WRC nos Estados Unidos avança, mas… 9 inscritos na prova teste!
Deve-se destacar os esforços do Promotor do WRC em levar uma prova do Mundial de Ralis para os Estados Unidos da América do Norte. Nenhuma competição mundial deve ostracizar os EUA, por todos os motivos que conhecemos, e pelo facto do País ser demasiado importante a todos os níveis, mas no que se refere particularmente aos ralis, as dificuldades estão a ser mais do que muitas e enquanto a F1, numa questão de poucos anos monta dois eventos como Miami e Las Vegas ao já bem-sucedido Circuito das Américas em Austin, no que aos ralis diz respeito, o WRC vai precisar de muito tempo e muita paciência para montar uma prova e desenvolvê-la nos ‘States’.
Falta tudo aos norte-americanos, e se alguns estão a trabalhar com afinco, as dificuldades que estão a ter são mais do que muitas. Mas quem porfia sempre alcança…
Para já, realiza-se este fim de semana um rali teste, o Tenesee Rally USA, com o objetivo de demonstrar a capacidade de organização de um rali ao melhor estilo do Campeonato Mundial de Ralis e com isso ganhar apoio da comunidade local bem como dos serviços de emergência.
Mas há muitos desafios. O evento, inicialmente planeado para dois dias, foi reduzido para apenas um dia devido a reparos em pontes, concentrando dessa forma apenas 123 Km de de competição em oito troços ao leste de Chattanooga.
Como já referimos, a ideia é mostrar à comunidade e aos políticos locais o potencial do evento para atrair público e receitas. Outro evento teste está planeado para março, com o formato completo de dois dias, visando a inclusão no calendário do WRC em 2026.
O primeiro grande óbice e que não vai ser fácil de ultrapassar: apenas nove carros inscritos, apesar de uma organização robusta com muitos voluntários e membros operacionais. O interesse pelo rali ainda é muito baixo na região.
O Promotor do WRC informou os seus principais ‘stakeholders’ durante o Rally de Portugal sobre o plano de organizar um evento WRC nos EUA em 2026, está confirmado que a localização base é a cidade de Chattanooga, no Tennessee. Foi escolhida para sediar o evento.
As estradas são técnicas e sinuosas com boas superfícies, comparáveis às secções mais lentas do Rally do Chile ou da Nova Zelândia, por exemplo e este teste visa maioritariamente avaliar a operação da organização do rali e dos serviços de emergência, preparando-se para o evento candidato previsto para março do próximo ano. Como se percebe, o trabalho ainda a fazer é ciclópico…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI