F1: FIA reduz idade mínima para a obtenção da Superlicença

Por a 14 Junho 2024 14:31

A FIA atualizou o Código Desportivo Internacional permitindo que um piloto com 17 anos, circunstâncias especiais, obter a Superlicença necessária para a Fórmula 1, aumentando as hipóteses para a estreia de Andrea Kimi Antonelli no mundial.

Anteriormente, os pilotos precisavam de ter pelo menos 18 anos para se qualificarem para a Superlicença, a credencial obrigatória para participarem nas corridas de F1. No entanto, o Apêndice L atualizado inclui agora uma cláusula que permite aos pilotos obterem uma Superlicença aos 17 anos se cumprirem determinados critérios, uma medida que poderá acelerar as carreiras de jovens talentos promissores como Antonelli, uma opção para substituir Lewis Hamilton na Mercedes já no próximo ano. 

O artigo 13.1.2 do Apêndice L do Código Desportivo Internacional da FIA, diz que, para ser qualificado para a Superlicença completa “o piloto deve ter pelo menos 18 anos de idade no

no início do evento da sua primeira competição de F1”. No entanto, com a revisão deste artigo, é possível que, “segundo o critério exclusivo da FIA, um piloto tenha, recentemente e consistentemente, demonstrado capacidades e maturidade excecionais em competições de monolugares, pode ser-lhe concedida uma Superlicença com a idade de 17 anos.”

Com esta alteração, significa que Antonelli pode, potencialmente, participar nas sessões de treinos livres antes de completar 18 anos a 25 de agosto, ganhando assim mais experiência na Fórmula 1. 

A decisão reflecte o reconhecimento pela FIA de um talento excecional e o seu empenho em proporcionar aos jovens pilotos oportunidades de progresso. Antonelli está agora bem posicionado para tirar partido desta alteração regulamentar.

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Marques
4 meses atrás

Há dias li que a susie iria desistir da ação que tinha atentado contra a FIA. Fico curioso em verificar se isso sempre se concretizará ou não.

Pity
Pity
4 meses atrás

Se é só para participar nos treinos livres, tudo bem, mas se for para piloto efectivo, discordo.
Alterações “a pedido” geralmente dão mau resultado e originam polémicas. Esperemos os próximos capítulos.

Scb
Scb
4 meses atrás

O Max entrou mais cedo. E existem pilotos bem mais velhos que deveriam ficar sem licença por alguns tempos (Magnussen, Ocon).
Não concordo com a anterior alteração para um limite de idade tão alto. Qualidade e resultados devem ser os fatores a pesar.

Pity
Pity
Reply to  Scb
4 meses atrás

18 anos é um limite de idade alto? Então qual seria, para si, o limite certo?

Thor
Thor
Reply to  Pity
4 meses atrás

14…

2020
2020
Reply to  Scb
4 meses atrás

Uns começam aos 17, muitos terminam aos 66 ( até haver tb alteração)
Deixem lá o Ocon e o Magnussen
Le Mans este ano tem muitos casos destes…
Ridículo.

Last edited 4 meses atrás by simiao jms
Leandro Marques
Reply to  Scb
4 meses atrás

Eu também acho que a idade não deveria ser um fator. Mas o que é certo é que a regra existe e isto que se passou hoje não parece ser uma exceção mas sim uma modificação das regras que serve um fato à medida. Ainda por cima só foi feita esta modificação para antecipar o treino de F1 a Kimi, visto que em Agosto ele já faria os 18 anos. Toda e qualquer modificação às regras deveriam sempre ser feitas na pausa de inverno entre temporadas, nunca a meio delas. Aceitaria mais uma exceção para Herta que cumpria todos os… Ler mais »

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

O Kimi Antonelli consegue a sua SL a correr na F4 Itália, F4 UAE e FRECA. O Herta ou o Pato O’Ward têm a oposição de autênticos dinossauros da Indy, que são puros Alonsos lá do sítio que papam tudo que são campeonatos. O Grosjean andou na F1 uma porrada de anos e esteve na mesma equipa (A Andretti – os tais que a Liberty media jurou impedir de entrar na F1) e não fez nada de especial, para além do costume e andar a bater nos outros. Outros como o Armstrong, o Pourchaire vão sobrevivendo e aprendendo mas não… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

Agora que era de aplicar a regra a uma situação concreta é quando é criada ad hoc uma sua derrogação. No entanto, há quem fique admirado ou espantado ? Ao fim destes anos todos ainda há quem não perceba que a FIA está subjugada ao desonesto Wolff ?!

Leandro Marques
Reply to  Scb
4 meses atrás

Só uma nota em relação a Max. Quando entrou foi ao abrigo das regras vigentes, não foram abertas “exceções” para que ele entrasse. O comunicado é ainda mais sinistro quando falam que as “exceções” são de acordo com o critério único da avaliação da FIA. Mas que critério é esse? Não se pode saber? É um critério oculto que pode ser usado conforme se queira ou não sem ter de dar justificação alguma que fundamente a decisão? Espero ver a família wolf e zack brown a rasgar as vestes a pedir transparência, já que são palavras que gostam de utilizar.… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

O critério é a discricionariedade da fia. E só desta, na redacção da norma.

2020
2020
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

Excepções… Só para alguns… Injusto.

2020
2020
4 meses atrás

Depois não se admirem “de não olharem para os retrovisores”… 17 anos?…

Leandro Marques
4 meses atrás

Faz-se exceções para uns casos mas enquanto isso veta-se a entrada de pilotos como Colton Herta, por exemplo. Melhor que Sargeant é sem dúvida mas este veio fazer umas corridinhas de F2 e umas kilometragens em TL que lhe permitiram estar com o fantástico score de 30-0 em relação ao seu companheiro de equipa.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
4 meses atrás

Estou completamente contra. Isto é uma pura vergonha, ainda por cima pilotos que conseguiram a Super Licença antes de ter posto o Cu (SQ do cobre) na F3 ou F2, conseguem ter 40 pontos a Correr nas Frecas, F4 Italia, F4 UAE, F3 UAE, FR Asia etc. Entre estes temos o Kimi Antonelli, o Jack Doohan, o Arthur Leclerc entre outros. Quanto ao Colton Herta que faltavam 7 pontos foi-lhe negado, bem como a participação nas tais séries de inverno de F4 e FR, confirma-se a perseguição ao Herta, aos americanos e Mexicanos que venham da Indycar ou da Andretti… Ler mais »

garantia4
garantia4
4 meses atrás

Sim, o Kimi já fez este ano 8 dias de testes com um Fómula 1 em 4 pistas diferentes do calendário. Óbvia onsequência de já ter sido escolhido para titular da MB em 2025, caso contrário não se entenderia esse programa. Sim, ainda não foi tornado oficial, mas unicamente porque o desonesto Wolff ainda tem uma réstea de esperança de sacar o Max para 2025 tal o chavas… tal a balbúrdia na RBR, no entanto em relação a esta notícia, dizer apenas:
Um nojo como a fia continua a prestar vassalagem ao Toto.

Leandro Marques
Reply to  garantia4
4 meses atrás

Mas há dúvidas que daqui vem a substituição de Logan por Kimi para dar a este ainda mais preparação para o próximo ano? Uma equipa com a história que a Williams tem a servir sempre de vassalo a outra que tanto está como deixa de estar na F1 é algo que me entristece imenso.

garantia4
garantia4
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

Mas se corresse apenas com a Williams este ano e já não com a MB também em 25, não faria sentido todos estes dias de testes com a equipa do Toto. É essa a ideia ( e depois quem quiser pode dizer q são meros rumores para vender ‘ jornais”). Este não quer repetir o erro de não ter ficado com o Max.

Leandro Marques
Reply to  garantia4
4 meses atrás

Não é isso. Já fez treinos com a mercedes. Agora ocupa o lugar de Logan somente este ano para ainda ter mais kms de F1. E para o ano ingressa na mercedes a tempo inteiro. Eu estou contigo nisto de não ter dúvidas que para o ano ele está lá. Até indiquei isso nas minhas projeções de pilotos do próximo ano. Assim como acho que 2025 será o ano decisivo de russel, ou mostra o que ainda não conseguiu mostrar ou salta fora para o novo regulamento e a aposta recai totalmente em Kimi, como durante largos anos caiu em… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado