F1, Bruno Famin apoia regresso de Briatore: “Não me importo muito com o passado”
Bruno Famin defendeu a decisão da Alpine de contratar Flavio Briatore, apesar do passado negativo que o italiano tem na Fórmula 1, afirmando que a sua experiência pode ajudar mais rapidamente a equipa a progredir.
Seria de supor que o ponto final do trajeto de Briatore na Fórmula 1 teria sido o escândalo Crashgate que levou à sua demissão da Renault em 2009. Envolvido na questão do resultado final do Grande Prémio de Singapura de 2008, em que Nelson Piquet Jr. recebeu instruções para se despistar deliberadamente, beneficiando o seu colega de equipa Fernando Alonso, que acabou por vencer a corrida, Briatore foi, em primeira instância, banido pela FIA, mas esta decisão foi anulada por um tribunal francês em 2010. Desde então, Briatore mantém um envolvimento periférico na F1, nomeadamente através da gestão da carreira de Alonso e na função de apoiar a gestão da Fórmula 1, uma posição que não foi explicada detalhadamente, nem se sabe se manterá com o cargo na Alpine.
Ao falar do regresso de Briatore como consultor executivo da Alpine, Famin sublinhou uma abordagem orientada para o futuro. “Olhamos para a frente e não para trás”, afirmou Famin quando questionado sobre a decisão da equipa francesa no Grande Prémio de Espanha, acrescentando que o passado do italiano é irrelevante para o papel que assume a partir de agora. “Não me importo muito com o passado”, disse o chefe de equipa da Alpine. “Estou sempre a olhar para o futuro, para o que podemos conseguir e para melhorar a nossa equipa. E esse é realmente o nosso objetivo. O que vejo ao ter o Flavio como colsultor da equipa é a oportunidade de ter a sua experiência para nos ajudar. Ele tem um conhecimento muito elevado da Fórmula 1, conhece muita gente e tenho a certeza que nos ajudará a desenvolver a equipa mais rapidamente e melhor. É tudo.”
A nomeação de Briatore faz parte de uma estratégia mais ampla da Alpine para revitalizar o seu projeto de F1 e recuperar a sua vantagem competitiva. Apesar da controvérsia em torno do seu passado, a atenção de Famin está centrada em aproveitar a experiência e os conhecimentos de Briatore para fazer avançar a equipa.
“Existe um objetivo muito claro de melhorar a competitividade da equipa o mais rapidamente possível. Estamos à procura de um apoio forte, estamos muito contentes por termos recebido Davide Sanchez, diretor técnico, uma oportunidade ótima e conseguimos aproveitá-la muito rapidamente. E sobre Flavio, o objetivo é melhorar a equipa o mais rapidamente possível e com o conhecimento, a influência, a rede [contactos] de Flavio, é um trunfo e usamos todos os trunfos disponíveis para tornar a equipa mais forte”, concluiu Famin.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pelos vistos, também não se importa com a reputação da equipa. Nem com os maus resultados, nem com o brain drain por que a equipa passou, ou com a falta de gestão dos conflitos entre pilotos. Não se importa com nada. Este Famin é um verdadeiro niilista.
Outro =
Toda a gente tem direito a redenção. O Briatore pagou pelos seus ‘pecados’, tem direito a regressar à F1. Agora, que regresse ‘ao local do crime’, já é mais estranho. Será que o valor que traz compensa o dano que faz à imagem? Duvido muito!
Uma vergonha esse gajo estar de volta! (digo gajo propositadamente)