GP Espanha F1: Problemas na Alpine continuam
Esteban Ocon e Pierre Gasly nunca se entenderam nem nunca se vão entender, mas com as recentes tomadas de posição por parte do Chefe de Equipa, Bruno Famin, as coisas tendem a acalmar um pouco, mas a tensão mantém-se clara na equipa e o ‘porte’ desafiador de Ocon não parece ir mudar…
No Mónaco houve uma colisão dentro entre os dois carros da equipa na volta de abertura e Ocon foi acusado de ignorar as instruções, mas houve outra reviravolta em Montreal. Depois de perder uma posição para Daniel Ricciardo devido a um problema de gestão de energia, Ocon ficou descontente por lhe ter sido pedido que deixasse passar Gasly nas últimas voltas da corrida, mas acabou por fazê-lo a pouco mais de uma volta do fim.
Gasly não conseguiu chegar a Ricciardo nessa altura, mas a Alpine não trocou as posições. Ocon ficou furioso depois da corrida, dizendo que tinha sido “demasiado simpático” e que seguiu sempre as instruções, mas a Alpine contrapôs que demorou demasiado tempo para Ocon seguir a ordem e que isso custou a Gasly a sua melhor hipótese de bater o RB.
A presença de Nico Hulkenberg logo atrás de Ocon também foi apontada como uma razão para não trocar os pilotos novamente no final da corrida.
Ou seja, Ocon fez o que lhe foi pedido, mas certificou-se que o fazia deixando o mínimo espaço de manobra e no fima da corrida veio de novo refilar. Bruno Famin veio depois a público dizer que estava pouco preocupado com as ‘questões’ dos seus pilotos mas a penbsar única e exclusivamente no melhor para a equipa e este desacordo só serve para manter o foco na tensão dentro da equipa e, com dois pilotos muito próximos, há todas as hipóteses de cenários semelhantes no futuro.
Ocon já deixou claro que tudo vai fazer para manter a posição de confronto, e Bruno Famin vai claramente continuar a ser ‘testado’. Isto só se resolve de uma forma, embora não saibamos se por contrato a Alpine o pode fazer, mas só mesmo com algo mais drástico face a Ocon, é que algo pode mudar, pois há muito se percebe que do lado de Gasly não há o mesmo tipo de atitude como o do seu compatriota…
A Alpine vai desistir de ser fabricante em 2026 e ser cliente de outra fabricante. É completamente ridículo e vergonhoso para a Renault, porque não vendem a equipa e a tecnologia dos motores de 2026 que já fizeram à Andretti e Cadillac?
Não era nada má ideia. Resolvia-se dois problemas.
Ocon já é por si um piloto pouco inteligente na sua abordagem ás corridas e sobretudo aos seus companheiros de equipa. Se a isto juntar a estupidez de continuara a afrontar Bruno Famin e manter ou piorar o seu comportamento em pista, será provávelmente a sua ultima proeza numa equipa competitiva de F1.