F1: O que pode ser feito no traçado do Mónaco para permitir ultrapassagens?

Por a 30 Maio 2024 15:58

Os pilotos de Fórmula 1 e a generalidade dos especialistas têm falado muito nas corridas aborrecidas na pista do Mónaco e do que poderia ser feito para que as corridas permitissem mais ultrapassagens.

Não é um tema fácil.

A natureza estreita e sinuosa da pista torna extremamente difícil para os pilotos conseguirem ultrapassar durante a corrida e até conseguir tempos nas várias sessões de treinos e nas três fases da qualificação é complicado.

No GP de Mónaco de 2021, por exemplo, não houve nenhuma ultrapassagem na pista após a primeira volta, quase sempre, para não dizer sempre o Circuito de Mónaco é o último no ranking de ultrapassagens da temporada de F1. Todos sabemos isso há muito…

Apesar disso, o GP de Mónaco é considerado um evento especial e intemporal no calendário da F1. Muitos adeptos e pilotos adoram a corrida devido à sua história e desafios únicos.

Mas cada vez mais, a comunidade da F1 argumenta que talvez comece a ser tempo de tirar o GP de Mónaco do calendário da F1 se não puderem ser feitas melhorias para tornar as corridas mais emocionantes.

Algumas sugestões para melhorar as corridas passam por alterar o traçado da pista para permitir mais ultrapassagens, mas essas alterações são muito complicadas, mas mesmo muito.

Para além disso, qualquer mudança teria que preservar o caráter único e desafiador da corrida.

No The-Race, Gary Anderson, que já foi cronista do AutoSport na década de 2000, deu a sua visão quanto ao que acha poder-se fazer no Mónaco: antes da direita de entrada no túnel, há uma estrada, que logo após uma direita esquerda entra numa longa reta que vai até à praia do Larvotto, até ao Beach Plaza Hotel e o antigo projetista e agora comentador, sugere que se possa trabalhar aí, fazendo uma ‘rotunda’ antes do Hotel. seria uma reta para lá, outra para cá até à entrada do túnel…

Isso faria com que passasse a existir uma reta de mais de 1,4 Km do Hotel à saída do túnel, mas para isso ser possível há muitos problemas a resolver. A escapatória da saída do túnel é mínima, e a Avenida Princesa Grace, que seria a parte nova, só tem uma faixa para cada lado e tinha que ser alargada para ter quatro faixas, duas para um lado, outras duas para o outro, e tinha que se destruir toda a parte central e provavelmente alargar a zona do passeio bem mais.

Basicamente trocar o ver do jardim da faixa central por asfalto, só para ser utilizado duas vezes por ano em competições. Mas resolveria boa parte das crises da F1 e a pista seria um pouco maior sem ser muito desvirtuada. A curva que seria necessária na nova rotunda junto ao hotel seria nada menos nada mais que a mesma coisa do atual Hotel Fairmont Monte Carlo. Se já existe um gancho, porque não dois?

Os custos de fazer o que seria necessário não seriam grandes, pois é mais destruir do que construir e o problema da F1 seria resolvido. Nos últimos 20 anos no Mónaco, quem partiu à frente venceu 14 vezes.

Queremos tentar fazer alguma coisa ou como disse Max Verstappen: “para a próxima trago a almofada…”

Exatamente o mesmo que muitos de nós a ver a corrida…

No final, a decisão de manter ou não o GP do Mónaco no calendário da F1 dependerá de um equilíbrio entre a tradição e a necessidade de corridas mais emocionantes e competitivas. Mas é claro que algo precisa ser feito para tornar as corridas no Mónaco menos de uma ‘procissão’…

FOTO Phillipe Nanchino/MPSA

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mullerwj
mullerwj
6 meses atrás

Esta situação complicou depois que os carros aumentaram de tamanho. Hj parece uma corrida de camião, pelo tamanho dos carros.

Pity
Pity
Reply to  mullerwj
6 meses atrás

Sempre foi difícil ultrapassar no Mónaco. Lembro-me de, em 92, Mansell, de pneus novos, não conseguir passar Senna de pneus velhos, e de, em 2001, Coulthard ficar 41 voltas atrás do Bernoldi. (McLaren x Arrows) E os carros eram mais pequenos.

Pity
Pity
6 meses atrás

Não vejo como o traçado possa ser alterado, mas tenho uma ideia que poderá originar corridas mais imprevisíveis, embora de forma artificial.
Já se falou em duas paragens obrigatórias, utilizando os três compostos de pneus, mas eu vou ainda mais longe: a decisão sobre que pneus usar na largada não seria das equipas, mas fruto de um sorteio, que poderia ser só para a largada ou para os três turnos. Muito artificial? Sim! Mas o Mónaco é todo ele uma exepção. Seria a loucura total.

Leandro Marques
Reply to  Pity
6 meses atrás

De si não esperava isso. Espero que não sigam com esses artifícios, para mim já basta (e sobram) os atuais. Explorem uma mudança no traçado – não vai ser fácil – mantendo a sua identidade mas beneficiando a mesma. A sugestão do artigo já a tinha lido noutro lado e não me parece mal pensada. Não sei se melhoraria muito mais e começariam ultrapassagens em catadupa mas penso que poderia ser interessante até pelo túnel logo a seguir. Algo tem de ser feito no traçado, nos carros é um ponto sem retorno devido aos normativos de segurança. Mas mantenham Mónaco… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
6 meses atrás

Sim, exagerei um bocadinho…
O que aconteceu no domingo foi uma excepção até para os padrões do Mónaco, foi uma matreirice das equipas. Bandeiras vermelhas já tinham acontecido, mas nunca na primeira volta. Concordo com a ideia da mudança de pneus em bandeira vermelha não contar como troca efectiva.

Scb
Scb
Reply to  Pity
6 meses atrás

Sorteios? Não esperava isto vindo de um verdadeiro adepto de Fórmula 1. Foi infectada por americanices?
2 pit stops e 3 compostos já parece mais interessante porque o Mónaco é qualificação e estratégia nas boxes.
Podiam era fazer uma qualificação diferente só para o Mónaco um bocado ao estilo Fórmula E, com eliminatórias para decidir lugares de topo.
Isso permitia aumentar o espetáculo ao sábado e aproveitar o que o Mónaco tem de melhor: as voltas de qualificação no limite.

Pity
Pity
Reply to  Scb
6 meses atrás

O meu lema foi “se é para a desgraça, é para a desgraça” 🙂 E não, não fui infectada por americanices. Se um dia isso acontecer, é hora de me internarem.
Essa ideia da qualificação também seria uma boa solução.

2020
2020
Reply to  Pity
6 meses atrás

Já agora pneus de chuva com piso seco … Obrigatório metade do gp…
Tudo ridículo… Quer dizer sempre foi assim, para não falar de nomes do passado que tiveram “n” vitórias á conta disso e agora querem alterar

Pity
Pity
Reply to  2020
6 meses atrás

Também não é preciso exagerar mais do que eu exagerei 🙂
Mas sim , (quase) sempre foi assim, o que não quer dizer que não se tente fazer alguma coisa para melhorar, embora não acredite que se possa melhorar muito.
As queixas, este ano, foram mais fortes porque, como disse noutra resposta, andaram todos a pastar, porque aproveitaram a bandeira vermelha. Sem a bandeira vermelha na primeira volta, teríamos tido uma corrida normal para os padrões do Mónaco.
Apesar de tudo, mesmo sendo uma procissão, adoro o GP do Mónaco.

#99
#99
6 meses atrás

Quando os pilotos decidem andar abaixo das possibilidades, muito abaixo, só existe uma solução: obriga -los a andar de acordo com as performances dos próprios monolugares. Um delta em forma de BoP já teria resolvido uma parte do problema a outra é um sorteio de tipo de pneus, dois já são obrigatórios, porque não três e sorteados?

2020
2020
Reply to  #99
6 meses atrás

Pois agora convém…

Scb
Scb
6 meses atrás

Era possível alterar o circuito e introduzir 2 rectas grandes sem alterações na cidade mas perdia se uma parte icónica do circuito: no casino virar à esquerda para Av. Grand Bretagne até encontrar avenida Lavrotto para depois ir ter a Portier. Mas iria se perder o icónico para ganhar um no início da av. Lavrotto mas ao qual se chegaria a altíssima velocidade, mesmo tendo escapatória. Impossível diria. E não gostaria de ver o traçado modificado. Isto é como Macau onde não se ultrapassa mesmo com as rectas, vale pela qualificação. Por mim Mónaco, Spa,Silverstone e Monza têm de fazer… Ler mais »

Leandro Marques
Reply to  Scb
6 meses atrás

Spa, Monza, Monaco e Suzuka para mim. E alguns que eu acho que deveriam ficar sempre, infelizmente, já saíram.

driver-on-track
driver-on-track
6 meses atrás

com tantas ideias originais e arrojadas , aqui comentadas por técnicos altamente conhecedores do Mónaco na vertente desportiva , bem como da vida mundana do Principado , certamente que a organização vai aproveitar as sugestões e os estudos muito bem elaborados com grande rigor aqui ditos…. o futuro da prova está assim garantido para muitos anos , graças a sapiência Tuga…

#99
#99
Reply to  driver-on-track
6 meses atrás

A sapiência tuga sugeriu EF e por acaso suponho, a FIA pensou no assunto, coincidências…

#99
#99
Reply to  driver-on-track
6 meses atrás

A sapiência tuga sugeriu EF e, por acaso suponho, a sapiência FIA também “pensou” no assunto, coincidências…

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
6 meses atrás

Na prova de Mônaco, Formula 1, os pilotos deveriam usar os carros da Formula 3, bem menores. Os “melhores” pilotos em carros iguais !!! Com reabastecimentos e trocas de pneus, qq tipo, à escolha de cada equipe.

Last edited 6 meses atrás by Breno Mascarenhas
Daniel Sousa
Daniel Sousa
6 meses atrás

Porque não aceitar que o Mónaco é uma procissão decidida na qualificação? Estou ok com isso. É tão bonito na mesma, mesmo que ninguém ultrapasse. E se chove um pouco a corrida torna-se logo o contrário do monótono. Podiam alterar a corrida para um mês antes por exemplo.
Talvez colocasse a questão dos pneus em cima da mesa. Cada um podia usar os que quisesse, o número de voltas que lhe apetecesse. Não ser permitido fazer mais que x voltas com cada pneu também pode ser uma boa solução.

Last edited 6 meses atrás by Daniel Sousa
2020
2020
Reply to  Daniel Sousa
6 meses atrás

O melhor é fazerem sorteio para os 10 primeiros… Sempre pode vencer um último qualquer

2020
2020
6 meses atrás

Primeiro, Finalmente e ainda bem que Leclerc venceu! Há Qt tempo existe o gp do Mónaco? Mudar traçado?… Não há ultrapassagens? Mónaco é Mónaco… igual para todos desde sempre e pergunto: Corrida “chata, sem ultrapassagens” (como sempre houve)… E quantas vezes mesmo no Mónaco, 4 carros ( diferentes dos do costume) duraram 73 voltas ( com duros) a um ritmo que mais ninguém os acompanhou e sem irem á box… Seria se calhar “espectacular” irem á volta 40 trocarem para médios, Russell e max aproximavam-se ou se calhar até passariam para a frente e um deles ganharia a prova (… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  2020
6 meses atrás

Não lhe tiro a razão, mas esqueceu-se de um pequeno pormenor: andaram todos a pastar, quer os que tinham pneus duros, quer os que tinham pneus médios.

2020
2020
Reply to  Pity
6 meses atrás

Arriscassem os de médios e então?… E isso tira desinteresse?… Ou mesmo com a muenga já se sabia o destino de todos?!… Quem tinha de arriscar seria quem vinha “atrasado”…
Ninguem arriscou e agora “todos dizem” que o Mónaco tem de ser alterado…
Minha nossa Senhora,!

ped-ascensaogmail-com
ped-ascensaogmail-com
6 meses atrás

Porque não usar no Mónaco um sistema tipo Rally Cross em que existe uma “long lap” (acho que não deve ser difícil arranjar uma zona de 400 mts ou 500 mts extra) e, no caso da Formula 1 (diferente do que acontace no Rally Cross), todos os pilotos eram obrigados a fazer a “long lap” um X número de vezes durante toda a corrida?
Penso que obrigava os pilotos a andar sempre a fundo (não víamos pilotos a andar 4s mais lentos, como se viu este ano) e permitiria uma quantidade enorme de estratégias de corrida.

Patucho10
Patucho10
6 meses atrás

Na minha opinião é muito simples ou fazem obras nas ruas do Monaco em que o GP tenha uma zona real de ultrapassagem, ou acabar com a corrida.
Sempre tiveram privilégios em relação aos outros países. Todos os GPs fazem melhoramentos para melhorar o espectáculo só este é que não faz nada para melhorar as corridas.

Pity
Pity
Reply to  Patucho10
6 meses atrás

Pois… iam deitar prédios abaixo…

2020
2020
Reply to  Pity
6 meses atrás

Sugiro uma OVAL por cima dos prédios…o problema maior é que a malta ja nao via de cima para baixo mas de baixo para cima…
Minha nossa! ,

Last edited 6 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
6 meses atrás

LoooooooooooooooooooooL

2020
2020
Reply to  Patucho10
6 meses atrás

Melhor ainda para ficarem todos satisfeitos (os pro-ultrapassagens)…
Uma OVAL…
Tá tudo maluco
Se formos a contar os circuitos com várias zonas de ultrapassagem, ia tudo á viola!… Ou quase tudo.

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