F1: Três provas cruciais para as equipas do topo da classificação
A Red Bull aumentou a sua vantagem no Campeonato do Mundo de Construtores, uma posição favorável, numa altura em que a Fórmula 1 se prepara para regressar à Europa para uma tripla jornada vista por Helmut Marko como crucial.
São agora 49 pontos de margem da Red Bull na liderança do mundial de construtores, depois de um fim de semana catastrófico para a Ferrari no Grande Prémio do Canadá, onde ambos os seus carros tiveram de abandonar e não somar nenhum ponto.
Helmut Marko reconhece a importância das próximas corridas em Espanha, Áustria e Grã-Bretanha e acredita que estes eventos serão fundamentais para definir a segunda metade da época. Apesar dos desafios que se avizinham, Marko está confiante que as atualizações planeadas pela Red Bull irão garantir que a equipa mantém a sua liderança sobre a Ferrari, McLaren e a ressurgente Mercedes.
Um dos principais focos da Red Bull é resolver os problemas relacionados com o desempenho do RB20 nos corretores e ressaltos das pistas. Estes desafios têm sido mais proeminentes esta época, e a equipa trabalha diligentemente para os resolver através do seu plano de desenvolvimento.
O consultor da Red Bull salientou, através da sua coluna de opinião no SpeedWeek, que a equipa austríaca respondeu ao desempenho no Mónaco no “Canadá com uma configuração básica mais suave, mas não foi suficiente”. Por isso, e apesar da vitória de Max Verstappen, o austríaco considera que a Red Bull está “no caminho certo para fazer progressos rápidos na suspensão dianteira”, acrescentando que “as próximas três corridas em Espanha, Áustria e Inglaterra dar-nos-ão uma imagem mais clara do estado atual dos diferentes carros. Estes são circuitos clássicos, enquanto temos alguns atípicos antes. A concorrência, sem dúvida, apanhou-nos, mas não estamos preocupados. O carro continua a melhorar e os dados são prometedores”.
O consultor da Red Bull salientou ainda que as diferenças de desempenho das três equipas que perseguem a Red Bull dependem de pista para pista e como conseguem colocar a ‘funcionar’ os pneus, sendo uma vantagem para os líderes do campeonato. “Estes altos e baixos podem ser explicados pelas especificidades do carro e da pista. E também por quem consegue colocar os pneus na melhor janela de utilização para cada fim de semana e sob as condições muito especiais da pista”, disse Helmut Marko. “Esta situação é uma grande vantagem para nós porque os perseguidores estão constantemente a lutar uns contra os outros. Não temos um adversário, mas três que roubam pontos reciprocamente. Espero que continue assim”.
À medida que o circo da F1 regressa à Europa, a sólida liderança da Red Bull na classificação proporciona uma almofada, mas a equipa mantém-se vigilante. Espera-se que a próxima jornada tripla seja um momento crítico na batalha do campeonato, e a Red Bull pretende continuar a liderar enquanto resolve os problemas que surgiram esta época.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA