GP de Espanha F1: Horários, corrida às 14h
Depois do Mónaco, equipas e pilotos rumaram ao Canadá, regressando neste fim de semana à Europa para o início de uma jornada tripla que passará ainda pela Áustria e Grã-Bretanha.
Sendo os traçados monegascos e canadianos pistas diferentes da catalã, teremos uma melhor noção do que vale cada pacote de desenvolvimento que as equipas montaram nos seus monolugares, com especial incidência na Mercedes, mas também a Red Bull espera ter um fim de semana menos desafiante do que os dois anteriores.
As equipas e os pilotos estão bem familiarizados com o Circuito de Barcelona-Catalunha, um dos traçados frequentes no calendário da Fórmula 1, ao mesmo tempo que tem sido uma pista de testes regular ao longo da sua existência. No entanto, este deverá ser um dos últimos eventos de Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha, com o Grande Prémio de Espanha prestes a ser transferido para uma nova pista em Madrid, a partir de 2026.
Considerado importante no Circuito de Barcelona-Catalunha é a qualificação. Em 24 corridas no circuito catalão, o piloto que saiu da ‘pole position’ foi o primeiro a passar pela bandeira axadrezada e, para aumentar a importância desta estatística, em quatro outras ocasiões o piloto que foi mais rápido na qualificação retirou-se da corrida.
A corrida deste ano é a 54.ª edição do Grande Prémio de Espanha, a 34.ª a ser realizada neste circuito. A primeira aparição no calendário foi em 1951, tornando-se permanente em 1986. O traçado de Montmeló é o quinto a acolher este Grande Prémio: anteriormente, realizou-se em dois circuitos citadinos da capital da Catalunha, duas vezes em Pedralbes e quatro vezes em Montjuic. Também se realizou nos circuitos permanentes de Jarama, nos arredores de Madrid (nove vezes) e em Jerez de la Frontera, na Andaluzia (cinco vezes). A Espanha acolheu ainda sete rondas do campeonato do mundo, todas elas com o nome de Grande Prémio da Europa: em 1994 e 1997 em Jerez e de 2008 a 2012 no circuito urbano de Valência.
Michael Schumacher e Lewis Hamilton são os pilotos mais bem sucedidos no Grande Prémio de Espanha, com seis vitórias cada um, enquanto uma vitória no Grande Prémio da Europa de 1994 faz de Schumacher o piloto mais triunfante quando se trata de corridas de F1 em solo espanhol. O alemão também lidera a tabela de ‘pole positions’ com 7, nas voltas mais rápidas (7) e pódios (12). Entre os construtores, a Ferrari lidera com 12 vitórias, 14 pole positions e 38 subidas ao pódio.
1º GP 1991
Voltas 66
Circuito 4.657 km
Corrida 307.236 km
Recorde: 1:16.330s Max Verstappen (2023)
Horário
sexta-Feira, 21 junho
Treino livre 1 12h30 – 13h30
Treino livre 2 16h00 – 17h00
sábado, 22 junho
Treino livre 3 11h30 – 12h30
Qualificação 15h00 – 16h00
domingo, 23 junho
Corrida 14:00
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Onde está escrito no texto:
(…) Sendo os traçados monegascos e canadianos uma pista diferente da catalã, teremos uma melhor noção (…)
Devia, em bom português, ter sido escrito:
Sendo os traçados monegasco e canadiano, pistas diferentes da catalã, teremos uma melhor noção…
Consegue o autor do escrito entender a diferença?
Que tal a humildade de uma correção?
Hmmmm… o seu comentário também não está escrito em bom português: tem uma vírgula entre sujeito e predicado (…«canadiano, pistas…»).
Quem tem telhados de vidro não atira pedras aos do vizinho.
Onde está escrito no texto:
(…) Sendo os traçados monegascos e canadianos uma pista diferente da catalã, teremos uma melhor noção (…)
Devia, em bom português, ter sido escrito:
Sendo os traçados monegasco e canadiano, pistas diferentes da catalã, teremos uma melhor noção…
Consegue o autor do escrito entender a diferença?
Que tal a humildade de uma correção ?