GP do Canadá F1: Siga a corrida AQUI
VITÓRIA DE MAX VERSTAPPEN EM MONTREAL, seguido de Lando Norris, George Russell e Lewis Hamilton, que ainda tentou responder ao seu companheiro de equipa.
Oscar Piastri foi quinto, Fernando Alonso sexto e Lance Stroll sétimo. Atrás do piloto da casa ficou Daniel Ricciardo e os dois pilotos da Alpine, com Pierre Gasly à frente de Esteban Ocon, que fechou o top 10.
Volta 70 – Última volta, com Max Verstappen a ter uma vantagem de 3.5s para Lando Norris.
Volta 69 – George Russell discutiu a terceira posição com Lewis Hamilton, depois de ter deixado Piastri para trás, na travagem para a última chicane e conseguiu regressar às posições de pódio.
Volta 67 – Yuki Tsunoda perdeu várias posições e quase originou um forte acidente. O piloto japonês seguiu pela relva molhada sem qualquer controlo do VCARB01 e só parou a meio da pista, quando reentrou. Kevin Magnussen conseguiu evitar o carro italiano.
Volta 66 – Hamilton ultrapassou Oscar Piastri sem os mesmos problemas do seu companheiro de equipa e passa a perseguir Lando Norris.
Volta 65 – Grande luta pelos últimos pontos, com Ocon a liderar um grupo de mais quatro pilotos, entre eles Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. A RB permite a ambos lutarem pela posição.
Volta 64 – Contacto entre Piastri e George Russell na última chicane, levando o piloto da Mercedes a perder a posição para Lewis Hamilton. Um incidente que deverá ser analisado pelos Comissários Desportivos.
Volta 63 – George Russell tentou ultrapassar Oscar Piastri, mas o australiano defendeu bem a posição e manteve o terceiro posto.
Volta 62 – Yuki Tsunoda foi ultrapassado por Esteban Ocon e baixou ao nono posto, tendo agora Daniel Ricciardo atrás de si.
Volta 60 – Sergio Pérez será investigado após a corrida, por ter continuado em pista com o RB20 danificado devido ao toque nos muros do Circuito Gilles Villeneuve, deixando pedaços de fibra de carbono pelo traçado.
Volta 58 – Bandeira verde! Max Verstappen conseguiu manter a liderança da prova, sendo agora seguido de Lando Norris depois de George Russell ter parado quando o Safety Car foi ativado.
Volta 54 – Carlos Sainz e Alexander Albon fora de pista… o piloto espanhol conseguiu regressar à pista, mas o Williams do tailandês tem de ser recuperado pelos comissários de pista, obrigando a novo Safety Car.
O pião de Sainz à frente de Albon, que não conseguiu evitar o carro italiano, a Ferrari fica sem carros na prova canadiana, depois de Charles Leclerc ter tido problemas desde início da corrida no SF24 que obrigou à sua desistência.
Depois do acidente de Logan Sargeant e este de Albon, a Williams fica também sem pilotos em prova.
LAP 54/70
What is going on?! Sainz has a moment and Albon ends up in the wall after being clobbered by the out-of-control Spaniard 😮
⚠️ SAFETY CAR ⚠️#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/6l980vV4Hh
— Formula 1 (@F1) June 9, 2024
Volta 53 – Sergio Pérez tem a asa traseira do RB20 danificada!
O piloto da Red Bull perdeu o controlo do RB20 e embateu nas proteções do traçado canadiano, conseguindo regressar à garagem da Red Bull apesar dos danos.
Volta 51 – Lando Norris regressou ao segundo posto após George Russell ter quase perdido o carro na chicane da curva 2.
Volta 49 – Max Verstappen completou a volta mais rápida da corrida até agora.
Na reta oposta, George Russell ultrapassou Lando Norris e regressou ao segundo posto, enquanto Verstappen se queixa de problemas com o RB20, avisando que não consegue passar pelos corretores sem perder desempenho.
Volta 48 – O piloto da McLaren perdeu algum terreno no setor final da volta anterior e para na box… mas não conseguiu aguentar o primeiro posto, uma vez que não tinha aderência à saída do pitlane enquanto Verstappen tinha pneus com mais temperatura e em piso seco.
Volta 47 – Norris volta a não parar e mantém-se em pista com 21.1s de vantagem para Max Verstappen.
Volta 46 – Param Max Verstappen e George Russell, mas Lando Norris ficou em pista com intermédios!
O piloto britânico regressou à liderança, pelo menos provisoriamente.
Russell tem pneus duros e Verstappen médios.
LAP 46/70
Verstappen and Russell pit but Norris stays out on the inters
This is a crucial part of the race #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/9bRYUqchlT
— Formula 1 (@F1) June 9, 2024
Volta 45 – Enquanto Pierre Gasly é o piloto mais rápido em pista com os pneus duros, os três primeiros continuam com os intermédios, parando Oscar Piastri que regressou à frente de Hamilton também com o composto médio.
Volta 44 – Entre os primeiros cinco primeiros, é Lewis Hamilton a parar para regressar à pista com pneus médios e na sétima posição.
Seguiram-se Sainz, Ricciardo e Pérez na box.
Volta 43 – Desistência de Charles Leclerc, que seguia na última posição da classificação.
Volta 43 – Lando Norris teve de seguir pela escapatória na curva 1.
Volta 41 – Pierre Gasly para e é o primeiro piloto em pista com pneus slicks de composto duro.
Volta 40 – Direção de corrida permite a utilização do DRS novamente. George Russell está a 2.7s de Verstappen, mas Hamilton tenta ultrapassar Piastri.
Volta 36 – Leclerc tem de deixar passar Max Verstappen, ficando com uma volta de atraso para os primeiros classificados. Enquanto isso, Lewis Hamilton pressiona Oscar Piastri, continuando no quinto posto da classificação após a dura luta com Fernando Alonso.
Volta 35 – Os pilotos começam a arrefecer os pneus intermédios.
Volta 32 – Parou Charles Leclerc, enquanto Carlos Sainz está envolvido na discussão pelo 12.º posto. O piloto espanhol tocou ao de leve na traseira do Sauber de Valtteri Bottas e danificou a aleta da asa dianteira.
Volta 31 – Grande manobra de Alexander Albon na travagem para a última chicane, deixando Esteban Ocon para trás. O piloto francês da Alpine não parou para trocar de pneus durante o Safety Car.
Volta 30 – Começa a chover de novo, avisa Charles Leclerc. Deverá ser por pouco tempo.
Volta 30 – Sai o Safety Car e Verstappen lidera o pelotão.
A Ferrari avisou Leclerc que o problema do motor pode estar resolvido.
Volta 28 – Daniel Ricciardo cumpriu a penalização de cinco segundos na sua paragem, mas ainda assim saiu à frente de Alexander Albon e Charles Leclerc, que parou durante muito tempo na sua box, parecendo que fez ‘reset’ ao SF24.
Volta 27 – Lando Norris perdeu a liderança da classificação. Segue agora Max Verstappen atrás do Safety car, seguido de Russell e Piastri.
Norris apanhou o SC à sua frente e perde os cerca de 30 segundos que tinha de margem, ficando atrás de dois carros que antes o perseguiam, conseguindo ficar à frente de Piastri.
LAP 27/70
Norris pits under the Safety Car but loses the lead to Verstappen and ends up behind Russell too #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/BCAsbwvZwU
— Formula 1 (@F1) June 9, 2024
Volta 26 – Safety car!
O líder não parou, mas os adversários atrás de si conseguiram ir à box, regressando à pista com pneus intermédios e na mesma ordem com que entraram no pitlane, apesar de Russell ter tentado ultrapassar Verstappen.
Volta 25 – Logan Sargeant bateu! Será Safety Car quase de certeza…
Volta 24 – Oscar Piastri está a 0.7 segundos do Mercedes de Russell, com o seu companheiro de equipa a conseguir uma vantagem de 6 segundos sobre Verstappen.
Volta 22 – Lando Norris alcança a liderança da classificação e logo depois, George Russell teve de seguir em frente na última chicane, sendo ultrapassado por Max Verstappen! O top 10 é Norris, Verstappen, Russell, Oscar Piastri, Fernando Alonso, Lewis Hamilton – numa dura batalha entre os dois experientes pilotos – Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Alexander Albon e Yuki Tsunoda.
Volta 21 – Após ultrapassar Max Verstappen na reta oposta, Norris fica imediatamente na traseira do Mercedes W15 de Russell.
Volta 20 – Os McLaren estão rápidos. Ao mesmo tempo que Norris quase empurra o RB20 de Verstappen, Oscar Piastri está a apanhar os três da frente. Ainda tem 6.1 segundos para alcançar o seu companheiro de equipa.
Lando Norris sobe a 2.º!
Volta 18 – George Russell ficou mais à-vontade na frente, mas Max Verstappen tem agora Lando Norris com DRS a discutir consigo o segundo lugar.
Volta 17 – Max Verstappen seguiu em frente à saída da curva 1, perdendo terreno para Russell e ficando sob pressão de Norris.
Volta 16 – Os dois pilotos da frente estão a 0.4 segundos de diferença, com Lando Norris a encurtar terreno. Teremos uma luta a 3 pela liderança?
Volta 15 – A F1 prevê mais chuva para daqui a pouco mais de 18 minutos. No entanto, até lá, os pilotos terão de cuidar muito bem estes intermédios se não quiserem ter de parar.
Volta 13 – Parou Nico Hülkenberg, que monta intermédios para regressar à pista em 19.º lugar. A aposta da Haas funcionou em parte.
Volta 12 – Já ultrapassaram o alemão da Haas Daniel Ricciardo, que terá de cumprir uma penalização de 5 segundos por falsa partida, e Lance Stroll.
Volta 11 – Segue um mini-pelotão atrás de Hülkenberg, será que está a tentar segurar os adversários até Magnussen chegar a este grupo?
Volta 11 – Os pilotos já precisam de arrefecer os pneus intermédios, enquanto Verstappen encurta a margem para Russell conforme a pista vai secando.
Volta 10 – Charles Leclerc diz que não será possível ultrapassar com os problemas de motor que a Ferrari identificou anteriormente.
Volta 9 – Só agora, através das repetições, foi possível perceber que Sergio Pérez tocou no Alpine de Pierre Gasly, num incidente considerado de primeira volta, sem haver lugar a penalização ou posterior análise.
Daniel Ricciardo investigado por possível falsa partida.
Volta 8 – Para Kevin Magnussen, mas com um pitstop muito lento! Regressou à pista em 13.º e perdeu mais uma posição de seguida, com Carlos Sainz a subir um lugar.
Volta 7 – Logan Sargeant seguiu em frente na curva 6, mas conseguiu regressar à pista apenas com bandeira amarela.
Os Haas começam a perder desempenho com os pneus de chuva. Os carros com intermédios estão mais rápidos.
Volta 6 – Algumas zonas da pista começam a secar e ver-se uma trajetória.
Volta 5 – Magnussen é o piloto mais rápido em pista, mas até quando é que os pneus de chuva vão ter vantagem sobre os intermédios?
Volta 4 – Charles Leclerc é avisado pela Ferrari que estão a receber dados estranhos do motor, mas dizem para o monegasco continuar a forçar o andamento.
Magnussen está prestes a entrar nas posições de pódio, enquanto Nico Hülkenberg é oitavo.
Volta 3 – Próximo alvo de Magnussen e do Haas VF24 de pneus de chuva é Oscar Piastri, conseguindo deixar o australiano para trás na reta oposta, antes de terminar a terceira volta.
Volta 2 – Kevin Magnussen aproveita os pneus de chuva para subir ao sexto posto, em luta com Fernando Alonso pelo quinto posto, conseguindo na última chicane ultrapassar o espanhol da Aston Martin.
Volta 1 – George Russell com um bom arranque mantém a liderança do pelotão, com Lewis Hamilton a ganhar a posição nas primeiras curvas a Daniel Ricciardo.
Sergio Pérez caiu na classificação, sendo 18.º. Charles Leclerc seguiu na última chicane, mas conseguiu regressar à pista.
18:53h: Escolha de pneus por parte dos pilotos: Todos os pilotos na grelha com pneus intermédios, exceto Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg. A pista está molhada e chove um pouco, mas a previsão é que seja mais intensa daqui a pouco.
18:50h – Problemas para Esteban Ocon e a Alpine que parece ter sofrido um problema na válvula de escape do seu A524, com a equipa a tentar resolver a situação na grelha de partida.
18:50h: QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PARA A CORRIDA?
18:50h – Temperaturas:
Temperatura da pista: 21ºC
Temperatura do ar: 16°C
Humidade: 19%
Probabilidade de chuva para esta corrida: 100%
1º GP 1978
Voltas 70
Circuito 4.361 km
Corrida 305.27 km
Recorde 1:13.078s (Valtteri Bottas, 2019)
18:40h – Grelha de partida para o GP
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
2 coisas boas neste gp:
A chuva e a hora de jantar…
Falavam no Mónaco… Este circuito merece alterações de traçado ou retirado do mundial?!…
O max tinha um carro “mau” e a macumba foi feita novamente.