WRC, Rali da Sardenha, PEC4: Sébastien Ogier na frente no final do 1º dia

Por a 31 Maio 2024 18:44

Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) terminam o primeiro dia de prova 4.5s na frente de Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) e são para já apenas estas duas duplas que lutam pela liderança do rali, pois os terceiros classificados, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) já estão a 33.2s.

O francês tive uma etapa quase perfeita, e lidera com todo o mérito, depois de capitalizar a maior tração oferecida pela sua posição de partida mais atrás na ordem, vencendo dois dos quatro troços, abrindo uma vantagem inicial de 4,5 segundos, que não é grande. A única mancha do francês no dia foi uma primeira passagem demasiado cautelosa por Sedini-Castelsardo, onde cedeu 5,9 segundos a Tänak enquanto tentava conservar os pneus. No final, a borracha de composto duro da Pirelli resistiu ao teste das altas temperaturas e das estradas rochosas da ilha mediterrânica de férias: “É bom”, sorriu Ogier. “Tem sido extremamente duro e exigente para os pneus e estou feliz por termos conseguido, porque foi um desafio com apenas cinco pneus.”

Já Ott Tanak, foi o mais rápido na PEC2 e, apesar de ter perdido o boost híbrido em duas ocasiões, o segundo lugar marca o melhor início de rali do estónio até agora nesta temporada. O seu companheiro de equipa, Dani Sordo, completou o pódio com 28,7 segundos de atraso, conquistando a posição quando Adrien Fourmaux, sofreu uma delaminação de um pneu na PEC3, atrasando-se na PEC4 devido a um problema elétrico. Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) eram terceiros ao cabo de dois troços, mas um furo na PE3 e problemas mecânicos no último troço do dia leva a que já estejam agora a 49.9s da frente em sexto para onde caíram nesta última especial do dia.

Foi um primeiro dia muito difícil para as primeiras equipas a rodar na estrada, especialmente

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) e Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid), sendo que os belgas terminaram a 36.6s da frente, enquanto os homens da Toyota estão quase a um minuto: “Este foi, sem dúvida, o dia mais difícil que se pode imaginar para abrir a estrada na Sardenha”, disse Neuville, que liderava Evans por 24 pontos na classificação dos pilotos antes desta ronda. “Um dia difícil para nós, mas [vamos] continuar a tentar.”

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) terminam a 2.3s do terceiro lugar de Sordo e Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) estão apenas a 2.6s de Evans, o que mostra bem o péssimo dia do galês da Toyota.

No WRC2, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) lideram com 18.3s de avanço para Pierre-Louis Loubet/Louis Pascaud (Skoda Fabia Evo Rally2), que passaram pela liderança na PEC2, com Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) em terceiro, 10.3s mais atrás, seguindo-se Georg Linnamae/James Morgan (Toyota Gr Yaris Rally2)3.5s mais atrás, Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2), outros 3.4s depois

Yohan Rossel/Benjamim Boulloud (Citroen C3 Rally2) eram quartos quando pararam para mudar uma roda devido a um furo e caíram para o 18º lugar do WRC2, terminando o dia a mais de dois minutos da frente.

Marco Bulacia/Diego Vallejo (Skoda Fabia Evo Rally2) começaram o dia em terceiro, mas no último troço do dia caíram para o quinto posto do WRC2, pois ficaram sem pneus, tal foi o desgaste infligido.

A etapa de sábado é a mais longa, com 149 quilómetros de competição e sem a possibilidade de fazer uma paragem ao meio-dia. A manhã inclui duplas passagens por Tempio Pausania e Tula, enquanto a tarde inclui etapas na zona de Monte Lerno com o deslumbrante Micky’s Jump.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado