24 Horas de Le Mans, BMW em ‘brasa’ com a penalização da Ferrari

Por a 17 Junho 2024 13:16

Apesar de um ritmo forte em todas as sessões, os BMW M Hybrid V8 não conseguiram concretizar as suas esperanças de alcançar os primeiros lugares nas 24 Horas de Le Mans. O BMW M Hybrid V8 #15, que tinha chegado à Hyperpole graças ao melhor tempo de qualificação de Dries Vanthoor, retirou-se após um grave acidente no sábado à noite.

Vanthoor foi empurrado para fora da pista por um Ferrari a cerca de 300 km/h na reta da meta e bateu com força nas barreiras da pista. Felizmente, Vanthoor saiu ileso, mas a corrida terminou para o carro, que estava a tentar regressar ao top 10.

Já o BMW M Hybrid V8 Art Car #20 também tinha ‘lutado’ para chegar aos dez primeiros a partir do 16º lugar da grelha quando Robin Frijns perdeu o controlo e embateu nas barreiras de pneus. Para honrar o projeto Art Car e recompensar a equipa WRT pelo seu trabalho árduo, o carro voltou à pista pouco antes do final, após uma longa pausa para reparação, e cruzou a linha de chegada, embora mal classificado.

Para Franciscus van Meel (CEO da BMW M GmbH): “Foi um fim de semana muito emotivo para toda a comunidade BMW M. Houve muitos altos e baixos, mas isso só nos aproximou mais. As primeiras horas da corrida foram difíceis, com erros e acidentes, e rapidamente perdemos três dos nossos quatro carros. No entanto, com uma força unida, conseguimos colocar o BMW M Hybrid V8 Art Car #20 de volta na pista para que pudesse retomar a corrida no final e cruzar a linha de chegada. Para o BMW M4 GT3 #31, o segundo lugar no final. Foi o primeiro pódio da BMW em Le Mans desde 2011. Foi um final conciliador do ponto de vista desportivo”.

Para o diretor da WRT, Vincent Vosse, é muito difícil aceitar o incidente que redundou em acidente, provocado por Robert Kubica, e especialmente a ‘clemência’ da penalização do Ferrari. Dries Vanthoor, ficou fora de prova, o Ferrari foi penalizado em 30 segundos depois de andar muitas horas na frente da corrida. O Ferrari #83 foi penalizado, mas teve a sorte das regras do safety car, hoje em dia, juntarem todos os carros na volta da frente quando a corrida é neutralizada.

Dries Vanthoor mostrou o seu desagrado no X (ex-Twitter): “Obrigado por todas as vossas mensagens, estou bem! Só uma pequena concussão! Foi um mau dia para o nosso desporto, empurrar alguém a 300km/h e receber uma penalização de 30 segundos. Desculpem @FIAWEC, estou a perder a confiança”.

É uma questão que vem desde sempre, as penas não serem proporcionais ao mal que causam…

E não é só nos automóveis…

É verdade que está nas regras ignorar as consequências quando se trata de sanções e punir as acções, pelo que a sanção deve ser a mesma, independentemente de quem é, quando acontece na corrida ou os efeitos que tem. Mas é injusto para quem lá fica. Muito injusto.

O diretor da WRT, Vincent Vosse, é de opinião que uma penalização de três ou cinco minutos era adequada, mas Vosse ressalva, por conhecer bem Robert Kubica, que com o Team WRT venceu a ELMS e WEC na classe LMP2 com a equipa belga em 2021 e 2023: “Para um desportista do seu nível – e ele é mesmo um desportista, porque o vejo assim – tenho de dizer que, infelizmente, fiquei desiludido com a situação” disse ao Autosport inglês.

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garantia4
garantia4
6 meses atrás

Há alguma razão especial para o autosport.pt não informar que a a penalização ( até vai em inglês) foi ” 30-seconds stop&go” ? Há alguma razão especial para o autosport.pt não informar que o BMW I) estava a ser dobrado e II) o seu piloto nem levantou o pé apesar de lhe terem vindo a ser exibidas bandeira azuis desde muito atrás, e III) até cortou uma chicane não fosse o Ferrari o conseguir ultrapassar? Há alguma razão especial para o autosport.pt informar que o Ferrari “ teve a sorte das regras do safety car ” mas jamais o disse… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Blá blá blá, o BMW estar a ser dobrado ou não, ou ter levantado o pé ou não, são desculpas de mau pagador! Facto é que Kubica errou e causou a desistência do BMW, podes argumentar o que quiseres que em nada altera o facto de ser o polaco a causar o acidente!

2020
2020
Reply to  garantia4
6 meses atrás

É o que se chama o pró-porschismo e anti-ferrarismo… No Eurosport e sportv é igual

917/30
Reply to  2020
6 meses atrás

Tu deves ter paranóia que é tudo contra a Ferrari… deve ser triste ver corridas assim…

917/30
6 meses atrás

Kubica cometeu um erro, não foi nada de propositado mas foi um erro que causou a desistência de outro concorrente, 30 segundos é manifestamente pouco!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  917/30
6 meses atrás

Não foram 30s, foi um stop and go de 30s, perdeu mais de 1 minuto e 30s ao entrar e sair das boxes e não puderam tocar no carro e voltou à pista tal como entrou.

917/30
Reply to  F1 FOR FUN
6 meses atrás

Eu sei, (segui a corrida em directo) mas mesmo assim é pouco para quem causou a desistência de outro concorrente! Esse minuto e 30 seg nem a meia volta corresponde…

Last edited 6 meses atrás by .
garantia4
garantia4
Reply to  F1 FOR FUN
6 meses atrás

Esse forista nem isso enxergou após a correcção ao texto do autosport , e agora a aldrabar que sabia …

917/30
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Este forista não precisou de correcção nenhuma porque viu em directo…
Quanto a “aldrabar”…deve ser o teu nome do meio, então quando o tema é Alonso até se torna cómico tanta as parvoíces/aldrabices que escreves!

Last edited 6 meses atrás by .
2020
2020
Reply to  F1 FOR FUN
6 meses atrás

Invisuais…

917/30
Reply to  2020
6 meses atrás

“Invisuais”, invisuais o quê????Achas que penalização ao Ferraribpor ter causado a desistência do BMW foi justa? Acho que sei a resposta…

jo16061702
jo16061702
6 meses atrás

Que tal dizerem que foi um stop&go e não uma penalização de 30segundos. É que faz muita diferença. E ou é mau sinal porque não separar um stop&go de uma penalização de 30s é bastante incompetente ou é desonestidade pura. Escolham a melhor das duas

garantia4
garantia4
Reply to  jo16061702
6 meses atrás

Ora nem mais.

FormulaTwo+1
Reply to  jo16061702
6 meses atrás

Concordo.

2020
2020
Reply to  jo16061702
6 meses atrás

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