GP Espanha F1: Pneus macios podem entrar na equação para a corrida

Por a 23 Junho 2024 12:13

As recentes alterações ao traçado do Circuito Barcelona-Catalunha aumentaram a velocidade, mas as ultrapassagens continuam a ser difíceis e continua a ser exigente para os pneus, afetando o seu desempenho. 

Algumas equipas estavam na expectativa para o Grande Prémio de Espanha no Circuito de Barcelona-Catalunha, um local bem conhecido por todos que serve para ‘medir’ os níveis de desempenho dos monolugares, muitos deles com melhorias introduzidas nas corridas anteriores. 

Segundo a Pirelli, as principais conclusões das sessões de treinos eram a falta de ritmo do composto duro e a diferença significativa de desempenho entre os compostos macio e médio, com o pneu macio a ser cerca de meio segundo mais rápido em condições de corrida. Isto influenciou a uniformidade nas escolhas de pneus, com as equipas a reservarem predominantemente apenas o pneu duro obrigatório e a Williams a ser a única equipa a manter dois médios para a corrida de hoje.

Lando Norris, Max Verstappen, Charles Leclerc e Carlos Sainz guardaram um novo conjunto de pneus macios, podendo estes pilotos terem uma vantagem estratégica significativa, uma vez que esperando-se alta degradação das borrachas, os pneus novos oferecem melhor desempenho do que os usados.

A estratégia de paragens mais provável deverá ser um início com pneus macios, seguindo o composto médio e voltar ao macio para o ‘stint’ macio. De acordo com a Pirelli, esta abordagem envolve paragens nas boxes entre as voltas 15 a 21 e 41 a 47. Começar com o pneu macio, apesar da sua maior degradação com um depósito de combustível cheio, oferece uma vantagem de ritmo que as equipas podem considerar interessante.

Uma estratégia de duas paragens que use duros em vez de médios no ‘stint’ intermédios, implica paragens nas boxes entre as voltas 13 a 19 e 42 a 48, mas pode permitir forçar mais o andamento para os pilotos não rodarem no tráfego. 

Será difícil assistir a uma estratégia de três paragens, mas poderá acontecer usar-se pneus macios com um turno ligeiramente mais longo de pneus médios. 

Existe a possibilidade de aguaceiros, que podem lavar a borracha, reduzir a aderência e aumentar o desgaste dos pneus, especialmente do pneu dianteiro esquerdo. Um dia mais frio e nublado tornaria o uso dos pneus macios mais atraente.  

Há que ter em conta a elevada degradação e o undercut funcionar muito bem na Catalunha, pode resultar em paragens antecipadas nas boxes. Uma paragem em situação de bandeira verde demora cerca de 22.5s, mas em Virtual Safety Car ou Safety Car os pilotos podem perder menos 10 segundos para o pelotão. 

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

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