24 Horas de Le Mans: Porsche 911 GT3 R vence na estreia da LMGT3 em Le Mans
A Porsche era considerada a equipa favorita à vitória nas 24 Horas de Le Mans, já que os seus carros tinham vencido duas das três primeiras provas do WEC 2024, o #6 da equipa oficial venceu no Qatar e o Porsche #12 da JOTA triunfou em Spa. Nas sessões de treinos e qualificação em La Sarthe a Porsche foi sempre rápida pelo que foi com alguma estranheza a que se assistiu às suas dificuldades na corrida face à Ferrari e Toyota.
Paralelamente, Le Mans 2024 terminou com a 111ª vitória de um Porsche. A equipa de fábrica, Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin foram os primeiros a ver a bandeira de xadrez na nova categoria LMGT3 com o Porsche 911 GT3 R da Manthey EMA.
Na classe Hypercar, o Porsche Penske Motorsport n.º 6 cruzou a linha de chegada em quarto lugar da geral como o 963 mais bem colocado. O carro irmão nº 5 e os dois protótipos híbridos da equipa cliente Hertz Team Jota também terminaram no top 10.
A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans caracterizou-se por um tempo ‘selvagem’. A chuva torrencial levou o diretor da corrida a acionar os carros de segurança e a neutralizar a pista. Outros aguaceiros a cerca de duas horas do fim e durante os momentos finais da corrida levaram a batalha pela glória ao extremo. Graças a uma estratégia perfeita e a fortes desempenhos de condução, Richard Lietz da Áustria, o holandês Morris Schuring e Yasser Shahin da Austrália cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar na classe LMGT3 sem quaisquer incidentes de maior.
Ao fim de 24 horas, o 911 GT3 R da Manthey EMA mantinha uma vantagem de uma volta sobre os seus mais fortes perseguidores. O veículo irmão da Manthey PureRxcing tinha estado no topo da nova classe GT3 durante a primeira metade da corrida, mas acabou por terminar em 14º após um problema técnico.
“Ser o primeiro construtor a vencer em Le Mans com um carro de corrida GT3 é uma história única que ninguém nos pode tirar”, diz Sebastian Golz, Diretor de Projeto do Porsche 911 GT3 R. “É um capítulo que escrevemos em colaboração com todos os nossos colegas em Weissach.
Foi um novo desafio para nós. Parabéns também à equipa da Manthey EMA, o trabalho de equipa correu de forma brilhante. As coisas também estão a correr muito bem para nós na classificação do campeonato do mundo, conseguimos garantir muitos pontos. É uma pena que o 911 GT3 R número 92 tenha tido problemas técnicos. Claro que depois vamos analisar esses dados em pormenor. Agora, está na altura de lutar pelo título de campeão do mundo.”
“Estou entusiasmado com a vitória da Manthey EMA na classe LMGT3”, reflecte Thomas Laudenbach. O Vice-Presidente da Porsche Motorsport acrescenta: “Com este triunfo, a Porsche consolidou-se ainda mais no topo da classificação GT3 no WEC. Felicitações enormes para a equipa de Eifel. Esta é uma grande vitória para a Porsche!
À luz da classificação geral, gostaria primeiro de estender os meus parabéns à Ferrari pela sua segunda vitória consecutiva em Le Mans. A classe superior foi uma batalha extremamente renhida. Assistimos a vários duelos roda-a-roda, e depois houve a constante mudança de tempo.
Foi, sem dúvida, um prazer para os fãs, mas não tanto para nós, como equipa de trabalho. Esperávamos mais do que um quarto lugar.
Primeiro, vamos deixar que a experiência seja absorvida e depois vamos analisar os dados. Porque uma coisa é certa: a Porsche compete em Le Mans para ganhar”.
“Parabéns à Ferrari e também à nossa equipa: estivemos tão perto de um grande sucesso”, afirma Urs Kuratle, Diretor da Factory Motorsport LMDh. “Dito isto, temos de admitir que não estivemos totalmente isentos de erros hoje. Falhámos o pódio por alguns metros. O nosso Porsche 963 tinha potencial, os nossos pilotos e toda a equipa fizeram um trabalho exemplar. Gostaria de lhes agradecer por isso. Voltaremos no próximo ano”.
Com estes resultados, a Porsche defendeu o seu primeiro lugar no campeonato de construtores do FIA WEC. As equipas de pilotos dos carros de corrida #6 e #5 vão para a quinta ronda da temporada, a 14 de julho, em São Paulo (Brasil), em primeiro e quinto lugar.
No campeonato LMGT3, os vencedores da classe Le Mans, Lietz, Schuring e Shahin, alcançaram o primeiro lugar na sua classe. Os seus colegas de equipa Klaus Bachler, da Áustria, Joel Sturm, da Alemanha, e Alex Malykhin, do Reino Unido, estão apenas a três pontos do terceiro lugar.
A má sorte assolou as duas equipas clientes, Hertz Team Jota e Proton Competition, com os seus Porsche 963. O Porsche 963 da equipa britânica, com o número 12, lutou de forma inspirada e acabou por chegar ao final em oitavo lugar.
O carro necessitou de uma reconstrução completa após um acidente na última sessão de treinos de quarta-feira. O carro irmão #38 conduzido pelo ex-campeão mundial de Fórmula 1, Jenson Button, terminou a corrida em nono lugar após várias penalizações. O carro n.º 99 da Proton Competition foi afetado por alguns problemas técnicos e acabou por terminar a corrida em 16º lugar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Parabens Manthey Racing