WEC: Aston Martin confirma regressa a Le Mans em 2025 com dois Valkyrie na classe Hypercar

Por a 14 Junho 2024 13:29

A Aston Martin e a equipa Heart of Racing vão competir na classe de topo do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) em 2025 com dois Valkyrie AMR-LMH e tentar regressar às vitórias nas 24 Horas de Le Mans.  

A marca britânica de automóveis desportivos ultra-luxuosos confirmou a presença na classe Hypercar do WEC em 2025 com dois protótipos e tentará vencer a clássica corrida de resistência pela primeira vez desde 1959.

A Aston Martin planeia inscrever dois dos Hypercar Valkyrie AMR-LMH em todas as rondas do WEC de 2025, que contará com as mesmas oito rondas na próxima temporada, desde que a sua inscrição seja aceite. Esta decisão surge na sequência de uma alteração do regulamento do Automobile Club de l’Ouest (ACO), promotor do WEC e da prova de Le Mans, e da FIA, que estabelece que cada fabricante participante deve inscrever pelo menos dois automóveis na classe Hypercar a partir de 2025. A nova regra foi anunciada na antevisão da corrida das 24 Horas de Le Mans deste ano.

Adam Carter, Diretor de ‘Endurance Motorsport’ da Aston Martin, afirmou que “as raízes das corridas de resistência da Aston Martin remontam aos primórdios da marca. De facto, corremos pela primeira vez em Le Mans há mais de 95 anos, algo que nenhum outro fabricante de hipercarros de estrada pode dizer. Estamos muito orgulhosos da nossa associação a este maravilhoso evento e, com isso em mente, é muito claro que estamos empenhados no conceito de Hypercar do WEC e em trazer as nossas famosas asas [logitpo da marca britânica] de volta à vanguarda das corridas desportivas internacionais, incluindo as 24 Horas de Le Mans. Em 2025, com a nossa equipa de fábrica, a Heart of Racing, pretendemos colocar dois Hypercar Aston Martin Valkyrie AMR-LMH na grelha, para competir ao lado de um fantástico conjunto dos melhores fabricantes de automóveis desportivos do mundo, e fazemos tudo o que podemos para garantir que podemos lutar na frente desse pelotão”. 

O responsável da Aston Martin garantiu que “o programa do Valkyrie AMR-LMH está dentro do prazo estabelecido, com uma quantidade significativa de desenvolvimento a decorrer nos bastidores e antes da estreia do carro em pista, no final deste verão”, apesar da alteração regulamentar. Os britânicos planeiam um “período intensivo de testes para fazer quilómetros com o carro e aprender tudo o que pudermos antes da sua homologação prevista para o outono”, esclareceu Adam Carter. 

O Valkyrie AMR-LMH utilizará uma versão modificada do motor V12 de 6,5 litros, naturalmente aspirado, construído pela Cosworth e originalmente produzido para o Valkyrie de estrada, que, de série, atinge as 11.000 rpm e desenvolve mais de 1.000 cv. 

O desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH já está bastante avançado, tendo sido efetuada recentemente uma avaliação em pista dos sistemas integrais nas instalações de testes da Aston Martin em Silverstone e no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. 

A Heart of Racing também estabeleceu recentemente uma sede de equipa no Reino Unido para o seu programa WEC, perto do local onde os carros de corrida estão a ser construídos em cooperação com a Aston Martin Performance Technologies, com sede em Silverstone, que supervisiona a conceção e o desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH.

A Aston Martin, em conjunto com a Heart of Racing, também planeia um programa no WeatherTech Sportscar Championship do IMSA para o Valkyrie AMR-LMH, para correr na classe GTP, que será realizado a partir da sede da Heart of Racing em Phoenix, na América do Norte.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado