Fórmula 1 de 2026 vão ser mais pequenos e mais leves
Os monolugares de Fórmula 1 vão ter um aspeto bem diferente dos atuais a partir de 2026, com novas regras que ditam que os carros sejam mais pequenos, mais leves e mais ágeis.
Comecemos pelos mais pequenos…
O novo monolugar é mais ágil, mais curto e mais estreito do que os atuais.
Foi reduzida a distância entre eixos (comprimento) em 200 mm para 3400 mm (cerca de um palmo de um adulto a menos), enquanto a largura foi reduzida em 100 mm para 1900 mm.
A largura do pavimento também foi reduzida em 150 mm.
Como se calcula, a redução do tamanho leva à diminuição do peso…
Reduzir o peso era um dos principais objetivos dos regulamentos de 2026, com os legisladores a conseguirem remover 30 kg em relação às máquinas de 2022, para reduzir o peso para 768 kg.
A FIA diz que são 722 kg de carro e 46 kg (estimados) de pneus.
Paralelamente, as regras reduziram a força descendente em 30% e a resistência aerodinâmica em 55%, numa tentativa de melhorar a eficiência e a manobrabilidade – e tornar os carros mais aptos para a competição.