Jarama Classic: Segunda prova do ano da Carrera Los 80
A segunda prova da temporada da Carrera Los 80 será um dos atrativos de mais uma edição do muito aclamado Jarama Classic NAPA. A célebre pista madrilena acolhe este fim de semana, 15 e 16 de Junho, o maior festival de clássicos de Espanha e as duas corridas da competição ibérica para os “novos clássicos” irão certamente proporcionar grandes momentos em pista para os aficionados do desporto motorizado e não só.
Depois de um arranque de temporada diferente no programa do Jerez Classic, no passado mês de Maio, a Carrera Los 80 regressa ao seu formato habitual no na Circuito de Madrid Jarama – RACE, com duas corridas de 40 minutos cada e uma paragem obrigatória nas boxes. Naquela que foi a casa do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1 de 1969 a 1988, mas também um dos palcos favoritos do Campeonato da Europa de Turismos nos anos 1980 e assistiu ao renascimento das corridas de GT no início dos anos 1990s, uma panóplia de carros de Turismo e GT promete encantar os muitos espetadores esperados neste evento.
A lista de inscritos é uma ode ao sincretismo. Lucas Gonzaléz e Jorge Lopéz voltam a presentear-nos com o seu Porsche 968 CS, que nos remete aos saudosos anos da Copa Porsche 968 espanhola, ao passo que Luis Delso e Carlos de Miguel voltam a tirar da garagem o seu imponente BMW 635 CSI e Teo Palomo o seu popular BMW E36 325i.
Numa grelha de partida com carros tão distintos, Gonzalo Alonso e Andrea Fernandez farão dupla num Honda Civic, Javier Basagoiti tripulará um VW Golf MKII e os os irmãos Victor e Javier Rodriguez-Rey irão dividir a condução do Renault Clio 16v com que venceram as duas corridas do Jerez Classic. Isto, sem esquecer a presença de dois Datsun 1200, outro carro com um rico passado no automobilismo do sul da Europa, de Guillermo Velasco e Manuel Gómez/Alberto Gómez.
O contingente proveniente de Portugal será igualmente bastante variado e não menos competitivo. A RP Motorsport irá assistir o Ford Escort RS2000 do piloto-chefe de equipa Ricardo Pereira e o BMW 323 de César Freitas, aos quais ainda se junta uma estreia de peso com Paulo Lima ao volante. Trata-se de um BMW E30 M3, um carro cuja génese remonta aos finais dos anos 1980s quando a BMW decidiu assaltar o título do Campeonato do Mundo de Turismos.
Também em estreia na Carrera Los 80, nesta prova, vai estar a dupla Diogo Cavaco/Bernardo Almeida, aos comandos de um BMW M3. A representação lusitana completa-se com Arlindo Beça, que a exemplo do ano passado, irá alinhar com o seu Toyota Carina E, um modelo que nos remete aos tempos áureos dos troféu monomarca da Toyota na velocidade portuguesa.
Esta grelha fica ainda mais esbelta com a presença do espetacular Ford GT40 de Damien Kohler. Muitos se interrogarão sobre o que faz este carro neste “plateau”, mas a resposta é simples. Visto que este carro foi construído em 1969, e por isso não elegível para o Iberian Historic Endurance, seria uma enorme tristeza para os espetadores se esta pérola de quatro não pudesse participar nesta festa.
O Jarama Classic não é apenas sobre corridas, mas também sobre celebrar a herança automobilística e a cultura de cada época. Num ambiente agradável para toda a família desfrutar, os fãs e entusiastas terão acesso ao paddock e, assim, a ocasião de admirar de perto estas relíquias automotivas de competição, para além de terem a oportunidade de usufruir de atividades interativas como simuladores, karting e insufláveis para os mais novos. A BMW M estará presente no paddock com atividades para crianças e adultos, assim como a NAPA, a reputada marca norte-americana de peças para automóvel.
Os bilhetes para o paddock poderão ser adquiridos no site oficial do circuito, em jarama.org, enquanto que no domingo todas as corridas terão transmissão televisiva em direto nas redes sociais Facebook e Youtube da Race Ready.
Num fim de semana repleto de motivos de interesse, a qualificação está agendada para as 11h15 (hora local), sendo que a primeira corrida decorre às 15h40. A segunda contenda abre o programa desportivo de domingo, pelas 10h15.
Calendário de 2024
25/26 Maio – Jerez de la Frontera – Circuito de Jerez 🇪🇸
15/16 Junho – Jarama Classic – Circuito de Madrid Jarama RACE 🇪🇸
26/27 Outubro – Algarve Classic Festival – Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹
29/30 Novembro – 250 km Estoril – Autódromo do Estoril 🇵🇹
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI