IMSA, Detroit: Nick Tandy conquista pole position; Filipe Albuquerque foi 4.º
Nick Tandy deu continuidade ao bom desempenho Porsche Penske Motorsport ao garantir a pole position para a classe Grand Touring Prototype (GTP) no Chevrolet Detroit Sports Car Classic, quinta ronda do WeatherTech Sportscar Championship do IMSA.
Filipe Albuquerque alcançou o quarto posto da grelha.
Tandy completou com o Porsche 963 n.º 6 da Penske Motorsport no novo circuito citadino, composto por nove curvas, no centro de Detroit, a volta em 1:05.390s, batendo por pouco o seu colega de equipa Dane Cameron, que fez uma volta em 1:05.514s no Porsche n.º 7. A pole position de Tandy vem na sequência da sua vitória em Laguna Seca.
A sessão de qualificação teve um fim prematuro, quando Pipo Derani fez um pião com o Cadillac V-Series.R n.º 31 da Whelen Cadillac Racing, provocando uma bandeira vermelha a pouco mais de dois minutos do fim. Este incidente garantiu a pole para Tandy, uma vez que os outros concorrentes não conseguiram desafiar o seu tempo. Como resultado, Sébastien Bourdais, no Cadillac Racing Cadillac n.º 01, e Filipe Albuquerque, no Acura ARX-06 n.º 10 da Wayne Taylor Racing with Andretti, ficaram posicionados na segunda linha para a corrida de 100 minutos de sábado.
A Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports impôs o ritmo nas sessões de treinos e de qualificação, garantindo os dois primeiros lugares da grelha de partida na classe GTD Pro.
Antonio Garcia conquistou a seu 14.ª pole positin da carreira e o primeiro desde as 12 Horas de Sebring de 2023. Garcia registou a sua volta mais rápida em 1:09.092s no Corvette Z06 GT3.R n.º 3, que partilha com Alexander Sims.
Tommy Milner, no Corvette Z06 GT3.R n.º 4, que partilha com Nicky Catsburg, também teve um bom desempenho, terminando apenas 0,336 segundos atrás de Garcia para garantir o segundo lugar. Isto marca a continuação de uma forte exibição para a Corvette Racing, uma vez que Catsburg tinha anteriormente assegurado a primeira pole no IMSA do carro três semanas antes em Laguna Seca.
Os candidatos ao título vão partir em quarto e terceiro, respetivamente, com o Lexus RC F GT3 n.º 14 da Vasser Sullivan à frente do Porsche 911 GT3 R n.º 77 da AO Racing. Jack Hawksworth qualificou o Lexus n.º 14, que partilha com Ben Barnicoat. Atualmente, estão 56 pontos atrás de Sébastien Priaulx, que qualificou o Porsche nº 77 que partilha com Laurin Heinrich em 4.º.
A Conquest Racing, estreante na GTD PRO, garantiu um quinto lugar, com Daniel Serra a conduzir o Ferrari 296 GT3 n.º 35. Enquanto isso, os rivais da Ford vão ter os seus dois Ford Multimatic Motorsports a arrancarem na sétima e nona posições entre os 11 carros da GTD PRO.
A prova de Detroit tem início às 20 horas (em Portugal continental) deste sábado.
Foto: LAT Images/Brett Farmer
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI