24H de Le Mans: Porsche ‘diz’ que Ferrari e Toyota fizeram ‘sandbagging’

Por a 17 Junho 2024 14:27

Quando uma marca perde uma corrida de 24 Horas por 37.897s, percebe-se que a decisão se deu nos detalhes, mas tendo em conta que os homens da Porsche eram favoritos a vencer, a frustração dos pilotos e responsáveis dos carros alemães é grande ao ponto de acusarem os seus adversários da Ferrari e da Toyota de ‘sandbagging’, um termo que se refere ao ato de um piloto ou equipa que deliberadamente realiza tempos mais lentos do que o carro é capaz de alcançar, com o objetivo de enganar os rivais sobre a velocidade real do carro.

Para o fazer, há várias formas, desde usar configurações de motor mais fracas, pneus mais duros ou simplesmente não conduzir tão depressa.

É isso que os homens da Porsche alegam, mas a verdade é que a Porsche perdeu as 24 Horas de Le Mans de 2024 para a Ferrari por várias razões: Kevin Estre e Michael Christensen alegam ‘sandbaging’ durante os testes e a qualificação, sim, mas os seus responsáveis revelaram que o Porsche 963 LMDh teve falta de velocidade máxima, pouco, apenas 2 ou 3 km/h, mas que em retas como as Hunaudières tem impacto no resultado, como fica bem provado quando se termina uma corrida de 24 Horas a 37.897s do vencedor.

Claro que também houve erros estratégicos, pois o mais difícil era não os cometer, tantas vezes as condições se alteraram, tornando virtualmente impossível estar sempre do lado certo da decisão.

Ao fim ao cabo, tudo de decidiu na fase final da corrida e a Porsche não conseguiu ser consistente nas últimas horas, enquanto a Ferrari e a Toyota melhor capacidade.

Os pilotos da Porsche dizem que andaram a fundo desde o primeiro, alegando que a Ferrari e a Toyota não o fizeram.

FOTO António Borga

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
6 meses atrás

A Porsche era favorita???? Desde quando??? A pole foi no braço, uma gande volta do Kevin Estre, e o Porsche é um LMDh, ou seja, um LMP2 vitaminado!

Scirocco
Scirocco
Reply to  917/30
6 meses atrás

Sem duvida. Basta ver onde ficaram os outros 2 Porsche na grelha de partida. Apesar de terem chegado a Le Mans á frente do campeonato, era numa corrida de 24h que se iria ver exactamente onde a Porsche estava em relação aos seus mais directos rivais (Ferrari e Toyota). Como infelizmente temia, e como já escrevi aqui várias vezes, o LMdH não têm as mesmas capacidades dos LMH. Daí o BoP e as interferências que causa de corrida para corrida, que quanto a mim não são de maneira nenhuma desejáveis. Mas para satisfazer a Toyota a FIA decidiu (mal quanto… Ler mais »

Last edited 6 meses atrás by Scirocco
2020
2020
Reply to  Scirocco
6 meses atrás

Para alguns, qd de perde, justifica-se desta maneira.

garantia4
garantia4
Reply to  Scirocco
6 meses atrás

“e como já escrevi aqui várias vezes, o LMdH não têm as mesmas capacidades dos LMH”. Mostra lá 1 dos artigos onde explicas porque não têm a mesma capacidade. Entretanto, manda o teu curriculum para a Porsche.

a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Construires um chassis de raiz e adaptares a carroçaria e a sua aerodinâmica ao mesmo, é diferente de comprares um chassis a um construtor existente de lmp2. Limita-te a nível de eficiência aerodinâmica, a nível de inovação e de independência, em geral. Além disso, o sistema hibrido nos lmdh é comum a todos, estando também limitados pela tração traseira, ao invés dos 4wd ((apesar deste só arrancar aos 190 ou 200 e tal, (dependendo do bop) para anular a vantagem que possa existir)) dos lmh. Este sistema pode influenciar a aderência em curvas muito rápidas, como é o caso das… Ler mais »

Last edited 6 meses atrás by António Fortunato
garantia4
garantia4
Reply to  a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
6 meses atrás

Se na teoria os lmdh têm essa desvantagem – em pisos molhados – o legislador compensou-o bem com a proibição do uso do modo elétrico abaixo de determinada velocidade, como tu também o dizes. É essa a razão da existência do BoP. Chassis ? Não sejamos ingénuos : Os chassis da Porsche são made by Porsche. A Multimatic- que tem instalações ao lado da Penske na Carolina do Norte, veja-se bem – é um satélite da Porsche. Vamos lembrar quem criou os amortecedores do Troféu Porsche 911 GT3? Ou dos Porsche da Fórmula E? Ou ainda dos Porsche 911 RSR… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
6 meses atrás

que mau perder Porsche …. de facto para apregoada tecnologia imbatível alemã , levar um atesto das formigas nipónicas e dos extravagantes Italianos deve doer muito no ego… incha e passa….

917/30
Reply to  driver-on-track
6 meses atrás

Se soubesses do que falas… LMH e LMDh deve ser chinês para ti, devias limitar-te aos comentários de hater de DR…

2020
2020
6 meses atrás

Está gente enquanto dominou tudo com os Audi á mistura durante anos, que aquilo parecia mais um troféu, era tudo legal, tudo profissional e.. não havia nem por sombras, a quantidade e qualidade das equipas que há hoje… Agora como já levaram na cabaça 2 anos seguidos e este com 5 carros, inventam desculpas…
Não sabem perder.
Tirem um curso na Toyota para aprenderem a ser humildes.
Mimados nojentos (este circuito tem zonas de ultrapassagem?…
Só falta isso!
Porsche só vence qd há troféus.

Last edited 6 meses atrás by simiao jms
917/30
Reply to  2020
6 meses atrás

Comentário típico de futeboleiro… falta-te humildade, tens que aprender a ganhar…

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  917/30
6 meses atrás

Nem vale a pena responder depois de um comentário “Porsche só vence qd há troféus” das duas uma ou aqui o nosso amigo só começou a ver Le Mans a partir de 2023 (GT não incluidos) ou então acredita que a terra é plana, o Covid não existiu, a Ferrari é que fabricou os Porsche 917, 919, 908, 956, etc, etc e também que os Porsche foram conduzidos este ano pelo Elvis Presley, Steve McQueen e pelo Papa João Paulo II. Já agora o mau tempo foi provocado pelo D. Sebastião que também decidiu aparecer e estava furioso por não… Ler mais »

Scirocco
Scirocco
Reply to  Homem_do_Leme
6 meses atrás

A Porsche decidiu pelos LMDh devido ao IMSA dada a importância do mercado americano para a marca. Se tivesse um LMH não teria hipóteses de entrar.

garantia4
garantia4
6 meses atrás

Curioso virem com esta estória da vel. nas Hunaudières quando à Ferrari após os 250 kms/h lhes eram tirados 9kW pelo BoP ao passo que à Toyota eram acescentados, e a “grande favorita” Porsche – que tinha em 4 provas vencido 2 e ficado em 2º noutra, e que logo no dia de testes em le Mans ” dominou” a concorrência- -continuava igual. Em Le Mans onde cerca de 70% da volta se vai a + de 250 kms/h… Débacle total da armada Porsche hypercar – seis carros – que até se ufanava de ter descoberto a solução para os… Ler mais »

917/30
6 meses atrás

A arrogância de alguns adeptos da Ferrari após uma grande vitória numa grande corrida é simplesmente vergonhosa, (fazem lembrar os adeptos da MB e do HAM quando ganhavam tudo) só mostra que são pequeninos e não sabem ganhar. Da minha parte, repito o que já disse, parabéns aos vencedores e honra aos vencidos, foi uma bela corrida!

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado