24 Horas de Le Mans, H18: Safety Car de regresso à pista
Se a corrida regressou às condições de bandeira verde na hora anterior, durante os últimos 60 minutos aconteceram dois acidentes aparatosos, um deles que levou outra vez à entrada do Safety Car.
Com o sol a começar a aparecer em Le Mans, seria normal aas equipas começarem a ponderar montar pneus de piso seco nos seus carros, mas em certas zonas a pista continuava molhada e escorregadia.
Ainda à entrada da 17.ª hora, MichelleGatting colocou o Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 n.º85 da Iron Dames na segunda posição após um bom ‘stint’. Por seu turno, o Toyota GR010 – Hybrid n.º7 foi o primeiro carro a mudar para pneus de ‘slicks’, com Nyck de Vries ao volante.
Decorridos cerca de nove minutos nesta hora, Kyffin Simpson no Oreca n.º24 da Nielsen Racing bateu e ficou com a asa traseira do LMP2 danificada e parte da suspensão também, levando apenas a uma bandeira amarela.
Com Nyck de Vries a começar a realizar voltas consistentes com os pneus para piso seco, o Cadillac V-Series.R n.º2 e o Ferrari 499P n.º83 também pararam para regressar à pista com pneus ‘slicks’, seguindo-se o Toyota GR010 Hybrid n.º2, com Ryo Hirakawa no segundo posto da classificação geral.
A corrida termimnou para Porsche 963 n.º 4, com Felipe Nasr ao volante, quando este bateu na curva Porsche com pneus ‘slicks’, levando a duas ‘Slow Zone’, permitindo ao n.º6, com Laurens Vanthoor aos comandos, parar na box para trocar para pneus de piso seco e manter o primeiro posto que havia assumido momentos antes.
Voltando a corrida à situação de bandeira verde em todo o circuito, o Ferrari 499P n.º50 pressionou Nyck de Vries no Toyota GR010 Hybrid no n.º7, enquanto Hirakawa no carro nipónico n.º8 estava cerca de 18 segundos de diferença para Vanthoor, que liderava.
No entanto, o Safety Car regressou à pista, que durou até ao final da hora, após o acidente violento do Aston Martin Vantage AMR LMGT3 n.º 27 da Heart of Racing com Daniel Mancinelli ao volante. O carro ficou virado ao contrário depois de bater contras as proteções do traçado francês, com o piloto italiano a conseguir sair. Mancinelli disputava o segundo lugar com Sean Gelael no BMW M4 LMGT3 n.º31, mas saiu um pouco da zona seca da pista, perdendo o controlo da traseira do GT3 e embatendo com violência nas barreiras.
Full speed crash replay onboard the #27 Heart of Racing.
Safety car is deployed.
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu.#WEC #LeMans24 pic.twitter.com/zIol4KgIAZ
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 16, 2024
Após a entrada do Safety Car, vários carros pararam nas boxes, alterando a classificação, mas com o Porsche 963 n.º6 a liderar o pelotão. Em LMP2, o Oreca nº 183 da AF Corse com Ben Barnicoat ao volante regressou à primeira posição na classe, enquanto a Iron Dames estava à frente na categoria LMGT3, com o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 n.º 85 a ganhar vantagem sobre o McLaren 720S GT3 Evo n.º 59 da United Autosport numa paragem nas boxes.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI