WEC: Obrigatoriedade de dois Hypercar por construtor a partir de 2025

Por a 14 Junho 2024 15:31

Após a ratificação pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA esta semana, o calendário do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) de 2025, bem como várias alterações regulamentares futuras, foram apresentados antes das 24 Horas de Le Mans deste ano.

Em conferência de imprensa do Automobile Club de l’Ouest (ACO) que antecedeu a 92.ª corrida das 24 Horas de Le Mans, foram apresentadas algumas alterações regulamentares para a próxima temporada do WEC, além de revelado o calendário de 2025.

Uma dessas alterações é a obrigatoriedade dos construtores a competir na classe Hypercar em apresentar pelo menos dois protótipos a partir da próxima época, ao mesmo tempo que existirá um aumento do número de lugares na grelha para a temporada completa, passando dos atuais 37 para 40 no próximo ano. Prevê-se que 22 vagas sejam reservadas para a classe Hypercar.

Em comunicado, a FIA e o ACO confirmam que “para aumentar a equidade desportiva e otimizar a igualdade de condições, cada construtor terá de inscrever um mínimo de dois carros na classe Hypercar”. Desta forma, as inscrições de dois carros serão obrigatórias para somar pontos para o mundial, enquanto qualquer carro adicional de um determinado fabricante participara na Taça do Mundo de Equipas de Hypercars da FIA.

Em função desta alteração no regulamento, a Aston Martin planeia inscrever dois Hypercar Valkyrie AMR-LMH em todas as rondas do WEC de 2025. No entanto, os atuais concorrentes Cadillac, Lamborghini e Isotta Fraschini são afetados, contando apenas com um protótipo em 2024. Enquanto a Cadillac poderá colocar em pista um outro V.Series R, não são conhecidos os planos da Lamborghini e a Isotta Fraschini poderá ter algumas dificuldades para produzir um segundo Tipo 6 LMH.

Para garantir a estabilidade das regulamentações técnicas face à entrada de novos construtores na competição todos os anos, o atual ciclo de homologação dos Hypercar foi também prolongado até ao final de 2029, com a adição de dois ‘jokers’ de desenvolvimento suplementares, aplicáveis às épocas de 2028 e 2029.

O tamanho máximo da grelha é aumentado para 40 carros, aplicável a todas as corridas do WEC, exceto às 24 Horas de Le Mans, que continuará a acolher grelhas maiores.

Foto: Nanchino/Borga

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado