24 Horas de Le Mans: Ferrari e Porsche discutem liderança após 1 hora de corrida
Ferrari e a Porsche Penske Motorsport lutam pela liderança nesta fase inicial das 24 Horas de Le Mans, alternando o primeiro lugar entre o Porsche 963 n.º6 pilotado por Laurens Vanthoor e o Ferrari 499P n.º50 de Nicklas Nielsen.
Neste momento é Nicklas Nielsen no Hypercar italiano quem lidera a classificação, após ter ultrapassado Laurens Vanthoor, que arrancou da pole position com o 963 n.º6, na primeira volta e recuperado o primeiro posto na sequência da primeira paragem nas boxes. Apesar de ser primeiro, o Ferrari 499P n.º50 terá de cumprir 10 segundos de penalização numa paragem nas boxes.
Os pilotos portaram-se muito bem no arranque da 92.ª edição das 24 Horas de Le Mans, com os dois Ferrari 499P da equipa oficial italiana a subirem posições na classificação logo nos primeiros metros.
Colocando-se atrás de Laurens Vanthoor no Porsche 963 n.º6 que arrancou da pole position, Nicklas Nielsen teve um forte arranque aos comandos do Ferrari 499P n.º50, ultrapassando o piloto belga da Porsche Penske Motorsport durante a volta inaugural da prova francesa. O protótipo italiano com o n.º51 e conduzido por Antonio Giovinazzi a precisar de mais algum tempo a assumir a vice-liderança, passando Vanthoor a seguir em terceiro.
O despiste de Marco Wittmann no BMW M Hybrid V8 n.º15 após 20 minutos de prova, passando para último no pelotão dos Hypercar foi destaque na primeira hora. O piloto da BMW perdeu o controlo da traseira do LMDh alemão e saiu de pista, conseguindo recuperar e regressar à pista, entrando na box 5 minutos depois do meio pião que fez.
Com as dobragens aos LMGT3, os dois 499P da Ferrari perderam alguma da margem que tinham para Laurens Vanthoor no Porsche 963 n.º6, que foi mais lesto a ultrapassar os carros da outra classe.
Sendo os carros da classe Hypercar mais rápidos, Nielsen e Giovinazzi voltaram a ganhar terreno para Vanthoor, colocando a diferença perto de 3 segundos, com menos de um segundo a separar o 499P n.50 e o n.º51.
No final dos 40 minutos iniciais, Giovinazzi aproveitou a falha de Nicklas Nielsen na travagem para Arnage para assumir a liderança, mas por poucos metros, porque o piloto dinamarquês recuperou o primeiro posto logo à frente.
The Ferraris wrangling for first place! 🥵#LeMans24 #WEC pic.twitter.com/j1NMMmdl8r
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2024
Cumpridas 12 voltas e mais de 40 minutos de corrida, os primeiros classificados pararam todos na mesma volta, com o Ferrari 499 n.º50 a perder a liderança para Laurens Vanthoor no Porsche 963 n.º6, enquanto Antonio Giovinazzi baixou para o quinto posto, cumprindo a penalização, atrás de Sébastien Bourdais no Cadillac V-Series.R n.º3 e Sébastian Buemi no Toyota GR010 – Hybrid n.º8.
Ainda antes de terminar a primeira hora, Nicklas Nielsen voltou à liderança, aproveitando o cone de aspiração atrás de Laurens Vanthoor e a maior velocidade de ponta do Ferrari 499P. No entanto, o n.º50 terá de cumprir 10 segundos de penalização por sair de forma insegura na altura do pitstop, uma situação que foi prontamente apontada pela direção de corrida.
Muita luta entre os LMGT3, com Aliaksandr Malykhin no Porsche 911 GT3 R LMGT3 da Manthey Purerxcing a perder várias posições. Primeiro e segundo classificados desta classe entraram na mesma altura no pitlane para as suas paragens, com o McLaren 720S LMGT3 Evo n.º70 na frente da classificação.
O pelotão dos LMP2 é aquele com menos ação, estando o Oreca n.º9 da Proton Competition na frente da classificação. Ainda assim, e após o primeiro ‘stint’ de Filipe Albuquerque, Ben Keating perdeu o controlo do Oreca n.º23 e ficou preso numa caixa de gravilha do traçado francês, ficando a uma volta do líder entre os LMP2.
Foto: Nanchino/Borga
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