Rali da Sardenha: Primeiro triunfo de Sami Pajari nos WRC2 com a Toyota
Sexta prova do WRC2, sexto vencedor diferente, Yohan Rossel (Monte Carlo), Oliver Solberg (Suécia), Gus Greensmith (Safari), Nikolay Gryazin (Croácia), Jan Solans (Portugal) e agora Sami Pajari (Sardenha). Quanto a carros, Citroen, duas vitórias, Skoda, duas vitórias e Toyota, duas vitórias.
Grande prova de Sami Pajari, que depois dos azares em Portugal, brilhou e venceu o WRC2 no Rally Italia Sardegna, a sua primeira vitória na competição com a Toyota, depois de uma prova em que primeiro distanciou-se dos adversários e depois geriu uma confortável margem na segunda metade da prova. A meio do segundo dia já tinha 49.2s de avanço para Jan Solans, noutro Toyota, até aí começou por lutar com Pierre-Louis Loubet (Skoda Fabia RS Rally2) e quando este desistiu, já a margem estava em 27.s.
Depois disso, foi só controlar.
O piloto do GR Yaris Rally2 regressou ao degrau mais alto do pódio do WRC2 pela primeira vez desde o Rally Secto Finlândia do ano passado, catapultando-se do 11º para o quarto lugar na classificação geral do campeonato. Pajari chegou a domingo com uma vantagem de 54,7 segundos sobre Yohan Rossel e foi capaz de adotar uma abordagem sem riscos para os restantes troços. A sua vantagem foi reduzida para 32,3 segundos pelo francês Rossel no final, mas tudo estava sob controlo: “Estava à espera de um bom resultado depois da desilusão em Portugal”, disse o eufórico jovem de 22 anos no final da Power Stage, que encerrou o rali. “Eu sabia que o ritmo estava lá e só precisávamos de o juntar”.
Apesar de a vitória ter ido para Pajari, foi Rossel – ao volante do seu mais evoluído e claramente melhorado, Citroën C3 Rally2 – que deu mais nas vistas durante o fim de semana. Depois de ter caído no sábado para 15º da geral, conseguiu oito vitórias consecutivas em troços para ultrapassar Jan Solans e passar para segundo da geral a meio do penúltimo dia. O francês fez mesmo 4º, 5º e 6º lugares em troços, à frente de alguns Rally1, andando de forma fantástica, que deu imenso nas vistas.
A resposta de Solans foi dada no domingo de manhã, com o espanhol a lutar desesperadamente no seu Yaris, vencendo três das quatro especiais do dia. Mas cometeu um pequeno erro, uma saída larga e os seus esforços foram em vão, uma vez que Rossel conseguiu uma vantagem de 7,0 segundos, aumentando a sua vantagem sobre Solans para 23 pontos.
Martin Prokop produziu o seu melhor resultado no WRC2 de que há memória, conduzindo o seu Škoda Fabia RS Rally2 para o quarto lugar da geral, depois de superar o polaco Kajetan Kajetanowicz por apenas 3,9 segundos. A terminar o fim de semana em sexto, na sua primeira participação no WRC2 do ano, ficou Robert Virves, também ao volante de um Škoda.
Pajari também festejou a glória no campeonato WRC2 Challenger, enquanto Armin Kremer venceu na WRC Masters Cup.
Tempos Online – CLIQUE AQUI
https://www.ewrc-results.com/results/85531-rally-italia-sardegna-2024/
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI