GP Canadá F1: Lando Norris foi o mais rápido no TL1 marcado pelo mau tempo
A sessão de treinos livres inaugural do Grande Prémio do Canadá foi bastante curta em termos de ação em pista, uma vez que os pilotos não puderam sair para a pista nos primeiros minutos e ainda houve uma paragem curta devido a acidente de Zhou Guanyu. Lando Norris foi o piloto mais rápido do treino, com 1:24.435s registado na tabela de tempos.
A FIA informou que a sessão iria começar à hora marcada, “mas a saída das boxes permanecerá fechada” enquanto era algumas equipas de apoio à pista tentavam retirar água parada no traçado de Montreal.
Desta forma, nenhum carro saiu das garagens nos primeiros minutos da sessão inaugural do GP do Canadá.
O primeiro piloto a sair para a pista foi Lewis Hamilton, com pneus intermédios montados no Mercedes W15, depois da direção de corrida ter aberto o pitlane, decorridos vinte minutos do treino.
Hamilton registou a primeira marca do fim de semana com a 1:40.077s.
Valtteri Bottas juntou-se ao seu antigo companheiro de equipa em pista com o Sauber para experimentar as condições muito complicadas, tendo trocado os pneus de chuva da Pirelli pelos intermédios, não sem ter ficado algum tempo parado na box, parecendo ter existido um problema com uma das pistolas.
Após Bottas ter registado o tempo de 1:33.215s, Zhou Guanyu bateu nos muros de proteção do circuito. O piloto chinês sofreu de aquaplanagem no complexo de curvas 5 e 6, tendo batido nas proteções do lado esquerdo. Como ficou parado na zona de travagem para a curva seguinte, perto da escapatória, a direção de corrida precisou de suspender a sessão com bandeira vermelha, continuando a contar o tempo.
All the angles 📸#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/tkyHowmDqM
— Formula 1 (@F1) June 7, 2024
Com 23 minutos para o final, a primeira sessão de treinos livres voltou à condição de bandeira verde, com os comissários de pista a fazerem um excelente trabalho para tirar o carro de Zhou Guanyu rapidamente.
Os tempos começaram a cair, com Hamilton a ser o mais rápido quando o treino entrou nos últimos 20 minutos, batendo Carlos Sainz com 1:29.207s, com todos os pilotos a usarem pneus intermédios nos seus carros.
Pouco depois foi a vez de Sainz deixar Charles Leclerc para trás, conseguindo o piloto espanhol registar 1:27.485s, menos 0.075s do que o seu companheiro de equipa.
A menos de quinze minutos do final do treino, saíram para a pista os dois Aston Martin AMR24 pela primeira vez na sessão. No entanto, apenas uma volta foi realizada por Fernando Alonso e Lance Stroll.
Depois de mais alguns minutos sem ação em pista, os pilotos da Ferrari deram início à estreia dos pneus macios para piso seco na sessão, seguindo-se mais carros com o mesmo composto montado.
Enquanto Lando Norris e Oscar Piastri colocaram os primeiros tempos com pneus macios no fundo da tabela de tempos, Charles Leclerc melhorou o seu anterior registo, passando para a liderança da sessão.
No entanto, ainda deu tempo para alguns pilotos melhorarem os tempos, passando Lando Norris para o primeiro posto da tabela de tempos, com a marca de 1:24.435s deixando Carlos Sainz a 0.328s e Leclerc a 0.871s.
Desta forma, e com a melhoria das condições no final do treino, apesar das muitas saídas de pista e incursões pela relva e escapatórias, foram 17 os pilotos a registarem um tempo na sessão.
Espera-se mais chuva para a segunda sessão, por isso o cenário pode ser idêntico ao primeiro treino.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI