24 Horas de Le Mans: Muita incerteza sobre os candidatos à vitória

Por a 15 Junho 2024 11:14

A incerteza sobre quem irá subir ao lugar mais alto do pódio é enorme na 92.ª edição das 24 Horas de Le Mans, apontando-se alguns candidatos à vitória à geral, assim como em cada uma das restantes classes. 

“Todos têm a perceção que podem ganhar”, disse-nos Tom Kristensen na antevisão da mítica prova de resistência francesa. ‘Mr. Le Mans’, conforme conhecido por vencer por nove vezes a prova, referia-se ao facto das margens serem tão curtas entre os concorrentes da Hypercar, que estão também no topo da classificação. 

A Ferrari venceu em 2023 e tem um alinhamento forte, com boas hipóteses de repetir o sucesso, especialmente tendo em conta os recentes desempenhos, mas não vence uma prova desde o ano passado e quer voltar aos triunfos, especialmente após a prova que fizeram em Imola, onde lideraram a classificação, mas um erro estratégico quando começou a chover, custou-lhes a corrida. 

A Toyota tem uma forte história em Le Mans, tendo vencido cinco vezes desde 2018 e a sua recente vitória em Imola com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries demonstra a sua velocidade e competitividade. Habituada a ganhar em Le Mans até ao ano passado, a equipa nipónica aponta para os adversários da Porsche o favoritismo, mas estarão na contenda pelo triunfo. 

A Porsche é uma forte candidata, com um início fantástico na temporada de 2024, tem seis carros a competir, incluindo os dois carros da Hertz Team Jota, que têm sido rápidos e um deles venceu em Spa-Francorchamps, a ronda anterior a Le Mans. Além disso, saem da pole position com o Porsche 963 n.º6 e procuram a vigésima vitória à geral na clássica da resistência mundial. 

A BMW regressa a Le Mans, 25 anos após terem vencido a prova de 24 Horas. Os bávaros, com a parceria com os belgas da WRT, estão de volta e deram indicações nos treinos e na qualificação que estão rápidos como ainda não mostraram no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) em 2024 e isso pode dar-lhes motivação para lutar pelos lugares do topo. 

A Cadillac, que se despistou em Spa-Francorchamps na prova anterior e poderia ter alcançado um bom resultado, além de ter perdido uma boa hipótese em 2023 de poder lutar pelos lugares do topo da classificação ainda na primeira volta da prova francesa, têm algo a provar. Os norte-americanos deverão colocar dois carros a tempo inteiro no WEC em 2025, cumprindo assim com a mudança regulamentar anunciada ontem. 

Um pouco mais afastada, e ainda à procura de melhorar o desempenho, está a Peugeot. Há investimento por parte dos franceses com uma nova versão para 2024 que foi colocada em pista após o início da temporada, mas ainda não consegue 

lutar de igual para igual com os adversários. Ocasionalmente, mostram alguns sinais positivos, mas tudo pode acontecer numa corrida tão longa como Le Mans. 

A Alpine faz um bom trabalho e deve procurar uma surpresa, a Lamborghini também começa esta caminhada no WEC e por isso, os passos não são tão ambiciosos como alguns dos adversários acima mencionados. 

O esforço da Isotta Fraschini Duqueine é louvável, mas ainda tem em vista melhorar vários pontos do Tipo 6 LMH-C. O protótipo enfrentou a chuva em Le Mans e teve um bom desempenho em pista, demonstrando uma boa estabilidade e aderência mesmo nessas condições. Será um teste crucial em Le Mans, mas a corrida de resistência será muito desafiante para a Isotta Fraschini Duqueine. 

Em LMP2, temos sempre de contar com a Algarve Pro Racing, apesar da United Autosports estar a mostrar bons índices de desempenho na pista francesa, além de tripulações com bons pilotos, que misturam alguns dos melhores ‘Bronze’ com os ‘Pro’. Um bom exemplo é a tripulação do Oreca n.º23 de Filipe Albuquerque, Ben Keating e Ben Hanley.

Não podemos esquecer outras tripulações como do Oreca n.º14 da AO by TF, com PJ Hyett, Louis Delétraz e Alex Quinn aos comandos. 

Na estreia da classe LMGT3 em Le Mans, a equipa da Manthey PureRxcing tem fortes ambições à vitória com o Porsche 911 GT3 R conduzido por Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, assim como as duas tripulações dos McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports e o da Inception Racing. 

No entanto, tudo pode mudar em 24 horas de corrida, com a previsão de alguma chuva e a condução à noite, sempre um momento importante neste tipo de provas. As equipas têm de estar prontas para tudo e os pilotos sempre muito atentos, decidindo-se muitas vezes o vencedor por pormenores.

Nanchino/Borga

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