24 Horas de Nurburgring: Alta tensão na corrida de superlativos
De hoje a domingo, 2 de junho, uma das maiores corridas do mundo transformará Nürburgring num festival de desportos motorizados de classe própria. Nas 24h Nürburgring deste ano, um número recorde de participantes competirá na pista de corridas mais longa do mundo, também perante das maiores multidões do calendário do desporto automóvel alemão.
130 carros participarão na 52ª edição da corrida de resistência XXL, incluindo mais de duas dúzias de GT3, que provavelmente decidirão a vitória à geral entre si. Oito marcas lutarão entre si neste grupo extremamente forte – para além dos fabricantes premium alemães Audi, BMW, Mercedes-AMG e Porsche, participarão também a Lamborghini, a Aston Martin e um SCG 004c da equipa Glickenhaus.
A não esquecer: o Ferrari 296 GT3 dos atuais ‘campeões’ da Frikadelli Racing, que alinhará com o número de partida #1 após o sucesso do ano passado.
As equipas Porsche chegam às 24h de Nürburgring como favoritas, uma vez que provaram estar extremamente bem classificadas no início da época. Em ambas as rondas da NLS (Nürburgring Nordschleife Series), que é organizada de acordo com os mesmos regulamentos técnicos, bem como nas duas corridas de qualificação para as 24h, um 911 esteve no topo do pódio.
Os dois carros da Falken Motorsports são os líderes da classe, com um total de três vitórias. A quarta foi conquistada pelo 911 da Manthey EMA, apelidado de “Grello” devido ao seu esquema de cores marcante. A equipa mais bem sucedida da história das 24 horas, com sete vitórias à geral, garantiu mais uma vez o distintivo número de partida #911 para o seu Porsche 911 GT3 R de última geração, que a Falken e três outras equipas Porsche GT3 também utilizam: Dinamic, Renauer u. Renauer e um 911 Pro-Am da Lionspeed GP também estarão na grelha. Com seis entradas, a equipa baseada em Zuffenhausen é a marca de GT3 com mais participantes nas 24h deste ano, a par da Mercedes-AMG.
O vencedor do ano passado, Frikadelli, volta a confiar na Ferrari
A Frikadelli Racing, uma equipa com um número particularmente elevado de fãs em Nordschleife, venceu no ano passado. A equipa liderada por Klaus “Frikadelli” Abbelen foi muito aplaudida, especialmente porque os heróis locais, sediados não muito longe do Ring, também alcançaram a primeira vitória da Ferrari nos 51 anos de história das 24 Horas de Nürburgring.
Este ano, os atuais campeões mantêm-se fiéis à marca italiana, com a qual estabeleceram um recorde histórico de distância em 2023. Completaram 162 voltas (4085,90 km) na pista de corrida mais longa do mundo, com 25,378 km. O vencedor do ano passado, Felipe Fernandez Laser (Leipzig), vai defender o seu título com três novos colegas, uma vez que partilha o Ferrari 296 GT3 com Daniel Keilwitz (Villingen), Luca Ludwig (Bornheim) e Nicolás Varrone (ARG).
Mercedes-AMG celebra no Ring: 130 anos de desporto automóvel com uma estrela
Tal como a Porsche, a Mercedes-AMG também está representada seis vezes na grelha de GT3.
Uma vitória seria certamente do agrado da marca sediada em Estugarda, que apoia as suas equipas de corrida de clientes de alto calibre com um grande contingente de pilotos da equipa de trabalho: Há 130 anos, veículos com motores Daimler venceram a primeira corrida de automóveis, que se realizou numa pista entre Paris e Rouen.
Um GetSpeed-Mercedes-AMG GT3 com o número de partida #130 é, portanto, uma das pontas de lança dos “pilotos estrela”. Uma boa escolha, uma vez que a equipa esteve a uma curta distância dos eventuais vencedores até à fase final do ano passado e acabou por ficar em terceiro e quarto lugar na corrida.
A HRT deverá ser a segunda equipa de topo de Estugarda no programa. A equipa liderada pelo antigo piloto do DTM Hubert Haupt mostrou o seu potencial nas duas primeiras corridas da NLS deste ano, quando conquistou a pole position. A Schnitzelalm Racing também irá colocar em campo outro Mercedes-AMG GT3.
Pequenos mas poderosos: os alinhamentos da Audi e da BMW
A Audi e a BMW estão representadas nas 24 Horas de Nürburgring com três GT3 cada. Os pontas de lança dos BMW M4 GT3 serão provavelmente os dois carros da Rowe Racing: Os vencedores das 24 Horas de 2020 estiveram perto de garantir uma segunda vitória na geral no ano passado, como segundos classificados, e estarão a arder de ambição para alcançar o feito este ano.
A equipa RMG também vai colocar em campo um terceiro BMW GT3.
No campo da Audi, a última vitória na geral das 24 horas remonta a 2019: foi o sexto triunfo da Phoenix Racing, que poderá igualar Manthey (7) com outra vitória na geral.
A equipa conta com dois dos seus Audi R8 LMS GT3 testados e comprovados sob a bandeira Scherer PHX, numa nova tentativa de atacar o topo das estatísticas. Já garantiram a pole position na primeira ronda das 24h de qualificação – talvez um bom presságio?
A equipa Audi é complementada por um carro da equipa Juta-Racing, que conta com um alinhamento de pilotos Pro-Am.
Isto também se aplica à maioria dos Aston Martin inscritos. Para além de um Vantage AMR GT3 da PROsport Racing, três carros da Walkenhorst estão na corrida – incluindo o único Aston “Pro”.
Muito mais do que apenas salpicos de cor
Os carros supostamente exóticos no plantel dos GT3 são verdadeiros atrativos: estes incluem certamente os dois Lamborghini da Abt (Pro) e da Konrad Motorsport (Pro-Am). O Abt-Lambo, em particular, mostrou uma forte forma nas primeiras corridas da época.
A equipa chegou mesmo a estar no caminho da vitória na primeira corrida da NLS, mas perdeu o triunfo para Manthey num final extremamente renhido. A Glickenhaus Racing também tem um lugar firme no coração de muitos fãs: a equipa liderada pelo americano James Glickenhaus regressará do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) em 2024 e colocará no Ring um belo SCG 004c do fabricante de carros desportivos.
As ‘corridas dentro da corrida’ prometem emoção extra
No entanto, o atrativo das 24h de Nürburgring não se deve apenas à emocionante batalha pela vitória à geral. Pelo contrário, o carácter do clássico de resistência é caracterizado pela “corrida multiclasse”, na qual os carros GT3 também entram em pista com alguns rivais muito mais fracos: 23 classes diferentes estão representadas este ano, garantindo um espetro gigantesco de desportos motorizados, desde os carros de produção VLN de tração dianteira até aos GT3 e especiais das 24h.
Em nenhum outro lugar do automobilismo internacional estão envolvidas tantas classes – e tantos concorrentes -: mais de 450 pilotos de 36 países estão na lista provisória de inscritos. E há muita música na batalha das classes. A classe Cup2, por exemplo, na qual competem os Porsche 911 GT3 Cup do Porsche Endurance Trophy Nürburgring (PETN), conta com uma forte equipa. Também aqui estão inscritos 14 carros, tal como na categoria GT4. A classe mais forte dos carros de produção do VLN é a VT2 com tração traseira, com dez participantes.
A partir de hoje, quinta-feira, tudo se resume às posições na grelha…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI