GP Canadá F1, TL2: Chuva voltou a limitar preparação e problemas para Max Verstappen

Por a 7 Junho 2024 23:01

Foram trinta minutos intensos, mas o segundo treino livre do Grande Prémio do Canadá teve só esses trinta minutos de maior interesse, em termos de voltas rápidas realizadas. Quando se pensava que a pista estaria pior, com os muitos carros no traçado foi possível rodar com pneus slicks e com isso houve muitas mexidas na tabela de tempos durante esse período.

Fernando Alonso terminou o treino com o tempo mais rápido, 1:15.810s, seguido de George Russell a 0.463s, mas um dos destaques foi o problema que sentiu Max Verstappen no seu Red Bull RB20, que obrigou a muito trabalho na box da equipa austríaca e a uma tensão coletiva. Um pouco mais tarde, ainda com o treino a decorrer, a Red Bull confirmou uma falha do ERS, o sistema de recuperação de energia, no carro do neerlandês, precisando ainda mais tempo para investigar o assunto.

A chuva ficou mais intensa à passagem pela meia hora de treino, terminando com as hipóteses dos pilotos sairem para a pista com pneus slicks, mas ficaram os bons registos dos pilotos da Aston Martin – Alonso foi o mais rápido e Lance Stroll terminou o treino no terceiro posto da tabela de tempos, a 0.654s – e o de Charles Leclerc, com pneus médios, que registou a quarta melhor marca, a 0.746s do espanhol.

Ainda antes da abertura da via de saída das boxes, vários pilotos estavam alinhados para poderem entrar na pista o mais rapidamente possível. A razão? A chuva que se começava a cair provocava a tentativa de fazer o máximo de voltas possíveis com pneus para piso seco.

Max Verstappen, Sergio Pérez, George Russell, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Lance Stroll, Esteban Ocon, Pierre Gasly saíram com pneus macios, Carlos Sainz com pneus médios e Charles Leclerc com pneus intermédios, apesar da sessão não ter sido considerada à chuva, o que será analisado pelo Colégio de Comissários Desportivos no final do treino. 

Passados seis minutos da sessão, apenas Hamilton e Gasly estavam em pista, com o piloto da Mercedes a registar o tempo de 1:34.810s para chegar à liderança. A pista foi declarada molhada e pouco depois, Pierre Gasly, ainda com pneus macios, registou a marca mais rápida do dia até aquele momento, com 1:24.389s. O piloto francês melhorou este registo, com 1:22.589s na volta seguinte. 

Antes de começar a chover com mais intensidade, e com os tempos a melhorarem com quase todos os pilotos em pista, Daniel Ricciardo bateu o tempo de Pierre Gasly até que Fernando Alonso passou para a sua frente, com a marca de 1:20.451s. 

O homem da casa, Lance Stroll, e já com menos pilotos em pista, melhorou o tempo anterior do seu companheiro de equipa, com 1:19.492s. Contudo, Alonso tinha uma palavra a dizer, regressando à liderança com 1:17.835s. 

Apesar da chuva, a pista estava seca e permitia mais tentativas de voltas rápidas, com várias mexidas por toda a tabela de tempos. Quando Lewis Hamilton subiu ao segundo posto, ficando a 0.265s de Alonso, vários pilotos melhoravam os registos. O piloto espanhol da Aston Martin ainda melhorou o seu anterior registo – 1:16.668s – foi Charles Leclerc, com pneus médios com 8 voltas, passou para a frente, com 1:16.556s. 

Pouco depois, Max Verstappen entrou na box e queixou-se de um cheiro a queimado, tendo sido visto algum fumo a sair da traseira do Red Bull RB20 à entrada do pitlane. 

Após Fernando Alonso ter reassumido a liderança com 1:15.810s, Lewis Hamilton fazia melhores microssetores, mas apanhou um Ferrari na última curva, tendo de seguir para escapatória. Foi o segundo piloto a queixar-se dos Ferrari naquela zona, tendo Alonso feito o mesmo alguns minutos antes.

Enquanto isso, continuava a apreensão na box da Red Bull, com os mecânicos a não tocarem no RB20 de Verstappen.

Com o regresso da chuva, Verstappen não perdia muito, mas pouco depois confirmou-se que a sua sessão terminara, com o carro nos macacos e os mecânicos a trabalharem afincadamente no monolugar, inclusivamente, cortando peças na zona posterior do RB20. 

Esteban Ocon saiu para a pista quando faltava cerca de 19 minutos para o final do treino, com pneus intermédios montados no Alpine A524, sendo seguido por mais companheiros de profissão, com algumas exceções, como acontecia com Max Verstappen, que ficou retido na garagem com o problema no sistema de recuperação de energia do RB20. Todo o ‘estado-maior’ da Red Bull esteve reunida à volta do monolugar de Milton Keynes.

Nos instantes finais, foi possível ver uma linha mais seca na pista, mas já não dava tempos às equipas para pararem os pilotos e trocar de pneus para slicks, algo que Lando Norris disse ainda não ser possível.

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2 Comentários
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Pity
Pity
5 meses atrás

Vou ser venenosa, assumo. 🙂
Que pena o problema do Verstappen não ter acontecido na Q1, o que nos proporcionaria uma corrida animada, ou mesmo na corrida, o que nos daria uma maior animação para o campeonato.

garantia4
garantia4
5 meses atrás

Destaque dos TL: O team radio do Nando:
” O Leclerc é o mais lento no gancho. Não tem espelhos. Isto é típico da Ferrari ! “
E ainda há quem tenha ficado (?) admirado da sua ausência na tão badalada festa dos 90 anos da Ferrari.
Rodimento di culo, como dizem os italianos.

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