F1: Ferrari deu prioridade à melhoria da gestão dos pneus para 2024
Frédéric Vasseur disse ter havido o sacrifício da equipa para retificar um problema crítico que assolou a temporada de 2023 da Ferrari: a má gestão dos pneus.
Apesar de muitas vezes apresentarem fortes desempenhos de qualificação, Carlos Sainz e Charles Leclerc foram consistentemente prejudicados pela degradação dos pneus durante as corridas, impedindo-os de explorar totalmente o potencial dos seus monolugares.
Em 2023, o calcanhar de Aquiles da Ferrari foi a sua incapacidade de gerir eficazmente os pneus durante as corridas. Este problema anulou a vantagem obtida com o seu ritmo de qualificação, deixando Sainz e Leclerc incapazes de manter ritmo competitivo durante os grandes prémios. O problema era tão grave que se tornou o foco central da estratégia da equipa no inverno.
Para resolver este problema, a Ferrari tomou a decisão consciente de dar prioridade à melhoria da capacidade de condução do carro relativamente a outros aspetos de desempenho. Conforme Enrico Cardile, a equipa dedicou recursos e esforços significativos para garantir que o novo carro lidaria melhor com os pneus, permitindo assim que os pilotos se esforçassem mais e de forma mais consistente durante as corridas.
Já Vasseur salientou que “demos um passo em frente na gestão dos pneus”, logo após a vitória de Charles Leclerc no Mónaco. “Não foi tópico hoje – não foi a gestão, foi o ritmo – mas no ano passado, tínhamos uma imagem clara da situação. Estávamos a ter um bom desempenho na qualificação. Estávamos a ter um pouco mais de dificuldades na corrida. Dificuldades em algumas curvas e menos noutras.”
A Ferrari trabalhou nos “pontos fracos, demos um bom passo em frente”, disse Vasseur, admitindo, porém, que “provavelmente, porque prejudicámos um pouco o ritmo na qualificação em comparação com o ano passado”. Ainda assim, “para benefício da corrida”, assegurou o chefe de equipa da Ferrari, que vê nos pontos somados até agora, comparativamente a 2023, o sinal que foi uma decisão acertada.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Tratar melhor os pneus é também ter mais aderência, e ter mais aderência é ter um carro mais previsível de pilotar, tudo boas coisas no mundo da F1.
Se este monolugar trata melhor os pneus, isso não aconteceu num estalar de dedos, muito e bom trabalho teve de ser desenvolvido por parte da equipa Ferrari, os resultados falam por si.