu não era provavelmente a pessoa certa para ele fazer aquilo. Mas está tudo bem, acho que ele vai ver a imagem e vai entender que eu estava por dentro e que ele não podia virar naquele momento”, foi a avaliação final do monegasco.

No entanto, esta não foi uma opinião partilhada por Sainz, quando foi questionado sobre o mesmo incidente após a corrida: “Acho que muitas vezes ele se queixa de alguma coisa depois de uma corrida. Obviamente quente, ele pode pensar isso”, disse Sainz. “Honestamente, nesta altura da época, não sei. Eu estava a atacar, nós estávamos com um pneu macio novo, a Mercedes estava com um macio usado e nós tínhamos de atacar nas primeiras voltas quando estamos com um pneu novo e tentar passá-los, como dissemos mesmo antes da corrida.

“Passei o Charles porque não sei se ele cometeu um erro ou se estava a gerir um pouco demais.”

No entanto, a principal frustração de Sainz após a corrida não foi a batalha com o seu companheiro de equipa, mas sim as decisões estratégicas que lhe custaram a oportunidade de terminar em primeiro lugar.

Em vários momentos da corrida, ele esteve à frente do seu companheiro de equipa e de Lewis Hamilton, e até quase apanhou Russell nas paragens nas boxes.

“Continuei [depois de ultrapassar Leclerc] e quase passei o Lewis, fizemos uma ultrapassagem ao Lewis e quase passámos o Russell nas paragens nas boxes, por isso acho que estava a tentar o que tenho de tentar como piloto, o que é exigido de mim como piloto e [Leclerc] optou por gerir mais. No final, para ele, valeu a pena, pois bateu-me no final com um pneu macio-médio-macio. Para mim, optei por ser agressivo com um macio-médio-duro e não compensou. É o que é”.

Leclerc está agora atrás de Lando Norris no campeonato de pilotos, com o homem da McLaren dois pontos à frente, depois de ter terminado em segundo em Espanha e ter ganho o ponto de bónus da volta mais rápida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
3 meses atrás

Sainz é o novo Calimero da F1. Já sei que a legião de fãs vai encher-me de pontos negativos, mas é o que é. Atacou o companheiro contra instruções da equipa e ia dando asneira (não foi diferente do que o Ocon fez no Mónaco e foi criticado por todos), mas quem chora é ele. Foi atacado da mesma forma pelo Hamilton, mas quem chora é ele. A Ferrari dividiu as estratégias – o que é natural, com 2 carros tão próximos – o companheiro executou melhor, ou teve sorte, quem chora é ele. (Lembrem-se que o Leclerc contestou a… Ler mais »

Last edited 3 meses atrás by Cágado1
Cágado1
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Ora aí está o 1º. Um muito obrigado ao covarde anónimo, que em vez de expressar a sua posição dá pontos negativos. Venham mais!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Também acho que o Sainz anda um bocado perdido e até despersonalizado. Postura negativa em pista.
Acredito que não seja nada fácil engolir o facto de não ter contrato com a Ferrari. Acho que ele sente que merecia.

2020
2020
Reply to  Daniel Sousa
3 meses atrás

Nota-se há poucos fans do sainz…

Patucho10
Patucho10
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Concordo, pois também já comentei aqui que o Sainz anda a cometer vários erros, levei uma série de negativos, mas a verdade é que ele continua, e já começou este momento mais negativo dele em Miami quando destruiu a corrida do Piastri . Ele continua a cometer erros e provavelmente pode ter a ver com o momento de incerteza em relação ao próximo contrato. Se ele continuar com este impasse vai ser pior para ele, mais pressão, mais erros!

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Como não vejo qualquer utilidade num sistema de pontuação aqui, porque vejamos muitos pontos positivos dá o quê? Uma bicicleta? ou uma coisa porreira como um bilhete grátis para assistir a um GP (isso sim, seria de valor) dado pelo Autosport? Nunca dei pontos negativos ou positivos, não vejo qualquer relevância nisso, quando discordo contraponho, na minha opinião ,é assim que se faz. Quanto ao Sainz concordo com a análise, caro forista, sempre o achei overrated também, o pai, esse sim um senhor piloto, exerce muita influência, o nome conta muito, o filho é um bom segundo piloto, nunca um… Ler mais »

2020
2020
Reply to  MiguelCosta
3 meses atrás

Aqui, dá um jantar no final do ano aos mais credenciados…

917/30
Reply to  MiguelCosta
3 meses atrás

Nem só de foras de série e 2ºs pilotos vive a F1, existe uma categoria de pilotos a meio, Sainz (na minha humilde opinião) está nessa categoria.

Cágado1
Reply to  917/30
3 meses atrás

Na minha tb. Porque é que embirras tanto quando eu o digo?

917/30
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Bem…acima queixas-te de te darem negativos sem argumentar, eu argumento mas aí já é embirração… vê lá se te decides…
p.s. Há uns tempos criticaste-me por dizer “venham de lá esses negativos” (disseste que essa minha frase era rídicula ou algo parecido) agora fizeste exactamante o mesmo…lol

Cágado1
Reply to  917/30
3 meses atrás

Claro que prefiro que comentes do que dês negativos. No entanto os teus comentários são bastante agressivos. Não percebo porque que o fazes, acima de tudo sendo a nossa opinião base igual, neste caso.
Duvido muito que te tenha criticado por dizeres venham ‘lá esses negativos’. É uma luta minha de longo tempo. Se disse, fiz mal, peço desculpa.

Cágado1
Reply to  MiguelCosta
3 meses atrás

Tb não vejo utilidade no sistema de pontos, uso-os apenas em 2 circunstâncias:
– Quando acho que um comentário está muito bem escrito, com informação tão completa, que não tenho nada a acrescentar (faço-o com alguma frequência);
– Quando alguém faz um comentário insultuoso, com um piloto ou um forista (felizmente é raro).
Se aparecessem os autores dos pontos, tipo facebook, estou convencido que haveria menos negativos

Last edited 3 meses atrás by Cágado1
2020
2020
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Um bom companheiro para o max já que são 2 chorões…

917/30
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Tanto falas em choro do Sainz mas o que vejo no teu comentário é o teu choro contra o espanhol… lol (espero que não leves a mal a piadola) Agora mais a sério, “Atacou o companheiro contra instruções da equipa”? Havia ordens de equipa? Sobre a corrida, facto é que antes de meter duros para o último stint estava à frente de Leclerc, não sei o porquê de o ter feito em vez de por os macios, mas tanto Sainz como Russell só foram ultrapassados pelos colegas de equipa após esse erro estratégico (culpa dos pilotos ou da equipa?) Também… Ler mais »

917/30
Reply to  917/30
3 meses atrás

Pelos vistos não é só ao Cágado1, também eu fui brindado com um negativo de um cobardolas, a ver por quem tem estado a fazer posts a era esta hora tenho quase a garantia de saber quem foi… lol

Cágado1
Reply to  917/30
3 meses atrás

O teu comentário sobre a estratégia do Sainz não tem ponta por onde se pegue: o Sainz parou mais de 10 voltas antes do Leclerc, como é que podia pôr macios? O que foi dito é que ambos tinham instruções para poupar no 1.º stint. É óbvio que o Sainz não o fez, foi contra as ordens de equipa. Tudo o que eu digo é uma análise objetiva, independentemente de gostar ou não gostar dele. Tenta contestar esses argumentos, que eu quero ver. Quanto à comparação com o Pérez (que não é chamada para este post), não tenho dúvidas que… Ler mais »

917/30
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

lol Não tem ponta por onde se pegue? Muito boa essa! E quem te disse que Sainz não poderia ter parado mais tarde? Sainz (a SF) reagiu à 1ª paragem de Russell na volta 16 (o que se veio a revelar ser uma estratégia errada) pois tanto Russell como Sainz foram ultrapassados pelos colegas de equipa no último stint… A SF foi atrás de Russell com Sainz e de Hamilton com Leclerc, percebeste??? Essa do “Sainz mesmo fraquinho” é mesmo conversa de hater, e isso tira-te toda a credibilidade, por outro lado, não percebo como consegues concordar comigo quando acima… Ler mais »

Cágado1
Reply to  917/30
3 meses atrás

Estás ver o que eu digo, aí está mais uma prova da tua agressividade e falha à verdade. Quanto à estratégia: tu perguntaste porque é que o Sainz não pôs macios no último turno. Tu próprio deste a resposta ao dizer que ele parou mais cedo para cobrir o Russell no 1.º. Nada mais a dizer! O Leclerc seguiu a estratégia e ganhou com isso. Quanto a ter chamado fraquinho ao Sainz: julgo que nunca na vida o fiz. É um piloto médio, sobre o qual sempre puseram demasiadas expectativas. Sempre contrapus a essas expectativas. É um facto que melhorou… Ler mais »

917/30
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Ponto nº 1 não critico por criticar, ponto nº 2, acho que estás a ver agressividade e falta de verdade onde elas não existem mas tudo bem, cada um é como cada qual… Dizes que Lec seguiu a estatégia, mas quem te garante que Sainz não fez o mesmo. A decisão de Sainz ter ter parado mais cedo para cobrir Russell foi de quem? Do piloto ou ordem da equipa? É justamente esse o meu ponto. Se tiveres algo que prove que foi o Sainz a fazer algo contra o que a equipa mandou partilha. Sobre nunca na vida teres… Ler mais »

Cágado1
Reply to  917/30
3 meses atrás

… e cada qual é como efectivamente! Sobre a estratégia: Foi dito pelo Leclerc publicamente e não contrariado pelo Sainz que ambos tinham instruções para não atacar de início. Claramente o Sainz não a seguiu de início. A partir desse momento, claro que a estratégia tem de ser adequada. É óbvio que não foi ele que foi buscar os pneus e os montou, nem se ouviu discutir com a equipa, depois de ajustada, seguiu a estratégia. Não a inicial. É perfeitamente normal que em função da evolução da corrida, com andamentos e posições próximas, a Ferrari tenha optado por dividir… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Tens razão, mas há um ‘mas’. O Leclerc , que foi o 1° a queixar- se no rádio e depois perante os microfones ( com o mau gosto de ter acrescentado q o espanhol fez aquela manobra porque tem q arranjar um.lugar na F1 em 2025) já se esqueceu que há quem não se esqueceu das suas travagens fumegantes no fim de Monza 23 estando em duelo e atrás do Sainz? Certo, um pacto é um pacto, mas estamos a falar do piloto que atacou a pole position em Monza impedindo deliberadamente o Vettel de fazer uma última volta (… Ler mais »

Scb
Scb
3 meses atrás

“O Leclerc estava com uma estratégia errada, tínhamos que atacar”. Mas o Leclerc termina à frente dele. 🤡
O Calimero anda de faca nos dentes para arranjar um bom contrato. Após a vitória dele “a Ferrari já se arrependeu, todas as equipas o querem”. Afinal tem a Williams ou a Sauber. Que piloto chorão, e eu que até nem desgostava dele.

2020
2020
Reply to  Scb
3 meses atrás

Red Bulls e assim ficam lá 2 chorões.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
3 meses atrás

A partir do momento em que o Sainz está sem contracto para a próxima temporada, com a perspectiva altamente desmoralizadora de dar um enorme passo atrás na carreira, é no mínimo optimista esperar que tudo seja perfeito até ao fim da temporada. Vamos ter momentos em que o Sainz vai fazer as coisas pensando apenas em si, isso vai prejudicar a equipa, por vezes penalizará o seu companheiro, mas não acho que haja um outra saída possível dadas as circunstâncias. De resto, algo de muito semelhante, talvez até mais conturbado, tem sido o ambiente entre os pilotos da Mercedes e… Ler mais »

garantia4
garantia4
3 meses atrás

O que deprime nisto é estarem a lutar por um… 5° lugar.
E depois:
CL:” Infelizmente danificou-me ( o Sainz) a asa esq. dianteira, o que mos fez perder algum tempo ( Leclerc).
O pároco francês: ” Foi um pequeno contacto mas não perdemos nada nesse episódio”.
Independentemente de quem tenha ou não razão , não há um assessor de imprensa na Ferrari? Não há alguém q se encarregue das RP? É q este foi o 3° episódio do género no fim de semana entre os dois.

jacinto-18
3 meses atrás

Os dois juntos, talvez dê um piloto mediano. Como adepto da Ferrari Sainz vai embora. Hamilton entra numa fase descendente da carreira. Conclusão Leclerc também pode ir. E contratam Norris na impossibilidade de ser Verstappen.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado