24 Horas de Le Mans, H2: Ferrari lidera

Por a 15 Junho 2024 17:05

Nicklas Nielsen voltou à liderança das 24 Horas de Le Mans numa segunda hora de prova onde a Ferrari parece ter apostado bem na estratégia diferenciadora quando choveu na pista francesa.

À entrada da segunda hora de corrida, o Antonio Giovinazzi voltou a colocar o Ferrari 499P n.º50 na vice-liderança, deixando Laurens Vanthoor no terceiro posto com o Porsche 963 n.º6, após ter ultrapassado Sébastien Bourdais no Cadillac V-Series.R n.º3 e Sébastian Buemi no Toyota GR010 – Hybrid n.º8. 

Não cedendo o lugar ao volante do Ferrari 499P n.º 50, Nicklas Nielsen teve de cumprir a penalização de 10 segundos na sua segunda paragem, atrasando-se na classificação, deixando o segundo carro italiano na liderança até que este também parou. 

Nas paragens na box, Antonio Giovinazzi manteve o primeiro posto no 499P n.º51, ficando Sébastian Buemi no Toyota GR010 – Hybrid n.º8 no terceiro posto, à frente de Nielsen e Sébastien Bourdais no Cadillac V-Series.R n.º3 no quarto posto da classificação. 

Enquanto isso, Laurens Vanthoor cedeu o volante do Porsche 963 n.º6 a André Lotterer, caindo na classificação, ao mesmo tempo que Charles Milesi, no Alpine A424 n.º35 era o quinto classificado. 

O piloto da equipa francesa subiu uma posição com troca com Bourdais no Cadillac V-Series.R n.º3, já com os concorrentes avisados da previsão de chuva perto do final da segunda hora da corrida. 

À entrada dos últimos 22 minutos da segunda hora de prova, Sébastian Buemi no Toyota GR010 – Hybrid n.º8, quando seguia em segundo, entrou no pitlane para trocar para pneus de chuva, assim como mais alguns Hypercar, com alguma precipitação a fazer-se sentir em Le Mans. No entanto, os três Ferrari 499P, o n.º50 e 51 da equipa de fábrica e o n.º83 da AF Corse, continuaram com pneus ‘slicks’, assim como os Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport.

Antonio Giovinazzi entrou na box pouco depois, dando lugar a James Calado no Ferrari n.º51, deixando o n.º50 na frente da classificação que foi ultrapassado por André Lotterer, quando já chovia com mais intensidade em algumas zonas do traçado francês.

Com Kubica, no Ferrari n.º83 a ultrapassar Nicklas Nielsen no n.º50 pelo segundo lugar, o polaco começou a pressionar o piloto alemão da Porsche Penske Motorsport, que entrou no pitlane nessa volta para trocar os pneus macios para piso seco por pneus de chuva. 

Decidindo ficar em pista com pneus ‘slicks’ de compostos diferentes, Kubica (pneus macios) e Nielsen (médios), tinham quase 21 segundos de diferença para Will Stevens no Porsche 963 n.º12 da Hertz Team Jota, que era o terceiro classificado. 

Já perto do final da segunda hora, o Toyota n.º8, o Ferrari n.º51 e o Porsche 963 n.º4 pararam para regressar aos pneus ‘slicks’, com Kamui Kobayashi a entrar em pista aos comandos do Hypercar nipónico. Parece que a Ferrari, ao contrário do que fez em Imola, apostou bem em manter um 499P de fábrica e o privado da AF Corse em pista com pneus de piso seco aquando da chuva.

Com a pista a secar após o curto período de chuva, Nicklas Nielsen voltou a assumir a primeira posição, ultrapassando o Robert Kubica no Ferrari privado pintado de amarelo. Michael Christensen, ao volante do Porsche 963 n.º5 da Porsche Penske Motorsport é o terceiro classificado.

Em LMP2, Vladislav Lomko da Inter Europol Competition no Oreca n.º34 lidera enquanto em LMGT3 é Esteban Masson no Lexus RC F LMGT3 n.º87 da Akkodis ASP o primeiro classificado.

Tempos Online, AQUI.

Foto: Ferrari

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado