24 Horas de Le Mans: Peugeot quer comprovar fiabilidade e os progressos de desempenho do 9X8 de 2024
Após a estreia doo Peugeot 9X8 na versão de 2024 no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) com o nono lugar nas 6 Horas de Imola, os franceses querem colocá-lo à prova na corrida mais dura do calendário e comprovar a sua fiabilidade e desempenho.
Na sua estreia em competição, o Peugeot 9X8 de 2024 assegurou alcançou o nono lugar nas 6 Horas de Imola e três semanas mais tarde, outro resultado entre os dez primeiros nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.
A equipa comprovou que o “comportamento em corrida e os avanços em termos de desempenho estão muito em linha com as nossas expectativas e com o que observámos durante os testes de inverno”, explicou Olivier Jansonnie. Mas nada melhor para testar as melhorias, assim como os processos internos da estrutura francesa, do que as 24 Horas de Le Mans.
“Historicamente, Le Mans é uma corrida única”, salientou Olivier Jansonnie. “É claro que há o carro – a sua velocidade e fiabilidade – mas também há a preparação da equipa, a estratégia de corrida, etc. Os nossos preparativos começaram em julho de 2023, após termos feito um balanço exaustivo da 91.ª edição, analisando o que correu bem e onde podíamos melhorar e assim por diante. O ano passado foi a nossa primeira vez em Le Mans desde há muito tempo e, este ano, estaremos definitivamente mais bem preparados.”
O tempo estava muito instável em 2023 e o Peugeot TotalEnergies conseguiu tirar o máximo partido das condições difíceis. O Peugeot 9X8 Nº 94 liderou a corrida durante 34 voltas a meio da noite e ambos os carros conseguiram cruzar a linha de chegada da maior corrida do mundo.
Após as verificações e os controlos administrativos da semana passada – tradicionalmente conhecidos como “Pesage” – realizados na Place de la République de Le Mans, dezoito automóveis de corrida, incluindo oito protótipos Hypercar, foram conduzidos pelas ruas de Le Mans ao longo de um percurso de 2,1 quilómetros, perante milhares de fãs. Paul Di Resta foi selecionado para conduzir o Peugeot 9X8 n.º 94.
No domingo, a sessão de seis horas do dia de testes proporcionou aos pilotos da Peugeot TotalEnergies a oportunidade de se concentrarem antes das sessões de treinos livres e de qualificação de quarta-feira. As duas versões 2024 do Peugeot 9X8 que se estrearam em Le Mans efetuaram um total de 119 voltas.
“O dia de testes deu-nos a oportunidade de trabalhar nas configurações para a corrida no que diz respeito à suspensão, aerodinâmica, etc. Fizemos alguns ‘stints’ bastante longos para podermos ver o nível de degradação dos pneus para a corrida”, explicou Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport, relativamente ao passado domingo.
A Peugeot TotalEnergies é uma das equipas que contam com dois carros a competir na classe de topo do WEC, a Hypercar, com a Alpine Endurance Team, a BMW M Team WRT, a Ferrari AF Corse e a Toyota Gazoo Racing. Pela primeira vez esta época, também a a Lamborghini-Iron Lynx e a Cadillac Racing terão dois carros no circuito de La Sarthe.
Foto: Joao Filipe / DPPI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI