24 Horas de Le Mans/H7: Acidente, Safety Car junta trio da frente
O Ferrari 499P#83 da AF Corse guiado por Robert Kubica continua na frente, mas o polaco pode ter complicado bem a vida à sua equipa já que o Safety Car entrou em pista devido a um incidente precisamente entre o líder da corrida, Robert Kubica e o BMW #15 de Dries Vanthoor que sofreu um toque lateral do Ferrari amarelo e despistou-se violentamente contra os rails com o incidente a ser investigado pelos Comissários o que pode originar uma penalização para o líder da corrida.
Além disso, a entrada do Safety Car minimizou as diferenças em pista e o segundo classificado, o Porsche 963 #5 da Porsche Penske Motorsport de Frederic Makowiecki e o terceiro, o Toyota Gr010 – Hybrid#8 de Ryo Hirakawa Ryo estão muito perto.
Ás 21h19 Kubica liderava no Ferrari #83 com uma margem de 44 segundos sobre Makowiecki, da Porsche, no carro #5. O Toyota #8 de Hirakawa estava a mais oito segundos de distância.
Pouco depois a Alpine explicava o duplo abandono: “Podemos confirmar que tanto o carro #35 como o carro #36 estão fora da corrida devido a uma suspeita de problema no motor. Este é o primeiro ano da equipa na categoria Hypercar nas 24 Horas de Le Mans, que sabíamos desde o início que seria uma curva de aprendizagem acentuada. Vamos continuar a investigar o problema e voltaremos mais fortes e mais determinados no próximo ano em Le Mans. O carro mostrou um bom ritmo para fazer a Hyperpole na Qualificação, tivemos um bom arranque de corrida e isto dá-nos alento para o futuro.”
Pouco depois a diferença entre Kubica (Ferrari #83) e Makowiecki (Porsche #5) estava abaixo de 30 segundos, com Nielsen (Ferrari #50) entre eles, mas o dinamarquês tinha que ir às boxes em breve.
Às 09:36 deu-se o acidente entre Kubica e Dries Vanthoor. As repetições mostraram uma colisão desnecessária.
O Safety Car foi acionado pela primeira vez nesta 92ª corrida, e o incidente envolvendo Kubica e Vanthoor passou a ser investigado.
Richelmi ficou retido no final do pitlane e perdeu a liderança em LMP2. Pouco depois o carro da Vetor que controlou a corrida durante várias horas caiu para quarto na altura em que lhe foi permitido sair, com Jakobsen a liderar agora com o #37 Cool ORECA, do carro #22 United de Garg e da máquina #24 Nielsen de Simpson.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É incrível como com toda a tecnologia actual as provasde automobilismo continuam a depender de algo tão antiquado como um safecty car. Seguramente seria possível fazer algo tão ou mais seguro, apenas com controlos electrónicos de velocidade, ou mais complexos de velocidade e posição relativa por GPS. Seria também muito mais justo e interessante. Houve um conjunto de carros que arriscaram na 1ª chuva manter-se com pneus slick, que vêem agora todo o esforço anulado por um SC. As vitórias não se constroem do início, acabam por acontecer com o que se passa no último SC, tira o estímulo de… Ler mais »