Oliver Solberg: “Guiar o skoda Fabia WRC era um sonho que tinha…”
Oliver Solberg há muito desejava conduzir um Škoda Fabia WRC e a Skoda Motorsport tornou o seu sonho realidade com a ajuda do seu pai, Petter Solberg! Veja como eles desfrutaram do seu dia num carro WRC a ‘sério’!
Quando Peter Solberg corria nas pistas de rali do mundo, o Fabia WRC era o seu rival. Na altura, o seu filho Oliver tinha apenas quatro anos. Agora, o piloto de ralis, que está atualmente a correr com um Fabia RS Rally2, teve finalmente a oportunidade de experimentar o antigo modelo especial da Škoda Motorsport. E foi um sonho tornado realidade para ele.
As corridas de ralis mudaram muito nos últimos 20 anos. À primeira vista, pode parecer que as especiais do WRC dessa altura estão muito próximas dos atuais carros de competição de Rally2. Têm motores turbocomprimidos e tração integral, mas ainda há diferenças. Acompanhado pelo seu pai Peter, Oliver Solberg experimentou-o agora, quando se sentou ao volante de um Fabia WRC de fábrica no Sosnová Classic: “Lembro-me do carro de 2005 com Colin McRae ao volante”, recorda o Campeão do Mundo de Ralis de 2003, Peter Solberg. “O Colin estava a lutar com o Fabia pelo segundo lugar na Austrália”, diz ele, recordando o seu filho de 2005. Para Oliver, este carro da época em que o seu pai estava no auge da sua carreira (terminou em segundo lugar no campeonato em 2002, 2004 e 2005) é o seu carro preferido na história da Škoda Motorsport.
“Uma asa traseira grande, guarda-lamas largos, um motor de dois litros”, diz Oliver, enumerando o que gosta tanto no Fabia WRC de asfalto de baixa especificação. “Trate-o com respeito”, lembra-lhe Peter enquanto se apertam na cabina do carro e se preparam para o levar a dar uma volta. “Incrível, incrível!”, diz Oliver ao fim de alguns quilómetros ao volante do especial.
“Muito binário, muita potência, patilhas de mudança de velocidades, diferenciais ativos”, diz o aspirante a piloto de ralis, enumerando as coisas que o atraíram enquanto conduzia. “Tenho uma sensação de felicidade”, comenta sobre a sua experiência de poder experimentar o que chamou de “condução de rali à moda antiga”.
E ele próprio salienta que, sem o Fabia WRC, a atual série de sucesso de carros de Rally2 poderia não ter existido. “A Škoda Motorsport ganhou experiência com o carro no Campeonato do Mundo e aprendeu muito com o desenvolvimento dos carros. Depois começou a bem sucedida série S2000, que continua com os carros de Rally2 até hoje”, diz Oliver Solberg.
O Škoda Fabia WRC foi introduzido em 2003 e a marca inscreveu-o no Campeonato Mundial de Ralis da FIA na categoria de topo WRC em 2004 e 2005. Estrelas como o já mencionado Colin McRae, bem como Didier Auriol, Toni Gardemeister, Armin Schwarz e os pilotos checos Jan Kopecký e Roman Kresta sentaram-se todos ao volante. O Fabia WRC completou um total de 57 eventos ao mais alto nível.
O carro tinha um motor de dois litros turboalimentado com cerca de 300 cv. Uma caixa sequencial de seis velocidades enviava a potência para as quatro rodas com a ajuda de diferenciais ativos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI